Loja

A importância dos cabelos de personagens famosos de filmes e séries!


• 8 mins de leitura
A importância dos cabelos de personagens famosos de filmes e séries!

Chegou a hora de falar de cabelos de personagens famosos de filmes e séries!

Várias características compõem uma trama diegética. O texto narrativo, a iluminação, os enquadramentos, as movimentações e a composição dos personagens.

Para montar todo esse imaginário que perdura uma produção audiovisual, a direção de arte se encarrega de localizar os atores no universo dos personagens atrás de suas aparências.

É bom compreender que no cinema tudo é discurso! Um personagem que começa de cabelos longos, que diminuem no decorrer da trama, passa com isso uma mensagem. Uma franja caída de lado, um determinado estilo de roupas… Tudo isso manda informações que ajudam a compreender melhor o que se passa na vida e no momento dos personagens.

Sabendo disso, separei uma lista de cabelos de personagens famosos de filmes e séries, pra gente se familiarizar com as sutilezas cinematográficas. Podemos perceber, com isso, o que rola por trás de um “loiro sedutor” ou de um “repicado revolta”.

Sigam comigo por essa viagem capilar e vamo que vamo.

Cabelos de personagens famosos

cabelos de personagens famosos o pecado mora ao lado

The Girl – O Pecado Mora ao Lado

Marilyn Monroe vive uma modelo que tira as noites de sono de seu vizinho, Richard Sherman.

Para personificar essa deusa do apê ao lado, uma loira com maquiagem forte, cabelos curtos e transgressores. A personagem foi inúmeras vezes copiada, com seu cabelo que muitas vezes foi a definição de mulher “libertinosa”. Inclusive, vale lembrar que a atriz puxou o bonde do poder sobre o próprio corpo.

A gente passaria dias comentando sobre o estigma da mulher loira ainda existente, mas, por agora, o importante é sacar que para a personagem, quase criada pelo imaginário de Richard Sherman, não poderia existir outro cabelo. Marilyn vai ser sempre a rainha dos cabelos de personagens famosos.
**


**cabelos de personagens famosos juventude transviada

Jim Stark – Juventude Transviada**


“**Juventude Transviada” é um dos clássicos dos anos 60, que tem como pano de fundo a dificuldade que a conjuntura social da época tinha para organizar atividades voltadas para a nova divisão social, a juventude/adolescência. Sem ofertas para o tempo livre que eles poderiam desfrutar, o potencial combativo e questionamentos comuns da idade eram direcionados à subversão da ordem.

Para dar cara a essa juventude, nasce
Jim Stark
, com sua camiseta branca dobrada e seu topete alto, que fugia do corte de cabelo comum da época. O personagem quebra com o idealizado homem militar, e mostra uma cara que “transforma” a roupa básica que usa. Dobrava a barra da calça, a manga da blusa, usava vermelho e tinha um cabelo, que ó…

cabelos de personagens famosos o bebe de rosemary

Rosemary Woodhouse – O Bebê de Rosemary

Após a febre Twiggy, os visuais “embonecados” das sensíveis e esqueléticas mulheres dos anos 60, tinham como tendências modernas os domados e baixos cabelos “Pixie”.

Rosemary, essa coitada que passa por maus bocados, inicia com os cabelos**Ombré. Depois dos acontecimentos tenebrosos do filme, o visual serve para não nos esquecermos da “vulnerabilidade” dessa moça, que luta com todos pelo seu bebê.

cabelos personagens famosos as panteras

Jill Munroe – **** As Panteras

Numa época em que as famosas bocas de sino acompanhavam o visual dos homens, “As Panteras” mexeu com a TV, que antes só falava dos espiões e heróis do gênero masculino.

Com seus cabelos revoltosos, soltos e cheios, a personagem puxou a tendência de um visual novo para as mulheres, nada parecido com o das “embonecadas” dos anos 60. E não podia ficar de fora da nossa lista de cabelos de personagens famosos.

**

cabelos de personagens famosos clube dos cinco

Claire Standish – O Clube dos Cinco

Em “O Clube dos Cinco”, o visual de Claire foi muito importante para montar a personagem. Quiseram fugir do estereótipo de garota mimada, mas deixando  claro que a personagem tinha boas condições.

Deram a Claire um corte de cabelo super moderno, com uma coloração super fechada, que mostrava o quão culta e sofisticada a personagem era.

De tão moderno, o visual virou referência entre as meninas dos anos 80.

cabelos de personagens famosos dirty dancig

**Baby –  Ritmo Quente


“Ninguém deixa a Baby de canto.*”*****


**A Baby, do filme, já inicia com um cabelo super cheio e rebelde, se destacando das outras garotas. O que já mostra que a protagonista de “Dirty Dancing” tem outros sonhos, e está destacada do ambiente.

Não por menos, as coisas acabaram como acabaram (NO SPOILER), e esse cabelo se tornou referência para muitas mulheres, tornando os cabelos cacheados objeto de desejo para as que almejavam ser mais sensuais.

cabelos e penteados de personagens famosos uma linda mulher

Vivian Ward – Uma Linda Mulher

A personagem tinha cabelos ruivos, cacheados em camadas, além de terem bastante volume nos fios.

Durante os programas, a personagem usava uma peruca loira e curta
(lembram do lance das loiras?)
, porém, durante o encontro com o homem que seria seu par romântico, ela mostrava seus cabelos naturais, ondulados, livres e vermelhos.

Esse estilo já dizia bem sobre a personalidade forte e decidida de Vivian Ward.

**
cabelos de personagens famosos cidade dos anjos**

Maggie Rice – Cidade dos Anjos

O cabelo de Maggie Rice em “Cidade dos Anjos”, com seus cachinhos loiros e curtos, dava o ar angelical que essa personagem precisava, conectando-a imageticamente a todas as ações que iriam se desenrolar durante o filme.

