Loja

Checklist de benefícios da leitura: por que devo ler?


• 3 mins de leitura
Checklist de benefícios da leitura: por que devo ler?

Nem todo mundo ama ler, isso é verdade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a leitura, além de ser um hábito prazeroso, ainda traz inúmeros benefícios para sua saúde mental e equilíbrio emocional. Duvida? Eu, rainha das listinhas e tal, fiz mais uma \o/ Dessa vez um checklist com alguns benefícios da leitura pra você já começar hoje. Vem comigo!

Livros envelhecidos uns sobre os outros

Ajuda na memória

Sim senhorxs! Quando lemos, precisamos guardar muitas coisas ao mesmo tempo: personagens, cenários, arcos, relacionamentos, características, objetos importantes… Uma narrativa é um exercício de memória, quanto maior o livro e mais fatos narrados, mais você exercita sua cachola de lembranças. Sem falar em ler mais de um livro ao mesmo tempo e ter que lembrar que fato saiu da onde, aí é zerar o nível leitor mesmo.

Um livro aberto, uma xícara de chá e cobertores

Diminui o estresse

Aquele famoso grito de “tô de saco cheio” que a gente dá eventualmente, sabe? Mergulha no livro, fera! Eu te juro que vai ajudar. Quando você lê, sua vida fica no canto e você se vê inserido em outra realidade, vivendo o contexto que os personagens vivem e em contato com sentimentos alheios aos nossos. Sair da sua rotina nunca foi tão fácil, é só abrir um livro.

Óculos de grau, uma caneca de chá e um livro sob uma superfície de madeira. Velas ao fundo.

Melhora a análise crítica

Quanto mais você lê, mais seu universo de comparação se amplia. Ver fatos narrados sob diferente perspectivas e construir a sua própria, ler diferentes gêneros e ser capaz de comparar estilos. Compreender a profundidade de personagens, núcleos e passagens de tempo, e ainda ser capaz de avaliar tudo isso. Comece pelos livros e logo, logo você já melhorar sua capacidade de argumentação!

Uma garota no ar junto a folhas de papel, em um cenário de biblioteca

Estimula a criatividade

Diferentes de séries e filmes (que também são incríveis <3), os livros não nos entregam as imagens prontas, precisamos construir em nossa própria mente figuras que representam o que lemos. A gente sabe quando o “John” da nossa cabeça é diferente do ator que escolheram, por exemplo. Eu tenho meu John e cada pessoa que ler aqui tem o seu. Tem também cenários, gostos e cheiros que projetamos quando lemos e aquela realidade é totalmente nossa. Não é atoa que quando lemos muito temos desperta aquela vontade de escrever, criar ou mesmo desenhar o que imaginamos nas páginas.

Uma caneca de café, um sketchbook e uma caneta

Expande o vocabulário

Essa é quase óbvia, minha gente. Quando a gente lê bastante, tende a conhecer termos, palavras e construções que essa nossa vida online não proporciona, a gente escreve melhor. Vale mais uma vez recomendar o passeio por diversos gêneros, escritos em diversas épocas e conhecer do vosmecê ao vc. Sua produção de texto vai ser sucesso!

E tem muitos outrosbenefícios da leitura que não estão aqui! E claro, que além de fazer bem em diversos sentidos, ler também é uma das formas de entretenimento mais baratas e que pode ser feita em praticamente todos os lugares. Se entregue a hábito de leitura e sinta as mudanças 😉

Pra quem já se liga, temos um categoria recheada de Camisetas de Literatura, vem!


Tags

benefícios da leitura, literatura