5 motivos para Chrono Trigger ser considerado o melhor jogo do Super Nintendo

Chrono Trigger  é um jogo de RPG eletrônico desenvolvido pela Square Co. O lançamento para console super Nintendo foi em março de 1995 no Japão.

Voltemos ao ano de 1995. Além da criação do Yahoo, do lançamento de Se7en, do fim dos Trapalhões e da separação do Guns N’ Roses, outro evento marcante aconteceu: no dia 11 de março era lançado Chrono Trigger no Japão.

O jogo apresentava várias inovações na jogabilidade de RPGs clássicos: o jogador controlando o protagonista e seus companheiros; a navegação através de um mapa aéreo de visão do mundo;  áreas retratadas em mapas mais realistas e muito mais!

Chrono Trigger revolucionou os jogos de RPG e entrou pra história. O jogo foi desenvolvido por uma equipe queapelidada de “The Dream Team”:

Hironobu Sakaguchi (produtor da série Final Fantasy),
Yuji Horii (diretor da série de jogos Dragon Quest),
Akira Toriyama (criador de mangás famosos, como Dragon Ball e Dr. Slump),
o produtor Kazuhiko Aoki[8] ,
e Nobuo Uematsu (músico de Final Fantasy).

O jogo foi todo pensado para revolucionar e nessa receita entram,  múltiplos fins, drama, maravilhosas batalhas e gráficos incríveis.
Chrono Trigger
1 – Enredo
Hoje já está meio batido, porém em 1995 um RPG usar de viagem no tempo como foco para o enredo foi um grande acontecimento, pensar que esse jogo foi feito a 20 anos atrás com a limitação técnica dos Super Nintendo é algo muito improvável de ter sido feito.

Crono, Marle, lucca, Ayla, Frog e Robo.

2 – Personagens carismáticos
Você deve ter notado uma certa semelhança entre os personagens do jogo com os do famoso anime Dragon Ball, não é coincidencia, quem criou os personagens para o jogo foi nada mais nada menos que Akira Toriyama, criador do Goku e companhia.

Viagem no tempo.

3 – Trilha sonora
Também com um nome pesado para a criação das músicas, quem foram os responsáveis foram os mesmos criadores das trilhas de Final Fantasy, que foi tanto sucesso que em 1995 foi lançada em uma coletânea com 3 CDs.

Chrono Trigger

4 – Gráficos
Personagens de Akira Toriyama não seriam nada muito bonitos em um jogo de 1995, porém o trabalho foi impecável, além de conseguir transmitir todas as emoções possíveis aos personagens o jogo ainda envelheceu muito bem, poucos jogos se mantém atuais graficamente e em jogabilidade.

Epoch

5 – 14 Finais diferentes
Todos lembram como eram caros os jogos para Super Nintendo, então um jogo longo e com uma a possibilidade de encontrar vários finais diferentes o tornava ainda mais atrativo. Entre os finais mais legais estavam (spoiler) fechar o jogo com o Crono morto, que trazia um final bem triste para falar a verdade (esse eu fiz por mera falta de entendimento de inglês) e outro era derrotar o Magus em um dado momento do jogo, que liberava o final com a cutscene do Frog voltando a ser humano (esse eu só ví meu irmão fazendo, sempre me arrependi de não conseguir).

Camiseta Chrono Trigger

Claro que existiram outros RPGs na época que foram tão bons quanto Chrono Trigger em mereciam ganhar uma camiseta em homenagem, tipo Breath of Fire ou Secret of Mana, mas hoje só quem ganhou camiseta da Chico Rei foi a turma da Epoch mesmo.