Dicas de conservação de livros

Aos acumuladores e aos leitores de plantão, esse aqui é um post pra vocês. Se sua estante anda lotada de livros, se muitos deles já foram lidos (mas estão sendo comidos pelas traças) e se você enxerga mais páginas amarelas do que brancas… calma!

A gente sabe que nāo tem nada mais prazeroso do que ler um livro e estar em contato com ele, essa história de ler pelo computador ou pela tela do celular até se torna a salvação quando é a nossa única opção de leitura, mas nunca irá substituir a relação que um livro físico constrói com o leitor.

Parte de toda essa magia dos livros está na sua formataçāo: na capa, na escolha das fontes utilizadas, nas imagens e até mesmo na gramatura do papel. Em posse desse amontoado de folhas o leitor se vê guardião daquelas palavras e daquele objeto que vira um companheiro para todas as horas.

Como bons guardiões desejamos ver nosso livros inteiros no final das jornadas que nos propormos a fazer com eles, e para que isso aconteça existem algumas dicas que facilitam a nossa vida e garantem uma vida útil maior aos nossos exemplares.

  1. 1. Use e abuse

O livro deve ser constantemente manuseado. O simples fato de virar as páginas do seu livro faz com que haja uma oxigenação do material, evitando que as folhas se ressequem e fiquem quebradiças, assim sempre que tiver um tempo é válido fazer com que a obra respire.

      2. Fluxo de ar

Deixe sempre um espaço entre estante e parede, e entre os próprios livros na estante, já que a parede transmite umidade aos livros trazendo fungos.

     3. Posicionamento

A posição considera ideal para um livro é a vertical. Mas se não tem como você mante-los guardados nessa posição coloque-os horizontalmente (em forma de pirâmide) do maior para o menor (evite sobrepor mais de 3 volumes).

    4. Pé na estrada

Se você lê quando enfrenta filas ou em transportes públicos tente levar o livro numa “bag” própria para que não surjam orelhas, manchas de maquiagem, de canetas nas suas folhas ou de qualquer coisa comestível que esteja na sua bolsa.

         5. Jeitinho

Para que as folhas não se soltem, nunca tire o livro da estante pela parte superior. Puxe-o pelo meio da lombada.

6. Marcas

Não use clipes como marcadores de páginas, a longo prazo o metal se oxida, manchando e estragando o papel.

         7. Divirta-se

Essas dicas nos ajudam na conservação dos livros para que eles ainda estejam bacanudos e em bom estado depois de anos de uso, mas a gente não deve nunca se esquecer de se divertir com a experiência de uma boa leitura.

Para os apaixonados por livros, assim como nós, temos uma biblioteca de estampas literárias esperando para serem exploradas.

Comentários (0) Tags: No tags