O filme fez o maior sucesso, e o corte foi um dos mais pedidos nos anos 90.

cabelos de personagens famosos de volta para o futuro

Marty McFly –  De volta para o futuro

No meio dessa de cabelos de personagens famosos também tem meninos. O visual nerd**“pronto pra tudo” do Marty marcou época! Os casacos fofos são tendência até hoje, junto com os óculos na testa, e o jeans já famoso nos anos 90.

O cabelo seguiu essa tendência, oferecendo diversas possibilidades de looks. Franja pra frente, pra trás, e até entre os óculos, deixando o estilo do personagem contemporâneo em qualquer época que fosse usado.

Aproveita e confere ai nossos produtos do filme De volta para o futuro.

cabelos de personagens famosos rachel friends

Rachel – Friends

**The Rachel
, o corte de cabelo de uma personagem de séries mais solicitado do MUNDO!

Pra quem nunca leu curiosidades de Friends, saibam que esse corte surgiu de um erro. Uma amiga foi cortar o cabelo da atriz, Jennifer Aniston, e fez aquela besteira. No outro dia ela estava desesperada, na fila do cabeleireiro, que conseguiu arrumar e fazer essa lindeza.

O visual exuberante foi a cereja do bolo pra personagem, uma socialite que abandonou o casamento e ficou pobre, tadinha.
Mas é aquele ditado, a gente passa perrengue, mas passa linda, né? Além de lindo, esse cabelo tinha a cara da Rachel.

Aproveita e confere aqui os produtos da série friends

cabelos de personagens famosos amelie poulain

**Amélie Poulain – O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
**
O estilo
vintage
da personagem incluía casaquinhos e vestidinhos estampados, que ilustravam a inocência da personagem, saída do subúrbio parisiense para trabalhar no
“Café des Deux Moulin”
, como garçonete.

O corte tem como propósito passar uma imagem forte e determinada, que vai de encontro à personalidade impactante das personagens que exibiram o corte nas telonas.

Aproveita e confere aqui os produtos Amelie Poulain que temos na Chico.

**cabelos de personagens famosos crepusculo
Edward Cullen e Isabella Swan – Crepúsculo
**
Edward tem um visual mais despojado, tênis e botas vintage. O estilo é super inspirado na Era Eduardiana, principalmente nos Teddy Boys, grupos jovens e rebeldes da época. Seu cabelo segue esse recorte temporal da moda, com topetes penteados para trás e escuros, que emolduram o rosto.

Bella, por não ser vampira, tem um figurino com cores mais quentes e um visual mais atual, sem grandes “estilosismos” vintage. Pra dar o teor “desinteressante” e deslocado que a personagem tem, ela segue com um figurino comum e despretensioso. Seu cabelo segue esse estilo, com fios retos e mechas avermelhadas e mesmo sendo um filme recente e blockbuster, figura com merecimento nas listas de cabelos de personagens famosos.

Não preciso nem dizer que esse casal foi um sucesso, né?
cabelos de personagens famosos game of thrones
Daenerys Targaryen – Game Of Thrones

Com os cabelos platinados da família Targaryen, a personagem Daenerys começa com os cabelos soltos e “descuidados”, para dar uma situada inicial na conjuntura (quem já viu, sabe do que eu tô falando).

Com o tempo vem a experiência, os reinos conquistados, e o cabelos novos. Daenerys pega um pouco de cada cultura para si, e isso é visível em seu visual marcante e inconfundível.**


**Aproveita e confere aqui os produtos Game of Thrones que temos na Chico.

cabelos de personagens famosos michone

Michonne – The Walking Dead**


**Com o look de uma guerreira inconfundível, Michonne chegou chegando no TWD, arrasando com seus dreads e estilo.

É visível a precariedade da moda no universo TWD, mas também, deve ser difícil manter o estilo com um zumbi prestes a te morder, né?

Para dar o visual de guerreira que ela merece, os dreads com toques tribais e longos. A personagem também mostra seu mix cultural tendo como arma uma Katana japonesa.

Aproveita e confere aqui os produtos da série game of thrones que tem na Chico

cabelos de personagens famosos gossip girl

Blair Waldorf – **** Gossip Girl**
**
Quem nunca conheceu alguém que é amante dessa série e tentou o penteado da faixinha na cabeça?


A série fala sobre jovens estudantes das escolas de elite do Upper East Side, de Manhattan, Nova York (pois é, uma série cheia de it girls por metro quadrado). Entre elas, a maravilhosa Blair Waldorf, com seu cabelo moderno e castanho, para se diferenciar da sua “antagonista”, loira.

Blair tem uma enorme quantidade de adoradores, e a aparência é uma das suas preocupações mais constantes. Nenhum fiozinho fora do lugar.

cabelos de personagens famosos stranger things

Eleven – Stranger Things

Essa personagem lindinha e apaixonada por waffles, faz parte de uma grande pesquisa antiga e invasiva. Eleven é quase um “rato de laboratório”, que tem seus poderes psíquicos testados por um cientista que se auto intitula por “Papa”.

E pra essa menina adquirir essa “estranheza”, colocaram nela um visual carequinha, que situa e ajuda a contar a história desse personagem que todo mundo ama.

Aproveita e confere aqui os produtos Stranger Things que tem na Chico.

Finalizando nossa listchênha!** Queria convidar vocês a dar uma olhada nos produtos de cinema e séries que temos na Chico Rei.

Temos uma monte de novidades, principalmente pra você que curtiu o conteúdo dos cabelos de personagens famosos.

Comenta ai oque curtiu, qual seu cabelo e personagens favoritos, dê ideias para novos posts e vamos simbora.


Tags

cabelos, personagens do cinema