Loja

Para leitores peculiares...


• 2 mins de leitura
Para leitores peculiares...

Uma ilha misteriosa, um orfanato abandonado, uma bizarra coleção de fotografias… Tudo está à espera para ser descoberto em O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, uma série de livros inesquecíveis que misturam ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante.

Tropecei neste título por indicação e confesso que foi a capa (e não a sinopse) que me atraiu de primeira. Sou fã de aventuras sombrias, sobrenaturais e há muito tempo não via algo tão corajoso ser lançado. A trama é narrada pelo ponto de vista de Jacob, um adolescente de família rica que se esforça para ser um desajustado. O avô rebelde sempre foi seu maior herói contando histórias fantasiosas e um tanto perturbadoras sobre a guerra e sobre crianças com estranhas habilidades, como levitar, ficar invisível, cuspir abelhas ou produzir fogo com as mãos. Com o passar do tempo, o garoto se convenceu de que eram apenas invenções do avô com o intuito de entretê-lo. No entanto algumas dessas histórias acabam se comprovando verdadeiras quando Jacob presencia um trágico e cruel assassinato. Ele começa então a investigar o misterioso passado de seu avô e o paradeiro das tais crianças peculiares.

Sua obsessão acaba por levá-lo a uma ilha no País de Gales, onde seu destino toma um rumo inusitado. A julgar pela capa, o que aparentemente seria uma história de terror se transforma em algo completamente diferente, misturando elementos de aventura e fantasia. É impressionante o modo como a narrativa se mistura com as fotos trabalhando em conjunto. Vale destacar que estas fotografias são reais. Sim, todas as imagens deste livro são autênticas e foram emprestadas dos arquivos pessoais de dez colecionadores, pessoas que passaram anos e horas incontáveis revirando caixas gigantes de retratos de todos os tipos em brechós, feiras de antiguidade e vendas de garagem, resgatando imagens com significado histórico e extraindo a beleza da obscuridade.

Hollow City

Hollow City

E não para por aí. Hollow City, o segundo título da série, já está nas livrarias ainda sem tradução para o português. Não agüentei esperar, comprei a versão gringa, mesmo e acabei lendo mais rápido que o primeiro. O novato autor, Ransom Riggs, tem uma escrita que flui com facilidade e um jeito muito envolvente de contar histórias, criando novos universos e cenários com uma maestria que lembra J.K. Rowling. E parece ter um futuro promissor pela frente, visto que o primeiro volume da série já está sendo adaptado para o cinema. Sim, Tim Burton também se encantou pela trama e decidiu produzir e dirigir o filme com lançamento previsto para 2015.

Agora você confere o book trailer (calma, ainda não é a versão do Tim Burton) que a editora lançou para divulgar este belo achado literário:

Ah, e se você curte [camisetas de Livros](http://chicorei.com/camiseta/camisetas-literatura_71/), não pode perder a nossa coleção! Vem ver:
[![Bnrs_Blog_Categorias_(600x250)_ALT1_literatura](http://45.55.129.122/wp-content/uploads/2014/09/Bnrs_Blog_Categorias_600x250_ALT1_literatura.jpg)](http://chicorei.com/camiseta/camisetas-literatura_71/)

Tags

crítica, dica, hollow city, j.k. rowling, livro, O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares, Ransom Riggs, resenha, tim burton