Loja

116 anos de Salvador Dalí

Vivo através de um legado incrível, Salvador Dalí completa hoje 116 anos. Aqui você confere um pouco de sua história e as principais obras do grande gênio do surrealismo.


• 3 mins de leitura
116 anos de Salvador Dalí

Vivo através de um legado incrível, Salvador Dalí completa hoje 116 anos. Excêntrico por natureza, Dalí foi um dos maiores nomes das ditas Vanguardas Artísticas do princípio do século XX e o mais destacado artista do surrealismo. Sua obra entrega uma sinergia de psicodelia e simbolismo, retratando universos oníricos e, por conta disso, encantadores.

O próprio Salvador Dalí definiu seu processo criativo como "crítico-paranóico", seja lá o que isso signifique. Exibicionista por natureza, do vestir ao falar, é de fato sinônimo de vanguarda: esteve sempre anos-luz à frente do seu tempo (também do nosso e possivelmente dos que ainda virão). Era uma personalidade única, daqueles tipos geniais que a humanidade teve poucos.

Na cidade de Figueras, na Catalunha, nasceu com o complexo nome Salvador Domingo Felipe Jacinto Dali i Domènech, em 11 de maio de 1904. Na infância, sua mãe foi a principal incentivadora do desenvolvimento de seus dotes artísticos, fazendo com que o menino Dalí começasse a pintar aos 13 anos. Ainda em família, também recebeu o incentivo do pai, responsável por organizar sua primeira exposição, em sua cidade natal, quando tinha apenas 15 anos.

Salvador Dalí estudou artes em Madrid. Foi expulso da Academia de Artes de San Fernando em 1926, por ter se recusado a fazer algumas provas. Pelo jeito, a personalidade forte e única sempre o acompanhou. O artista foi casado com a russa Gala Éluard, citada por ele como sua grande musa inspiradora.

Em algumas ocasiões, Dalí classificou sua obra como "fotografias de sonhos pintadas à mão". Por isso, é até hoje considerado como o maior expoente do surrealismo. A personalidade forte de Salvador Dalí fez com que tivesse desentendimentos com outros artistas do movimento surrealista. Segundo o próprio, a diferença entre ele e os demais era que "Dalí era, de fato, surrealista". Modéstia pouca é bobagem!

A seguir, você confere uma coletânea com algumas das principais obras de Salvador Dalí:

A Persistência da Memória (1931)
A Tentação de Santo Antônio (1946)
Galatea das Esferas (1952)
O Grande Masturbador (1929)
Sono (1937)

Recentemente, a face icônica de Salvador Dalí, destacada pelo bigode diferenciado, foi replicada na série "La Casa de Papel". Sim, caso não tenha ligado o rosto à pessoa, é dele a máscara que os protagonistas usam.

Em homenagem a tudo o que o artista catalão representa, apresentamos um lançamento que traz o gênio do surrealismo para os nossos dias, com sua obra "A Persistência da Memória", sabendo que cá estaria causando - nos melhores sentidos da expressão:

Camiseta Insta Dalí - Clique aqui e confira!

Salve Dalí!


Tags

salvador dalí, arte, surrealismo