10 referências e eastereggs em Stranger Things

Stranger Things é a maior salada de referências dos últimos tempos! Separamos 10 referências que você talvez tenha deixado passar nessa listinha. Simbora?

Stephen King, sim

A emblemática fonte da abertura de Stranger Things pode ter te lembrado alguma coisa… É que ela é praticamente a mesma do livro Needfull Things (1993) – traduzido como Trocas Macabras pra gente.

 

Plus Stephen King

Há quem diga que nossa querida Eleven é uma mistura de Carrie (Carrie, 1976) e Pita (Chamas da Vingança, 1984), duas personagens de Stephen King. Carrie claramente pelas habilidades chamadas de telecinéticas e Pita pela trajetória de fuga de um instituto científico louco que tenta fazer testes com seus dons.

 

Alien

Se você é fã de Alien (1979) certamente conseguiu identificar o Demogorgon e suas semelhanças com a criatura de Alien, além dele usar humanos como incubadores, bem parecido com os face-huggers.

 

Alien sim, @

Um cara chamado O’Bannon encontra o corpo de Will. Nome aleatório? Nananinanão, Dan O’Bannon é simplesmente o gênio por trás do roteiro original de Alien.

 

E.T.

Sem dúvidas E.T. (1982) é a maior referência de Stranger Things, desde o primeiro episódio com Dungeons & Dragons, o encontro de Mike e Eleven, o disfarce de peruca e roupas idênticas de Eleven e do etezinho. Sem falar na clássicas bicicletas andando à noite e dos cientistas em roupas estranhas. Se os irmãos Duffer são fãs de Steven Spielberg?

 

Plus Spielberg

Essa referência vem do filme Jaws, nosso velho conhecido: Tubarão (1975). O Demogorgon assim como o bichão é atraído por sangue. Uma cena que tem uma bela referência é Barb na piscina deixando uma gota de sangue cair na água.

 

Minority Report

Quando vemos Eleven no tanque lembramos de Minority Report (2002), sim mais um do Spielberg. É que uma galera nesse filme era mantida em um local muito parecido com o de Stranger Things.

 

Stand by Me

Os Duffer pediram para as crianças lerem o roteiro de Stand by Me (1986) – Conta Comigo em português – em seus testes. A semelhança na trama de tragédias e união entre as histórias resultou na queridíssima cena dos trilhos do trem, claramente uma homenagem.

 

Body Double

O filme Body Double (1984), pra nós brazilians, Dublê de Corpo, inspirou a cena em que Jhonatan observa Nancy trocar de roupa. Na obra original essa testemunha acaba vendo um assassinato, interessante não?

 

Under the Skin

Quando vemos Eleven mergulhar no tanque e entrar naquele mundo negro e sombrio, o mundo é parecidíssimo com o de Under the Skin, traduzido como Sob a Pele (2013). Quando vemos Eleven refletida no chão encharcado, lembramos da personagem de Scarlett Johansson no mesmo cenário, claro que em uma história completamente diferente.

 

Ó, tem dezenas de referências bacanas que não listamos. Você pescou mais uma alguma? Manda pra gente! E essa foi só a primeira temporada, heim?

Ah e se liga nos nossos produtos de Stranger Things por aqui, também cheios de referências!