Loja

Turismo verde e amarelo


• 3 mins de leitura
Turismo verde e amarelo

Desde que me entendo por gente, admirei novos lugares. No sofá da agência de viagens de minha tia, ficava olhando para os posters de diversos cantos do planeta e em poucos minutos já estava flutuando na ideia de estar dentro daquelas imagens. Não era difícil. De tão pequeno, quando sentado naqueles sofás, os pés não tocavam o chão.

Mesmo com tantos quadros na parede, não me recordo de ter fotos do Brasil. O chique para aquela cidade no interior de Minas era tomar voo para fora do país: Disney para quem fazia 15 anos, Bariloche para aqueles que faziam sua primeira viagem internacional e Europa para quem tinha “bala na agulha”!

Entre tantos lugares da gringolândia, no meio de uma das revistas de turismo que ficavam expostas nas mesas da agência, achei o primeiro destino que desejava para minha vida: Bonito. Me admirava com a possibilidade de nadar em águas tão claras quase que batendo um papo com aquela imensidão de peixes. Fui criado à beira de um rio, mas a única vez que nadei com os peixes dele foi quando uma enchente fez a piscina lá de casa virar um pesqueiro. E essa tal de Bonito era em terras tupiniquins.

Quase ninguém conhecia. E quase ninguém conhece os Lençóis, poucos podem ir a Noronha, nunca me falaram do interesse de fazer um cruzeiro pelos rios da Amazônia. Enfim, não conhecemos o Brasil. E não há uma lista de lugares bacanas para se conhecer pelo mundo que nosso país não emplaque algumas dezenas de opções.

Jericoacoara

Lençois Maranhenses

Chapada Diamantina

Jericoacoara, Lençois Maranhenses e Chapada Diamantina. Alguns de nossos destinos sempre em listas dos lugares mais incríveis para se conhecer pelo mundo.
 Hoje li um texto do [Porchat](http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,viajando-imp-,1590297 "Viajando - Fábio Porchat") sobre o **turismo nacional**. Nele a ideia de não termos estrutura para chegarmos a um ponto turístico é parte da graça disso tudo e viajar ao Nordeste pelo mesmo preço de ir lá pra fora não é um problema, sabendo que podemos nos divertir muito mais por aqui.

Discordo categoricamente desta justificativa e nela reside, em minha opinião, um dos fracassos nacionais. Qual a parcela de turistas que estão dispostos a essa aventura? Turismo é concorrência, e encontrar brasileiros por todos os cantos do mundo é cada dia mais natural por um fator simples: se lá fora temos mais estrutura e conforto pelo mesmo valor (ou menor), quem será escolhido no final das contas?

Gastronomia Brasileira

Feijão amigo, pinga e torresmo. Minha cidade poderia ser referência quando o assunto é dar água na boca. Mas Juiz de Fora não é… (foto: [João Schubert](http://blogchicorei.com/category/fotografia/ "Fotografia - Blog Chico Rei"))
 **Cusco**, para mim, é um exemplo digno de ser seguido: a cidade oferece a possibilidade de conhecermos a maioria dos pontos turísticos de forma totalmente confortável ou completamente aventureira, você escolhe. Por onde vou, existem campanhas publicitárias do governo peruano sobre **Machu Picchu**. O resultado: precisamos marcar os passeios com dias ou meses de antecedência, em qualquer época do ano.

Quantas vezes você viu campanhas publicitárias do Jalapão/TO… Chapada Diamantina/BA… Ibitipoca/MG? O Brasil peca. É necessário anunciar o Brasil para o mundo e para os brasileiros. É necessário investir em estrutura para nossos pontos turísticos e são necessárias leis de incentivo ao turismo, ou continuaremos como seguem quase todos os pontos turísticos nacionais: vendendo o almoço para comprar a janta. Dias de alta temporada acabando a água em pequenas cidades, sem opções de transporte ou estadia. Enquanto em baixa temporada estamos às moscas. Mas elas não pagam diária…


Tags

bonito, brasil, chapada diamantina, crítica, cuzco, ibitipoca, jalapão, opções, opinião, pontos turísticos, turismo, turismo nacional, viagem