O Auto da Compadecida: as TOP 5 frases para você usar

Do sertão brasileiro, muita história se absorve e se extrai. Quando moldadas pela habilidade e talento artístico de nossos autores, então, o resultado é uma obra-prima que nos faz emocionar como poucas.

É o caso de Vidas Secas, de Graciliano Ramos; Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha; e d’O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna (1927 – 2014), que deram mais cores, aromas, sabores e vida a esse recorte tão brasileiro.

Aqui, na Chico Rei, nossa linda homenagem ao nordeste vem nesta Camiseta Lampião e Maria Bonita, rei e rainha do cangaço, respectivamente!

Lampião e Maria BonitaLampião e Maria Bonita - O auto da compadecida

Mas é da peça desse último, Suassuna, na verdade, que vamos falar neste post, já que O Auto da Compadecida concentra uma série de frases de efeito que, muito mais que uma boa sacada para sair bem no palco ou nas telas, são verdadeiras lições que dão todo o mote do enredo.

Confira, então, nossa seleção de frases da peça e mais algumas, na nossa seleção de camisetas inspiradas na literatura.

5 frases eternizadas em O Auto da Compadecida!

1- Jesus às vezes se disfarça de mendigo pra testar a bondade dos homens

Que a religião é algo muito presente no cotidiano visto no filme e na peça, disso ninguém duvida.  A novidade nessa epopéia nordestina, entretanto, é uma mistura sagaz entre o fantasioso e o factível; a religião e o mundano.

Assim, não é de se admirar que essa frase seja dita com tanta pompa, de um lado, e tanto desmerecimento do outro.

Afinal de contas, O Auto da Compadecida é um encontro de crenças e descrenças que não apenas alimentam o enredo, como nos mostra um pouquinho das desavenças que nos guiam diariamente.

2- Ele tá doido pra morrer e eu tô doido pra matar. Dá certinho!

Frase d’O Auto da Compadecida motivada pelas intenções obscuras, galanteios, causos e desvirtuadas histórias formulados por** João Grilo** para convencer Vicentão, o valentão da região, a entrar em um duelo pelo coração de Rosinha.

Claro que o lado de lá desse duelo jamais seria formado pelo seu parceiro Chicó, que de valente tinha mesmo só a língua afiada para contar causos.

3- Não sei, só sei que foi assim!

Enquanto João Grilo tinha a mente brilhante que cruzava e descruzava informações, criando situações incríveis, Chicó tinha uma mente imaginativa que criava causos capaz de entortar o nariz de qualquer um, em dúvida.

Esse talento, inclusive, é o desfecho de todas as suas histórias, que dá ainda mais fantasia à realidade – e vice-versa. Uma frase tão famosa que aqui, na Chico Rei, virou uma das estampas mais vendidas.

Já deu uma conferida em nossa Camiseta O Auto da Compadecida para enaltecer ainda mais o rico universo criado por Suassuna?

auto da compadecida auto da compadecida

4- Depois que morre, todo mundo fica bonzinho!

Reclamação que tem muito de sua verdade em suas palavras, a frase foi bastante repercutida, e não à toa, faz parte do repertório de melhores frases da peça O Auto da Compadecida.

5- Matar padre dá um azar danado. Sobretudo para o padre

Com rixas resolvidas na ponta da faca ou no cano fumegante de uma pistola, O Auto da Compadecida fazia rir e encantar com a situação – e de diferentes maneiras.

Nessa, sobrou até mesmo para o padre da região, que se via tentando amenizar as queixas alheias sobre a sua abençoada pessoa. Sem muito sucesso, diga-se de passagem.

Explore o sertão brasileiro com a Chico Rei

E você, tem mais alguma frase de efeito, ouvida em O Auto da Compadecida, que não relembramos neste post?

Caso a sua frase favorita não esteja aqui, compartilhe conosco, no campo de comentários, e não deixe também de nos dizer quais estampas do sertão brasileiro estão faltando em nosso estoque.

Para finalizar, deixamos para a sua apreciação uma das nossas camisetas mais queridas, cuja estampa também pede emprestada toda a inspiração artística que vem do nosso ensolarado nordeste: trata-se da nossa Camiseta Andá cum Fé, que resgata o DNA guerreiro do povo brasileiro, nas breves palavras de Gilberto Gil!

auto da compadecida auto da compadecida