Loja

O Estilo Sportwear - A onda da vez é conforto!


• 5 mins de leitura
O Estilo Sportwear - A onda da vez é conforto!

Já perceberam como a rotina do dia a dia tem se tornado cada vez mais cansativa e estressante? Pois é! Vários fatores como o trânsito, transporte público, violência nas ruas, questões políticas e sociais, dentre outros, influenciam em todo esse desgaste físico, e até mesmo emocional. Com isso, o que mais se procura nos dias de hoje é conforto e bem estar, pois é preciso aliviar as tensões ao longo do dia, e dar sequência às atividades rotineiras, que por si só, já são bastante cansativas. Mas como resolver isso dentro da moda?

É mais complexo do que se imagina! A moda quase sempre se baseia nos anseios da sociedade em si, através de inúmeras questões e acontecimentos que direcionam, direta ou indiretamente, os desejos dos consumidores. Porém, as tendências precisam de um tempo, uma certa sutileza para receber certas mudanças, é algo que vai acontecendo gradativamente, à medida que as pessoas vão se acostumando com as novas propostas e estilos.

De um tempo para cá, essas mudanças vêm acontecendo justamente em busca deste conforto citado, se adequando ao estilo de vida da sociedade cada vez mais contemporânea. Foi então que a moda decidiu buscar soluções para isso, e encontrou no sportwear (roupas esportivas), principalmente nos cortes e nas modelagens, a inspiração para desenvolver um estilo confortável e casual.

1

2Tendência Sportwear

Vocês devem estar se perguntando: “como usar roupas sport no dia a dia, trabalhar em locais formais e ficar bem vestido?” Foi onde os designers de moda encontraram maiores dificuldades, pois tinham que desenvolver peças com design sofisticado, sem perder as características confortáveis que buscavam nas peças esportivas. Para tudo na moda há um estudo sobre o que se pretende desenvolver, seja na área de estampas, cores, acabamentos, enfim, uma infinidade de detalhes que não vêm ao caso neste momento. A partir desse estudo, foram encontradas interseções entre o estilo social e o sport, fatores essenciais para o desenvolvimento dos produtos. Tecidos com elastano (malhas em geral, tecidos flexíveis) ganharam estudos que os adequaram aos padrões de modelagens clássicas e até mesmo de alfaiataria, peças esportivas ganharam novos elementos como estampas, bordados e acabamentos sofisticados, que valorizam e modernizam o produto, e até mesmo o jeans ganhou estruturas mais maleáveis.

3

4O Sportwear Sofisticado

O sucesso foi tão grande que as grandes marcas do sportwear passaram a buscar parcerias com estilistas renomados para auxiliar no desenvolvimento de coleções, dando uma cara mais fashion e estilosa aos produtos. Uma das pioneiras no assunto, a gigante Adidas vem firmando parcerias de sucesso com designers de grande marcas de luxo. Designers como Stella McCartney, Jeremy Scott, Mary Katrantzou, são nomes que trazem essa nova “roupagem” para os produtos da marca, além de nomes como Pharrell Williams e a marca brasileira FARM. Em destaque, temos também parcerias da empresa Nike com o estilo de Riccardo Tisci, e a recente parceria da marca com o estilista Oliver Rousteing da Balmain. Além de estilistas, outras marcas optam por parcerias com famosos que são formadores de opinião no mundo da moda, como Rihanna para a PUMA e Kanye West para a Adidas.

5Parceria da Adidas com Stella McCartney

6Parceria da Adidas com Pharrell Williams

7Parceria da ADIDAS com a FARM

8Parceria da Nike com Ricardo Tisci

9Parceria da Nike com Oliver Rousteing (Estilista da Balmain)

10Parceria da Puma com Rihanna

Com fortes influências vindas das marcas citadas, o estilo acabou abrangendo outros setores do fast-fashion e do mercado de luxo. Marcas clássicas e de grande nome no mercado se renderam, passaram a inserir peças com design esportivo, agregadas a seus estilos casual chique característicos. Nas últimas coleções nacionais e internacionais, o que mais se viu nas passarelas foi o estilo sportwear, marcas internacionais como a Opening Ceremony, DKNY, Fausto Puglisi e Balenciaga trouxeram moletons, jaquetas bombers e as famosas calças jogging para expressar a tendência.

No Brasil, o São Paulo Fashion Week reuniu, no final de abril, um time com as marcas mais importantes do mercado, e novamente a tendência se confirmou nas passarelas. As marcas de beachwear de Murilo Lomas e Amir Slama (ex-estilista da rosa chá) apresentaram um verão bastante básico e usual, onde o design esportivo pontuava quase toda a coleção. Outra marca que tem esse apelo como característica, até mesmo por conta da proposta da marca, é a Glória Coelho, que desta vez focou ainda mais na tendência. O destaque nas passarelas brasileiras, neste estilo, ficou por conta da marca da Juliana Jabour, que apresentou uma coleção inspirada na história do skate nos anos 70, recheada de bermudões estilo surf e jaquetas com recortes geométricos e transparências criadas através de redes.

fausto

Desfile Fausto Puglisi Inv.2017

13Desfile Murilo Lomas Ver.2017

14Desfile Juliana Jabour Ver.2017

E como nós também somos super antenados a tudo o que está acontecendo na moda, acabamos sofrendo influências do mercado e nos inspirando um pouco nessa onda “sport chic”. Na coleção de inverno, que lançaremos no final deste mês, o sportwear recebeu um roupagem moderna e super cool, onde peças da coleção ganham elementos sofisticados e uma estampa floral híbrida, bem ao estilo Chico Rei. As inspirações ficaram por conta do estilo esportivo (Claro! rs) da década de 1990, os grafismo das artes de rua e as influência gender bender. Abaixo vocês conferem, em primeira mão, um gostinho da nossa coleção de Inverno 2016 da Chico Chic. Temos certeza que irão amar!

15

16

Bnrs_Blog_Categorias_(600x250)_ALT1_mais-legais

Salvar

Salvar


Tags

moda