Qual é o nome da música que toca naquela série?

Qual é o nome da música que toca naquela série? Em boa parte das vezes, a trilha sonora funciona quase como um personagem à parte em séries e filmes. Ela é tão importante quanto uma boa interpretação ou um roteiro bem escrito. A sinergia de sensações causada pela música certa no momento certo é fundamental pra colocar o espectador no clima.

Quando a mistura de som e imagem é boa, ficamos tempos nos perguntando qual é o nome da música que tava tocando. E boa parte das séries mais bombantes do momento tem feito ótimo uso de músicas. Não acho que seja por acaso que alguns dos diretores mais requisitados do momento tenham começado dirigindo videoclipes. Spike Jonze, Antoine Fuqua e Michel Gondry são alguns exemplos de sucesso.

Então, qual é o nome da música que toca naquela série?

Qual é o nome da música que toca naquela série?

Para fazer a lista a seguir, tentei ser 70% música e 30% série. Logo, acabei optando por pensar a música primeiro do que a cena em si. Acontece que a galera tem feito um trabalho tão bacana que em poucos casos a cena que ilustra a música é irrelevante. Como esquecer qual é o nome da música que encerra Breaking Bad? Ou então do som que fecha o primeiro capítulo de True Detective?

The Walking Dead – Oats in the Water (Ben Howard)

Qual é o nome da música que toca em The Walking Dead

The Walking Dead é campeã de trazer músicas bacanas em momentos oportunos. Isso ocorre geralmente nos minutos finais dos episódios, o que causa um efeito meio “videoclipe”. No quinto episódio da quarta temporada, o grupo de sobreviventes precisa lidar com uma epidemia na prisão. Hershel, um dos personagens mais legais da série, tem um de seus melhores momentos no final desse episódio. A sequência foi coroada com a música “Oats in the Water”, de Ben Howard.

 

13 Reasons Why – Into the Black (Chromatics)

Qual é o nome da música que toca em 13 Reasons Why

A série 13 Reasons Why estreou tem bem pouco tempo, mas já ganhou a curiosidade de todo mundo. A história interessante, a narrativa nada óbvia, os personagens, o contexto… Tudo é muito bacana e muito bem feito. Mas a série não seria a mesma sem sua trilha sonora sensacional. As músicas vão de Joy Division a Selena Gomez com a maior facilidade do mundo. São quase um personagem à parte e ela não poderia ficar de fora.

A música escolhida embala a cena do terceiro episódio em que Alex cai na piscina. Nesse momento, um clássico do rock ajuda a tornar o momento ainda mais imersivo. A versão de “Into The Black”, de Neil Young, tocada pela banda Chromatics. O grupo é pouco ou quase nada conhecido por aqui, mas faz um som interessante – o que pode ser confirmado na versão de “Hey Hey, My My”.

 

Mr. Robot – Pictures of You (The Cure)

Qual é o nome da música que toca em Mr. Robot

Em um dado momento da primeira temporada de Mr. Robot, mais precisamente no sétimo episódio, há um flashback de Elliot e Shayla. A cena mostra o momento em que o hacker e sua vizinha, fornecedora de narcóticos e eventual namorada se conhecem. Rola um clima e aquela coisa toda. Pra sustentar a cena, a trilha fica por conta de “Pictures of You”, do The Cure. “I’ve been looking so long at these pictures of you / That I almost believe that they’re real”, canta Robert Smith. Imagens, realidade…Tudo a ver com a série, né?

 

Breaking Bad – Baby Blue (Badfinger)

Qual é o nome da música que toca em Breaking Bad

Alerta de Spoiler! Alerta de Spoiler! Alerta de Spoiler!

Ainda tá aqui? Então suponho que você viu Breaking Bad até o final. E quando falo de final, é final mesmo! A música “Baby Blue”, da banda Badfinger, embala a última cena da série. Mostra o derradeiro momento de Walter White, ali deitado no chão, após um clímax sensacional. E o sucesso do capítulo final da série foi tanto que fez a faixa de 1971 crescer 3.000% em vendas. Só na noite em que o episódio foi exibido, a música foi baixada mais de 5 mil vezes nos EUA.

