5 dicas para renovar o guarda-roupa gastando pouco

Você já olhou pro seu guarda-roupa e pensou: o que passava na cabeça dela? (se referindo ao seu eu do passado por ter comprado uma peça específica). Verdade seja dita, com o tempo o nosso estilo tende a mudar e aquelas peças que nós tanto amávamos, acabam dando lugar para outras roupas, cortes, estampas e cores. Se você está sentindo que é hora de renovar o visual, então esse é o texto certo!

A gente sabe que renovar o guarda-roupa não é uma tarefa fácil e foi pensando nisso que selecionamos 5 dicas de ouro para te ajudar, com peças estilosas e, claro, fazendo aquela economia necessária na hora das compras.

Um ponto importante de destacar é que mudar o visual vai muito além de comprar roupas novas. Antes de tudo, é interessante ver quais peças você já tem que podem ser aproveitadas em outros looks, criando novas combinações, e até mesmo quais peças não fazem mais sentido no seu estilo atual. Mais importante do que ter um guarda-roupa lotado, é saber escolher roupas versáteis e que te vistam com conforto, combinando em diversos looks e ocasiões.

Mas, agora, sem mais delongas, vamos às dicas!

1) Busque referências

Já vou adiantar que aqui não estamos falando sobre descobrir qual o seu estilo, a fim de defini-lo como básico, clássico ou qualquer outra nomenclatura, mas sim buscar referências de look com peças que você já gosta, para entender as milhares de combinações que aquela roupa permite. Uma dica é utilizar o Pinterest para se inspirar e descobrir novas tendências e formas ousadas de criar seus looks.

Você não precisa replicar exatamente os looks, pode observar o que mais gostou e criar novas combinações a partir disso. Até porque, não existem regras para montar um look, basta deixar a criatividade correr.

2) O básico nunca sai de moda

Seja você é do time dos looks mais discretos ou mais chamativos, uma coisa é certa: as peças básicas são essenciais em qualquer guarda-roupa. Pensa comigo, uma bela calça pode te acompanhar do escritório ao bar com os amigos e isso também se aplica a outras peças, como camisas de botão em cores neutras, calças jeans ou de alfaiataria, camisetas lisas e por aí vai.

O mais importante aqui é lembrar da dica anterior e pensar qual peça casaria perfeitamente com as roupas que você já tem e que podem ser aproveitadas em novas combinações. Dessa forma, você compra apenas o que realmente vai vestir.

3) Aposte em acessórios

Cintos, colares, brincos de diversos tamanhos e cores, pulseiras, anéis, lenços e até mesmo meias são pequenos toques que podem transformar o seu visual, seja dando um pouco de cor ao look ou tornando-o mais elegante.

Por exemplo, caso você seja adepta ao estilo boho, os cintos com pedrarias e os lenços são itens que agregam (e muito) no seu guarda roupa. Por falar em lenços, é possível criar belíssimos croppeds utilizando o lenço e testando as mais diferentes amarrações.

Além disso, os outros acessórios também podem te ajudar a trazer um toque de estilo todo especial ao seu look.

4) Invista em terceiras peças

Já vou começar dizendo que quando o assunto são terceiras peças eu sou muito suspeita para falar e, agora que deixamos a parcialidade clara, vamos às dicas. Algumas peças são atemporais e podem ser utilizadas de diversas maneiras como, por exemplo, blazers de alfaiataria, coletes, jaquetas, moletons e trench coats.

A terceira peça pode trazer mais sofisticação para o look ou deixar o visual mais despojado com o uso de coletes, kimonos ou jaquetas jeans. Além disso, elas também costumam ser peças chaves no quesito versatilidade.

5) Experimente peças que nunca usou

Eu sei, sei que essa ideia, a princípio, pode não fazer muito sentido. Mas sabe aquela peça que você sempre quis usar, mas, por algum motivo, nunca experimentou? Então, talvez essa seja a hora! Tem coisa que a gente só vai descobrir se fica bom ou não experimentando. Por isso, nossa dica é que você tente usar peças que nunca usou, mas sempre gostou.