Loja

5 motivos pra você passar a ouvir Zé Geraldo


• 3 mins de leitura
5 motivos pra você passar a ouvir Zé Geraldo

Nascido em Rodeiro, uma pequena cidade do interior de Minas Gerais. Já rodou por toda a zona da mata mineira espalhando suas composições fortes e representativas.

Zé Geraldo é filho das montanhas mineiras e de toda essa força pra mudar o mundo conheceu o compositor de “Cidadão”, uma crítica ferrenha ao produtivismo da cidade grande, empregou sua voz, fez o mundo se apaixonar e agora virou estampa aqui na Chico Rei.

1 – Na juventude morou com Tim Maia 

Por volta de 1970, gravou três compactos e um LP pela gravadora Rozenblit. Conheceu o trio “The Snacks” (formado por Edson Trindade, Altair e Fernando), com os quais passou a morar. Nesta época, o cantor Tim Maia também residia com os quatro.

2 – Já lançou mais de 16 discos

Cidadão 30 e Poucos Anos (Ao Vivo) – Sol do Meio Dia – 2011 (também em DVD)

Catadô de Bromélias – Sol do Meio Dia – 2008

Um Pé no Mato, um Pé no Rock (Ao Vivo)- Sol do Meio Dia – 2006 (também em DVD)

Tô Zerado – Sony – 2002

O Novo Amanhece (com Renato Teixeira, Nô Stopa e Chico Teixeira) – (Ao Vivo)– Kuarup – 2000

No Meio da Área – Paradoxx – 1998

Acústico (Ao Vivo) – Paradoxx – 1996

Aprendendo a Viver – Eldorado -1994

Ninho de Sonhos – Eldorado – 1991

Viagens & Versos – Eldorado – 1990

Poeira e Canto (Ao Vivo) – Vaqueiros Urbanos/Eldorado – 1988

No Arco da Porta de Um Dia – Arca – 1986

Sol Girassol – Copacabana – 1984

Caminhos de Minas – Copacabana – 1983

Zé Geraldo – CBS – 1981

Estradas – CBS – 1980

Terceiro Mundo – CBS – 1979

Zegê e The Silver Jets – Rosenblit – 1970

Compacto: Eu tenho o maior amor do mundo / Minha esperança é você -Rozenblit -1968

Compacto: A garota do show / A bela e a fera – Rozenblit – 1967

3 – Tem uma estátua na sua cidade natal Rodeiro

No ano de 2001, recebe uma homenagem-surpresa dos amigos de Rodeiro. Uma estátua em bronze em tamanho real é instalada no trevo de entrada da cidade.

Zé Geraldo conta : “Pois neste ano de 2001, um grupo de amigos me homenageou com a inauguração de uma estátua bem no trevo de entrada da cidade, um cabeludo, com o boné pra trás e o violão pendurado no pescoço, com o olhar direcionado pra Bagagem, a roça onde nasci, uns 2 ou 3 km de Rodeiro. Foi demais, um verdadeiro teste cardíaco. Lá estavam, entre um montão de amigos, a madrinha Leda, irmã da mamãe, o tio Zezé, grande maestro que comandava a orquestra formada pelos meus tios na minha infância, foi muita emoção. Ainda bem que tive minha equipe e a Nô durante todo o tempo ao meu lado ajudando a segurar a onda.”

4 – Autor do Hino da cidade mineira :  Governador Valadares

“Rio Doce”, letra e música de autoria do cantor e compositor Zé Geraldo e cantada no festival MPB Shell. A letra foi elogiada por Luiz Gonzag. Zé Geraldo explica: “Eu não fui premiado, mas o Luiz Gonzaga, quando foi entrevistado, em Recife, disse que o melhor da noite do festival tinha sido eu cantando a música “Rio Doce”. Aquilo me marcou”,  foi escolhida como  Hino Oficial do município de Governador Valadares.
Com a vinda do Zé Geraldo à cidade, apresentamos um projeto de lei para que sua música se tornasse o hino do município, que engloba a área urbana e rural. O ‘Hino de Governador Valadares’ continua. Jamais poderemos acabar com ele, porque faz parte da história da cidade”, explica Costa. O presidente da Câmara continuou dizendo que Zé Geraldo manifestou a vontade de que sua música se tornasse um hino. “Ele chorou na Câmara no dia em que o projeto foi apresentado. E a música tem tudo a ver com a cidade. Inclusive ele deixou na Câmara uma autorização para o município adotar a obra como hino oficial”, conclui Paulinho Costa.

5 – É pai da cantora e compositora: Nô Stopa

Tem 2 álbuns lançados, e um single “Deixa Andar” que fez parte da trilha sonora da novela “Revelação”, do SBT. Ela também é conhecida por sua parceria com o Fernando Anitelli (O Teatro Mágico), com o qual já compôs e gravou 3 músicas.

Paralelamente à sua carreira solo, Nô desenvolve trabalhos destinados ao público infantil. Ela é integrante da “Banda Mirim”, um grupo que vem chamando a atenção no meio do teatro musical.Além disso, ela tem um projeto paralelo de música folk com o também músico Zeca Loureiro intitulado “2 Of Us”

Um cantor desses bicho, precisa ser ouvido. Clique aqui e saiba mais.


Tags

zé geraldo