Loja

4x Alain Johannes


• 1 min de leitura
4x Alain Johannes

Você PRECISA conhecer o som desse cara!

Dono de um currículo invejável, o músico, empresário, compositor AND produtor norte-americano, Alain Johannes é responsável pelo sucesso de grupos e artistas como Queens of The Stone Age, Pearl Jam, Chris Cornell, Mark Lannegan, Eleven, Jimmy Eat World, Them Crooked Vultures, Brody Dalle, entre outros.

Na estrada há mais de 30 anos, o cara é garantia de sucesso quando o assunto é composição. Seus arranjos são ricos em melodias dissonantes e vocalizações soturnas. Se ele é versátil? Imagina… Confira os vídeos abaixo (sim essas músicas são todas dele) e vai entender a essência do brilhantismo desta fera.

O primeiro mostra ele tocando Hangin’ Tree com o Sound City Players, projeto de jam sessions idealizado por Dave Grohl. Essa música faz parte do album Songs for the Deaf do Queens of the Stone Age e inclusive sua colaboração com Josh Homme e cia já data de muito tempo. Desde o projeto Desert Sessions.

Outra colaboração que merece destaque é em Euphoria Morning, disco solo do vocalista do **Soundgarden**, Chris Cornell. Quase todas as músicas deste excelente album foram compostas por Alain Johannes.
Além dos inúmeros grupos que devem boa parte de seu sucesso ao talento de Alain, a carreira solo dele traz uma liberdade artística maior. Longe do mainstream e sem se preocupar com o fator pop, a maioria das canções possui mais de 5 minutos de duração. E ele coloca muita energia em cada nota musical. Prova disso é a bela **Endless Eyes**, faixa de abertura de seu último disco solo.
Na minha opinião, os melhores feitos de Johannes estão representados na banda em que passou a maior parte de sua carreira ao lado da esposa Natasha Shneider, o **Eleven**. Apesar de não ter alcançado muito sucesso, o grupo serviu de referência e laboratório para muitas outras bandas como **Faith No More**, **Red Hot Chili Peppers**, **Lenny Kravitz** e **Alice in Chains**.
Curtiu? Então conta pra gente sobre quais artistas você considera essenciais para a música!

Tags

música, vídeos