Como se fala Cthulhu? Tentamos desvendar o Trava-Línguas de H. P. Lovecraft

Cthulhu é uma entidade cósmica criada pelo escritor de terror H. P. Lovecraft. Com seu tamanho gigantesco, o bichão é sinônimo de horror e seu retorno desencadearia nada menos que o fim do mundo… Mas afinal de contas, como se fala Cthulhu?

Já vi gente falando “catúlu”, já ouvi outros ousando no c mudo com “ktulu” e também já vi quem falasse “tchu-lu”… No fim das contas, preferi chamar de “monstrão do Lovecraft” pra não correr riscos de fazer feio. Como quem tem Google vai a Roma, resolvi pesquisa de fato como se fala Cthulhu. Conhecimento bom é conhecimento compartilhado, então lá vai a explicação 😉

Como Se Fala Cthulhu

Pois bem, o próprio H.P. Lovecraft descreveu a pronúncio do nome do dito cujo em sua obra. Segundo o cara, o modo certo de falar é Khlûl′-hloo… Ou seja, não deu pra entender nada, né? Ainda segundo o autor, “a primeira sílaba pronunciada de forma gutural e muito grossa”. Tá, mas e aí? Segui em frente na missão de descobrir como se fala Cthulhu.

Há quem diga que o próprio Lovecraft indicou várias formas diferentes de se pronunciar o nome do ser demoníaco.  Isso sob a justificativa de que o jeito citado acima é o mais próximo que um aparelho vocal humano pode chegar de reproduzir as sílabas da forma que faria num idioma alienígena. Vale lembrar que Cthulhu é uma entidade cósmica.  Sobre isso, o escritor disse em carta a um amigo:

“O nome da entidade infernal foi inventado por seres cujos órgãos vocais não eram como os do homem, portanto, não tem relação com o equipamento de fala humana. As sílabas foram determinadas por um equipamento fisiológico completamente diferente do nosso, portanto nunca poderia ser proferido perfeitamente por gargantas humanas… O som real — o mais próximo dele que podem chegar os órgãos humanos de pronunciá-lo ou a caligrafia humana de reproduzi-lo — seria algo como Khlûl’-hloo, sendo a primeira sílaba muito gutural e viscosa.”

Camiseta Cthulhu Chico Rei

Afinal, como se fala Cthulhu?

Ainda ficou um pouco vago, eu sei. Seria algo próximo de “cluh-luh” ou “clutâlu”, colocando a língua no céu da boca. Mas imagino que você não queira sair por aí falando igual um cantor de heavy metal, então busquei referências nos ensinamentos da cultura pop. Em South Park, a pronúncia é “ktiulu”. Já o Metallica se saiu bem: a música The Call of Cthulhu é instrumental.

No fim das contas, cheguei à conclusão que não tem um jeito certo como se fala Cthulhu. Desde que você se faça entender, vale encontrar o jeito que mais lhe convém. A partir de agora, eu fico com “ktiulu” mesmo. E você, sabe o jeito certo de falar o nome desse bichão? 🙂

Na Chico Rei você encontra várias camisetas de terror, camisetas de literatura, camiseta Lovecraft e muito mais! Acesse aqui!

  • Guilherme Bruno

    CUTIULÚ e foda-se.