Ainda não é hora de conhecer Cuba

Alegremente leio esses dias a notícia de que as relações entre Estados Unidos e Cuba se amenizam, o que pode trazer um novo futuro ao país caribenho. O sol parece brilhar por lá, e fico na expectativa que o sol brilhe para os cubanos também.

Já para nós, turistas, deixo aqui minha opinião: segura a onda! Cuba é paupérrima, mas a pobreza por lá não significa apenas a falta de dinheiro no bolso, a pobreza que impera por terras caribenhas é a de esperança, a vontade de um futuro melhor paralisa num governo que controla tudo com uma bandeira da igualdade. Conseguiram, e nivelaram por baixo.

CUBA3

CUBA4

CUBA5

Mesmo pelas ruas centrais o clima é de abandono
Passei pouco mais de 10 dias na terra dos Castro – a maioria deles em Havana – e em nenhum momento me senti confortável. Com a possibilidade de ganhar um troco além do que o governo lhe permite, faz chover dezenas de locais te pedindo dinheiro ou oferecendo ajuda por alguma grana, tudo de forma ilegal. **Charutos falsificados** aos montes aparecem pelas esquinas. **A moeda local é diferente da moeda para turistas** – que vale algumas vezes mais – e não foram poucas as vezes que vi turistas perdendo muito dinheiro com isso.Taxis lindamente antigos servem para fotos na praça principal, os que realmente usamos **caem aos pedaços**. A imagem de Havana é mesmo uma cidade com dezenas de anos parada ao tempo, mas até para os prédios cubanos **o tempo é duro**. Caem aos pedaços carros enferrujando pelas ruas. Minha curiosidade danada para conhecer um país que, ao menos na teoria seria comunista, cai pelo mar na vontade da maré me levar logo para casa.

Não posso negar,** as praias são lindas**. As águas de Varadero são, por centenas de metros transparentes e calmas. Mesmo assim, meu caro, de coração aberto? Cancún tem águas lindas igual e também está lá no Caribe, assim como as praias da Colômbia. Em terras tupiniquins temos Porto de Galinhas, Maragogi e outras tantas que batem um bolão igual. Todas elas com uma estrutura infinitamente melhor e sem dúvidas mais baratas.** O custo da moeda para turista em Cuba quase se equipara ao Euro.**

cuba1

CUBA6

A Natureza não titubeia por lá
Vale um parágrafo: **meu questionamento não é político**, não estou analisando o governo cubano, muito menos sou da extrema direita! Essas palavras são apenas as mesmas que eu gostaria de ler antes de tomar vôo para lá. Existem outras dezenas de países a conhecer e outras tantas milhares de praias para nadar.Ainda sim, sigo na torcida, que em pouco tempo o futuro para eles seja límpido como o de suas águas, e que a vida siga tranquila e linda, como o pôr do Sol em Havana, que nunca decepciona. Mas por hoje, camarada, tome rumo diferente do planejado. **Este é meu pedido.**