Loja

As Melhores Bandas de Rock da Atualidade


• 5 mins de leitura
As Melhores Bandas de Rock da Atualidade

Que os críticos me perdoem, mas o Rock N’ Roll anda muito bem das pernas. Afirmo isso com a alegria de quem teve uma baita dificuldade pra fazer uma seleção finita das melhores bandas de rock da atualidade. Ainda que não tenha o mesmo espaço na mídia de outrora, o movimento segue firme e ainda arrasta multidões mundo afora, inclusive no Brasil.

O gênero musical se desenvolveu durante a década de 1950 e foi ganhando cada vez mais espaço nas década seguinte. Os anos 60, com todo o movimento de contracultura rolando pelo mundo, o estilo bombou e conquistou territórios fora da música: passava também a ser estilo de vida, nas roupas, na atitude.

As melhores bandas de rock da atualidade

Dali pra cá, ganhou ramificações de estilos, foi mais leve, mais pesado, mais colorida, mais dark, mais Bowie, mais Cobain… E morreu! Ou não, né? Ainda que estilos derivados do pop e do R&B tenham tomado o espaço, sobretudo com o boom dos meios de comunicação (oi, internet), o Rock nunca perdeu seu espaço no coração dos fãs.

A safra de artistas que vem do final da década de 90 pra cá segue rendendo frutos, com bons nomes surgindo e outros se consolidando. Inclusive no Brasil, que vive hoje um dos momentos mais frutíferos para o estilo: tudo isso no melhor lugar possível, o underground. Inclusive algumas das melhores bandas de rock da atualidade são tupiniquins. Que tempo, não?

Com essa lista não tenho qualquer pretensão de apontar quais são, de fato, as melhores bandas de rock da atualidade. Não sou louco a tal ponto. Apenas gostaria de chamar a atenção para o momento do Rock que é bom, sim, senhores. E claro, listar algumas das bandas que mais têm chamado minha atenção, lançando aquele convite esperto para você fazer o mesmo cá embaixo nos comentários. Simbora? Sobe o som!

As Melhores Bandas de Rock da Atualidade*

Na humilde opinião deste que vos escreve 😉*

As melhores bandas de Rock da Atualidade

Arctic Monkeys

As melhores bandas de rock da atualidade

Alex Turner e sua trupe vem evoluindo seu som a cada disco. Começaram mais agressivos, jovens, despretensiosos. Emplacaram alguns sucessos bem maneiros e chegaram naquele que, pra mim, é um dos melhores discos dos últimos anos: “AM”. Os caras lançam disco novo neste ano e a ansiedade já tá batendo. Enquanto não chega, vamos de Chico Rei: camiseta Arctic Monkeys e camiseta R U Mine? 😀

 

Queens of The Stone Age

As melhores bandas de rock da atualidade

Josh Homme pode não ser lá uma unanimidade quando o assunto é carisma. Mas ninguém pode negar o talento e inventividade do cara. Segue firme produzindo música boa há duas décadas, surpreendendo a cada trabalho. O Queens of The Stone Age é quase um projeto pessoal do cara. E tem disco novo a caminho! O primeiro single rendeu até a camiseta The Way You Used to Do, tão bacana quanto a música:

 

Foo Fighters

As melhores bandas de rock da atualidade

**Dave Grohl **dispensa comentários. O cara participou do auge do Nirvana como baterista e logo depois gravou sozinho o primeiro disco do Foo Fighters. Hoje a banda segue inovando de tempos em tempos, lotando arenas mundo afora. Enquanto isso, Dave não cansa de ser o cara mais legal do Rock. Semanas atrás, eles lançaram música nova e caramba… É sensacional! Não tem como ficar de fora de uma lista com as melhores bandas de rock da atualidade. Pra embalar, temos a camiseta Foo Fighters que é sucesso 😉

 

Far From Alaska

As melhores bandas de rock da atualidade

De Natal para o mundo, o Far From Alaska vem ganhando espaço a cada dia. Fundada em 2012, a banda faz um rock consistente, pesado, cheio de atitude. Lançaram seu primeiro disco, “modeHuman”, em 2014. E neste ano tem trabalho novo a caminho: “Unlikely”, gravado gravado nos Estados Unidos. Ah, e neste ano foram atração da edição francesa do Download Festival, um dos maiores do mundo.

 

Scalene

As melhores bandas de rock da atualidade

A Scalene já vinha batalhando seu espaço na cena underground há alguns anos. Mais uma filha do rock de Brasília, a banda tá na ativa desde 2009 e fez bastante sucesso no “””reality show””” Superstar, da Globo. Seu último trabalho de inéditas, “Éter”, é certamente uma das melhores coisas lançadas nas últimas décadas. E fica a promessa de disco bom vindo neste ano!

 

Supercombo

As melhores bandas de rock da atualidade

O Supercombo conta com um time de músicos de mão cheia. O resultado é uma sonoridade sensacional, cheia de referências a toda a história do rock. Fora os instrumentais insanos, a banda também se destaca pelas letras: são cotidianas e despretensiosas, capazes de representar o dia a dia de todos nós. Vale ouvir no repeat!

 

Royal Blood

As melhores bandas de rock da atualidade

Banda de rock sem guitarra, será que rola? Claro! Os caras do Royal Blood surpreenderam todo mundo com a configuração da banda e, claro, com o som que conseguem tirar de baixo e bateria. Depois de um disco de estreia excelente, os caras voltaram com um novo trabalho tão bom quanto. Ao vivo os caras também são sensacionais, vide o show que fizeram no Rock in Rio.

 

Stone Sour

As melhores bandas de rock da atualidade

O “projeto paralelo” (entre muitas aspas) de Corey Taylor, vocal do Slipknot, é pesado. Ainda que tenha um estilo bem diferente dos mascarados, o Stone Sour manda um hard rock de alta qualidade. Depois de alguns trabalhos consistentes, os caras lançaram há poucos dias seu último álbum, “Hydrograd”.

 

Não acabou: mais algumas das melhores bandas de rock da atualidade

As melhores bandas de rock da atualidade

Claro que eu poderia ficar aqui por mais infinitos parágrafos falando de bandas atuais. Pra não me alongar muito, termino a lista por aqui, mas deixo algumas indicações que valem ser ouvidas com carinho: Prophets of RageEgo Kill TalentMuseFrank Carter & The RattlesnakesKaleoIncubus.

 

E pra entrar no clima, lançamento bacaníssimo na Chico Rei:

Camiseta R U Mine? Chico Rei


Tags

bandas, lista, melhores bandas de rock da atualidade, rock