Loja

Música para dormir: 7 dicas pra pegar no sono


• 4 mins de leitura
Música para dormir: 7 dicas pra pegar no sono

Antes de qualquer coisa, precisamos acabar com um mito. Música para dormir não é sinônimo de música chata. Muito pelo contrário, até. A lista que preparei conta com alguns dos sons que mais curto. A hora de dormir é quase um ritual. Cada um tem sua técnica: uns preferem ler, outros contam ovelhas, uns assistem à 2ª temporada de True Detective e por aí vai…

Ouvir música para dormir não é nada extraordinário. É comum recorrermos a ela para trabalhar, fazer faxina, pegar a estrada ou praticar esportes. A hora da soneca é só mais um dos infinitos momentos em que a música é presente em nosso dia a dia.

Qual tipo de música ouvir para dormir?

Estudos comprovam que ouvir música para dormir ajuda a relaxar. Consequentemente, a botar a insônia pra correr. Li certa vez que cientistas fizeram um estudo com dois grupos de 10 pessoas cada. Cada grupo ouvia um tipo diferente de música antes de dormir. O primeiro optou por músicas “calmas”. O segundo, por músicas mais “agitadas”. O tal do estudo indicou que a galera do primeiro grupo conseguiu pegar no sono mais rápido. Verdade ou não, ninguém melhor do que você para dizer o tipo de música que te relaxa.

Claro que não basta fazer uma playlist bacanuda com música para dormir e tomar rios de café. Aqui na Chico Rei, por exemplo, nós curtimos muito a bebida. Mas há de se convir que não é uma boa ideia antes de ir pra cama, certo? Quando for a hora certa de tomar o elixir dos criativos, o Café Chico Rei é uma ótima pedida. Melhor ainda com uma caneca criativa… Mas enfim, vamos voltar o foco para a música 😉

Música para dormir

Antes da lista, uma curiosidade: o Spotify fez uma análise em milhões de playlists mundo a fora. O resultado apontou o rei da música para dormir: Ed Sheeran. O cara tá em tudo quanto é playlist, então não é nenhuma surpresa que seu estilo voz e violão desponte como sonífero da rapaziada. Vale notar que o inglês apareceu com mais de uma música na lista, mas quem garantiu o topo foi o sucesso “Thinking Out Loud”.

Música para dormir: 7 dicas deste que vos escreve

Música para dormir

A playlist que apresento a seguir não tem nenhum embasamento técnico, nem tem nenhum grande estudo como background. Basicamente, são músicas que retirei das minhas próprias listas. Música para dormir é algo que faz parte do meu dia a dia, mas é aquilo que falei ali em cima: cada um sabe o tipo de som que faz relaxar. Essas sete músicas a seguir me fazem viajar e desligar do mundo. Espero que goste =)

Vamos lá:

Bon Iver – re:stacks

É muito comum confundir Bon Iver com seu fundador e líder, Justin Vernon. O que não é nada anormal, uma vez que o projeto nasceu de uma temporada em que o cara passou vivendo numa cabana, afogando as mágoas e compondo as canções do primeiro álbum do projeto.

As músicas da banda apresentam harmonias vocais complexas, arranjos por vezes minimalistas e uma sonoridade bem gostosa de ouvir. A música escolhida para a lista foi lançada como single do álbum de estreia, “For Emma, Forever Ago”, em 2008.

###

Radiohead – Fake Plastic Trees

A genialidade de Thom Yorke e sua trupe não é novidade pra ninguém. O Radiohead é uma das bandas mais inventivas de todos os tempos e segue produzindo coisa boa com relativa frequência. “Fake Plastic Trees” é parte do clássico “The Bends”, de 1995, e representa muito bem a pegada da banda naquela época.

###

Regina Spektor – Samson

Regina Spektor tem um estilo musical bem marcante. É fácil identificar uma música dela. Sua voz inconfundível, o pianinho e as letras… É raro ver uma assinatura tão forte por aí. E a escolhida para a playlist é a bacaninha “Samson”. Diga-se de passagem, Spektor poderia ganhar sozinha uma playlist “música para dormir”.

**The Beatles – Blackbird**

Os Beatles são quase presença garantida em todas as listas de música que faço. Nesta não podia ser diferente. Os caras entram com a clássica Blackbird, uma das músicas mais bonitas dos fab four. Relax total!

**Oscar Isaac – Green, Green Rocky Road**

Caso não tenha ligado o nome à pessoa, Oscar Isaac é na verdade um dos atores mais bombantes da atualidade. O cara interpretou ninguém menos que o vilão que dá título a X-Men: Apocalipse. Ah, claro… Ele também é o Poe Dameron da nova trilogia Star Wars. Lembrou, né? A música em questão faz parte da trilha do road movie musical dos irmãos Coen, “Inside Llewyn Davis”. Não basta interpretar: tem que soltar a voz também!

A música é um cover de Dave Van Ronk:

**Daughter – Youth**

Daughter é o nome de uma banda londrina de indie folk rock. O grupo é liderado pela guitarrista e vocalista Elena Tonra. A sonoridade do conjunto é bem diferente e tem camadas sonoras muito interessantes. Vale procurar e conhecer mais:

 

James Bay – Let It Go

James Bay foi uma das maiores surpresas da música nos últimos anos. O cara faz um folk rock de qualidade e impressiona pela voz. Suas melodias também caíram nas graças da galera mundo afora e aqui ele também conquistou seu espaço. O som da vez é “Let It Go”:

- - - - - -

Se você for usuário do Spotify, subi a playlist “Música para dormir” por lá com mais um monte de músicas. Vou atualizando na medida do possível. Ah, claro! Se você tiver uma playlist bacana e quiser compartilhar comigo, vai ser um prazer te seguir por lá 😉

É fã de música? Dá uma passadinha lá na **Chico Rei** e confira nossos últimos lançamentos:[![Camisetas de Música na Chico Rei](http://blog.chicorei.com/wp-content/uploads/2017/02/Bnrs_Blog_Categorias_600x250_ALT1_musica.jpg)](https://chicorei.com/camiseta/musica/?utm_source=Blog&utm_medium=postblog&utm_campaign=musica-para-dormir)

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Tags

dormir, música, música para dormir, playlist