Loja

Cinco Livros Para Ler Neste Verão!


• 5 mins de leitura
Cinco Livros Para Ler Neste Verão!

livros para o verão

Você é daqueles que não dispensa uma boa leitura mesmo em dias de calor e está sempre em busca de novidades para sua estante?

Aqui vão algumas dicas para ler na praia, na piscina, na rede, no sofá… Bem, o local fica à sua escolha desde que a leitura seja boa e refresque (ou não) a sua mente! Selecionamos algumas novidades (e outras nem tão novas assim) para inspirar a estação mais quente do ano e começar 2015 com muita criatividade!

Paul McCartney

Esta biografia revela um dos períodos menos conhecidos e mais conturbados da vida do nosso ídolo Paul McCartney: a fase pós-Beatles. Com uma narrativa intimista, “Man on the Run” é um apanhado de uma série de entrevistas que o jornalista Tom Doyle realizou durante a primeira turnê de Macca com os Wings. O autor apresenta um retrato convincente do homem que passou a maior parte da década de 1970 fugindo da sombra da banda que o tornou famoso. Com o término dos Beatles, o músico se sente perdido e arruinando, e não tem forças sequer para sair do quarto. Parece mentira, mas aos 27 anos, um dos artistas mais famosos do mundo, está deprimido. A pergunta que lhe atormenta é se conseguirá reconstruir sua vida, aprendendo a conviver com a responsabilidade de ser um ex-Beatle.

Com declarações reveladoras, Paul comenta a dura decisão que o levou a processar os Beatles, a constante pressão para o retorno da banda e a forma como retomou a relação com John Lennon, além da dificuldade em, mais tarde, lidar com a morte trágica do amigo. O livro revela como a coragem, a determinação e o autoconhecimento de McCartney levaram-no a superar o passado, redescobrir seu talento e a seguir em frente, tornando-se um dos mais famosos e respeitados músicos da atualidade. “Man on the Run” é sobre recomeços.

Gregório Duvivier

Don’t repair the mess. The house is yours. I make question. Pardon anything. Go with god. Come back always”. Publicada em julho de 2014 na Folha de S. Paulo, a crônica que deu origem a este título rapidamente se tornou um viral nas interwebs, e chegou até a ser comentada num artigo do Washington Post.

Para quem não leu na época (clique aqui para ver a coluna completa) a crônica simula uma conversa imaginária de um brasileiro com um gringo visitando o Brasil durante a copa. Trata-se de uma amostra da verve humorística embebida de crítica ferina e muito afeto de Gregorio Duvivier, um dos autores mais múltiplos e promissores do Brasil na atualidade.

Reunindo o melhor de sua produção ficcional, “Put Some Farofa” traz textos e esquetes escritos para o jornal e roteiros não aproveitados no Porta dos Fundos, além de alguns outros materiais inéditos. No conjunto, o que espanta no autor é o frescor, a coragem, a visão transformadora e, sobretudo, a capacidade inesgotável de se renovar a cada semana, contando sempre com a inteligência e a sensibilidade do leitor. Vale cada página!

Nosferatu

Quem disse que o verão só precisa de leituras bucólicas? Este thriller sobrenatural vai te fazer borrar as calças. Sou suspeito para falar de Joe Hill. Como fã de livros de suspense/terror devo dizer que este autor está a caminho da maestria. Também pudera, ele é filho de ninguém menos que Stephen King. E apesar de o escritor não se esconder na sombra do pai, ele vem provando com muita sagacidade que a genética contribuiu de forma crucial em seu talento.

Seu mais recente livro, NOS4AT2 ou simplesmente Nosferatu, é tão arrepiante quanto os antecessores A Estrada da Noite, Horns e Fantasmas do Séc. XX. A peronagem protagonista Victoria McQueen tem um misterioso dom: por meio de uma ponte no bosque perto de sua casa, ela consegue chegar de bicicleta a qualquer lugar no mundo e encontrar coisas perdidas. Vic mantém segredo sobre essa sua estranha capacidade, pois sabe que ninguém acreditaria. Ela própria não entende muito bem. Já Charles Talent Manx também tem um dom especial. Seu Rolls-Royce lhe permite levar crianças para passear por vias ocultas que conduzem a um tenebroso parque de diversões – a Terra do Natal. A viagem pela autoestrada da perversa imaginação de Charlie transforma seus preciosos passageiros, deixando-os tão aterrorizantes quanto seu aparente benfeitor.

E é claro que chega então o dia em que Vic sai atrás de encrenca e… acaba encontrando Charlie. Mas isso faz muito tempo e Vic, a única criança que já conseguiu escapar, agora é uma adulta que tenta desesperadamente esquecer o que passou. Porém, Charlie Manx só vai descansar quando tiver conseguido se vingar. E ele está atrás de algo muito especial para Vic. E aí, curtiu? Isso tudo acontece nas primeiras 5 páginas… Depois disso você não vai mais conseguiu parar de ler.

Criatividade S.A.

Sabe qual a receita de sucesso para 2015 e todos os outros anos de sua vida? Pergunta pros caras da Pixar. Eles têm a resposta! 😉 Não é a toa que filmes como Toy Story, Monstros S.A. ou Procurando Nemo são adorados por multidões.

Em “Criatividade S.A.”, Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais importante e lucrativo estúdio de animação da atualidade. ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, em 1986. Dos encontros da equipe às sessões de brainstorm, o autor conta a história da empresa que revolucionou a indústria de animação cinematográfica e divide com o leitor sua experiência na gestão de uma das mais bem-sucedidas companhias de criação do mundo, mostrando como se constrói uma cultura da criatividade, num livro definitivo para quem busca inspiração para os próprios negócios.

Ed Catmull

As Luzes de Setembro

E como não podia faltar, para completar a lista do verão, um dos meus escritores favoritos: Carlos Ruiz Zafón. Este livro é o terceiro título de um mega relançamento da primeira trilogia escrita pelo autor espanhol que começa com ***O Príncipe da Névoa, ***seguido por O Palácio da Meia-Noite.

Durante o verão de 1937, a viúva Simone Sauvelle abandona Paris junto com os filhos, Irene e Dorian. Eles se mudam para uma cidadezinha no litoral da Normandia e Simone começa a trabalhar como governanta para Lazarus Jann, um fabricante de brinquedos que mora numa mórbida mansão chamada Cravenmoore. Todos estão animados com a nova vida quando acontecimentos macabros e estranhas aparições perturbam a harmonia da cidade.Juntos, Irene e o jovem pescador Ismael, desvendam o segredo de um misterioso diário, enfrentam o medo e investigam as estranhas luzes que brilham através da névoa em torno do farol de uma ilha. Em “As Luzes de Setembro”, aquele mágico verão na Baía Azul será para sempre a aventura mais emocionante de suas vidas, num labirinto de amor, luzes e sombras.

Pronto, agora é hora de começar a se deliciar com todas estas páginas. Aproveite o verão e boas leituras!


Tags

As Luzes de Setembro, beatles, carlos ruiz zafon, Criatividade S.A., dicas, Ed Catmull, Gregorio Duvivier, joe hill, john lennon, literatura, livros, NOS4AT2, Nosferatu, paul mccartney, piscina, Pixar, Porta dos Fundos, praia, resenha, Steve Jobs, Tom Doyle, verão