 

The Leftovers – Laughing With (Regina Spektor)

Qual é o nome da música que toca em The Leftovers

Regina Spektor já é figurinha carimbada nas listas aqui do Blog. Hoje ela chega com a cena final do episódio 2×05 da série The Leftovers. A cena retrata uma catarse de acontecimentos, com destaque para Matt atravessando uma ponte rumo a uma grande provação. Emocionante assim como toda a segunda temporada da série. Melhor ainda graças a uma trilha tão bacana!

 

The Path – Where I Belong (Graveyard Lovers)

Qual é o nome da música que toca em The Path

Infelizmente, The Path não é das séries mais conhecidas aqui no Brasil. Embora tenha no elenco Aaron Paul (Breaking Bad), Hugh Dancy (Hannibal) e Michelle Monaghan (True Detective), pouco se ouve falar dela por aqui. A história acompanha um movimento/culto/seita e todas as implicações que optar por um estilo de vida tão diferente pode ter.

No episódio seis da segunda temporada, Hawk toma uma decisão e é embalado pela música “Where I Belong”, da banda Graveyard Lovers. A banda é pouco conhecida ainda, mas tem um som bem consistente. São influenciados por grupos como Pearl Jam, fazendo um som experimental, meio folk, meio rock.

 

True Detective – Young Men Dead (The Black Angels)

Qual é o nome da música que toca em True Detective

A primeira temporada de True Detective foi uma das melhores surpresas dos últimos anos. Lançada em 2014, a série trouxe uma trama de suspense policial de deixar os pelos da nuca arrepiados. A série foi criada por Nic Pizzolatto, que escreveu todos os episódios, e a temporada de estreia foi dirigida por Cary Joji Fukunaga.

Há muito não se via protagonistas tão complexos quanto a dupla de policiais Rust Cohle e Marty Hart. Já no primeiro episódio a série arrebatou a audiência. A cereja do bolo ficou com Rust mandando um “then start asking the right fucking questions”, seguido de “Young Men Dead”, da banda The Black Angels.

 

Westworld – A trilha sonora inteira

Qual é o nome da música que toca em Westworld

Fechando a conta e passando a régua, uma trilha sonora maravilhosa. A qualidade de Westworld não foi nenhuma surpresa. A série da HBO tem história original de Michael Crichton, foi produzida por J.J. Abrams e teve o casal Lisa Joy e Jonathan Nolan como showrunners. Ah, claro! E ainda conta com Evan Rachel Wood, Anthony Hopkins, Ed Harris e Rodrig no elenco. Não satisfeita em explodir cabeças a cada episódio, Westworld ainda deu de presente uma trilha com versões bem diferentes que vão de Soundgarden a Rolling Stones, passando por Radiohead. Não tem como ficar ruim, né?

 

Quer descobrir qual é o nome da música?

Qual é o nome da música

É claro que eu não ia deixar de contar o segredo por trás desse post, né? Mister M mandou avisar que o grande truque é um app pra smartphone chamado SoundHound. Essa belezinha simplesmente reconhece qual é o nome da música que tá tocando. Pode ser num filme, numa série, numa festa… É só apertar um botão e deixar o aplicativo trabalhar. E o melhor: tudo de graça!

A Débora Magnavita contou lá na página da Chico Rei no Facebook sobre o site Tunefind. Não conhecia e achei bem bacana! Mostra praticamente qual é o nome da música que toca em qualquer coisa “assistível” que existe por aí. Baita dica! 😉


Como de costume, transformei o post em playlist lá no Spotify. Se tiver mais ideias de músicas e momentos marcantes de séries, conta aqui nos comentários.

 

Gosta de séries? Então confira as melhores camisetas de séries na Chico Rei! Também se amarra num somo? Certamente vai curtir as camisetas de música da marca mais criativa que se tem notícia 😉

camisetas de música