Loja

Dicionário Feminista - Gaslight, sororidade? O que é isso?


• 3 mins de leitura
Dicionário Feminista - Gaslight, sororidade? O que é isso?

E nessa semana do dia da mulher, estamos criando um “Dicionário Feminista”. É quase certo que em alguma discussão feminista vocês já tenham se deparado com algum termo que não faziam ideia do significado.

Isso se dá muito porque os termos e expressões que são utilizados não vêm só dos meios informais, como a internet, mas de estudos de gênero e ressignificação de termos em ambiente acadêmico.

Acontece que muitos desses termos não são parte do nosso vocabulário comum, o que dificulta o entendimento de muitas mulheres. Essas discussões, mesmo visando à libertação de todas as mulheres, por muitas vezes se tornam elitizadas e excludentes.

A internet representou um avanço muito representativo para a popularização das ideias feministas, mas devemos lembrar que a comunicação deve ser popularizada, afinal, a intenção é que todas possam entender e participar do movimento.

Lembrando que não há erro nenhum no aumento das leituras e descobertas sobre o movimento, mas para que os objetivos sejam mais facilmente atingidos, devemos deixar a complexidade para as ideias, não para como as expressaremos.

Seguiremos apresentando termos comumente utilizados, mas não muito conhecidos pela maioria das mulheres.

Dicionário Feminista

Empoderamento

É o processo de quando a gente busca ferramentas pra se livrar das opressões que passamos na sociedade, sejam elas estéticas, familiares ou nos relacionamentos amorosos. Acontece quando entendemos os problemas e conseguimos nos fortalecer e lutar contra os papéis que nos são impostos. #poderdasmina

Friendzone

É quando a mulher só quer a amizade do rapaz e esse é aquele termo que ninguém vê nada demais mas a gente sabe que tem problema. Então a mulher tem que corresponder às expectativas do rapaz só por que ele quer algo a mais? Isso não existe, gente. O rapaz tem que ser legal por ser legal, não por esperar alguma coisa em troca.

Gaslighting*
**
Esse é triste, mas acontece muito. Qual mulher nunca se questionou após alguém contrariar o que ela tava dizendo? O gaslighting* é isso, a manipulação psicológica fazendo a mulher pensar que está louca ou que desconhece o que está falando.

Mansplaining

É um pouco parte do que falamos aí em cima, quando os homens acham que só eles têm propriedade para falar ou saber de algo. Acontece de você ter muito conhecimento do que fala, aí vem um carinha cheio de si e tenta explicar que você tá errada ou que ele sabe mais. Triste, porém real.


Slutshaming

“joga pedra na Geni…” esse até nos pegando fazendo, né, moças? Acontece isso quando uma mulher é criticada e julgada por ter uma relação liberal com sua sexualidade, forma de vestir ou pensar.


**

Token

O famoso “não desaprovo (insira aqui qualquer crença ou orientação política/sexual/social demonizada pela maioria), tenho até amigos que são/fazem isso”. É quando alguém se utiliza de uma minoria pra invalidar uma crítica que esteja recebendo por um comportamento preconceituoso.


Bropriating

É quando algum homem pega uma ideia criada antes por uma mulher, ganha todos os créditos como se fosse uma criação dele e fica quietinho. Coisa feia e rende processo, hein, gente.


Revenge porn

Aquele vídeo da menina que “se deixou filmar”, aquele nude vazado, aquela gravação íntima que a gente recebe no WhatsApp… É quando alguém vaza algum desses conteúdos com o intuito de prejudicar a imagem da garota, geralmente se vingando por um término inesperado. Isso é péssimo, gente, não compartilhem e denunciem quem vaza esse tipo de conteúdo. Tem mulher que se mata por causa do simples “repassando” na internet.

Sororidade

Sabe quando você se conforta com o abraço da sua melhor amiga, da sua mãe ou apenas com o sorriso de uma mulher desconhecida na rua? É isso, quando as mulheres se juntam para ajudar umas às outras. Quando as mulheres se unem na luta contra o machismo diário e suas consequências.

Então é isso, gente. Ainda faltam muitos, mas tentei reunir aqui os mais usados atualmente! Espero que tenham gostado desse dicionário Feminista e qualquer dúvida a mais, comentem aí!


Tags