Loja

4 filmes para conhecer o cinema Latino-Americano

Confira algumas produções do cinema Latino-Americano.


• 2 mins de leitura
4 filmes para conhecer o cinema Latino-Americano

No dia 21 de Abril é celebrado o Dia Internacional da Latinidade, uma data que nos lembra da importância de pertencer a um povo que tranforma a sua história em arte, encontrando nela a voz necessária para lutar e preservar nossa cultura, rica em crenças, costumes e tradições.

Na região das veias abertas do mundo tudo vira potência e nós temos um orgulho imenso de sermos abraçados por uma cultura tão plural. Seja na música, nas artes plásticas ou no cinema, a América Latina vibra uma essência única que encanta a todos que por aqui passam.

Por isso, hoje nós deicidimos passear por toda essa arte e preparamos uma lista com 4 filmes latino-americanos para você conhecer as maravilhas do nosso cinema. Então, já prepara a pipoca e vem com a gente!

4 filmes Latino-Americanos para adicionar a sua lista!

1. A História Oficial (1985) – Argentina

Com direção e roteiro de Luis Puenzo, o filme A História Oficial foi a primeira produção argentina a levar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, em 1985.

O filme se passa em Buenos Aires, na década de 80, durante o regime ditatorial argentino, e conta a história de Alicia, uma professora de classe média que desconhecia as crueldades vividas pelo povo durante a ditadura no país.  Alicia é casada com Roberto (Héctor Alterio) e mãe adotiva da pequena Gaby (Analia Castro), mas a origem de sua filha sempre foi um mistério.

Somente após a sua amiga Ana (Chunchuna Villafañe) retornar do exílio, Alícia descobre as atrocidades praticadas contra as pessoas que se opunham ao regime da época e começa a desconfiar que a origem da sua filha possa ter ligação com os acontecimentos recentes do país.

2. Cidade de Deus (2002) - Brasil

Considerado uma das maiores produções cinematográficas brasileiras, o filme Cidade de Deus foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro, e conquistou diversos premios desde o seu lançamento. Dirigido por Fernando Meirelles, o filme conta a história de dois amigos, Dadinho (Douglas Silva) e Buscapé (Alexandre Rodrigues), que vivem na Cidade de Deus, conhecido como um dos lugares mais violentos do Rio de Janeiro.

Ao longo da vida, os amigos seguem caminhos diferentes e enquanto Buscapé se dedica a fotografia, com o sonho de seguir a profissão, Dadinho se torna Zé Pequeno, um perigoso traficante da região que sempre sonhou em ser dono da Cidade de deus.

Nas palavras de Zuenir Ventura: Assistir Cidade de Deus é um dever cívico.

3. Roma (2018) - México

Vencedor de dois Globos de Ouro e com um Oscar de Melhor Filme Internacional, Roma foi um dos filmes mais aplaudidos de 2018. Dirigido por Alfonso Cuarón, o filme conta a história de Cléo (Yalitza Aparicio), uma empregada doméstica que trabalha para uma família de classe média no Distrito Federal do México. Durante um ano turbulento, diversas mudanças começam a afetar os moradores da casa e o filme apresenta uma reflexão cuidosa sobre os contrastes sociais.

Ao todo, o filme teve 10 indicações ao Oscar e foi considerado uma verdadeira obra-prima!

4. Uma Mulher Fantástica (2017) - Chile

Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018, Uma Mulher Fantástica foi a primeira produção estrelada por uma pessoa transexual a conquistar o Oscar. Dirigido por  Sebastián Lelio e protagonizado por  Daniela Vega, Francisco Reyes, Luis Gnecco e Aline Küppenheim, o filme conta a história de Marina, uma garçonete transexual que tem o sonho de ser cantora profissional.

Para isso, ela trabalha durante os dias e canta nos bares da cidade nos bares e casas de show da cidade a noite. Porém, tudo muda após a morte inesperada de seu namorado Otavio.

Um filme emocinante e sensível que fecha a nossa lista com chave de ouro!


Tags

cinema latino-americano, lista de filmes, cinema