Checklist de benefícios da leitura: por que devo ler?

Nem todo mundo ama ler, isso é verdade. Mas o que muitas pessoas não sabem é que a leitura, além de ser um hábito prazeroso, ainda traz inúmeros benefícios para sua saúde mental e equilíbrio emocional. Duvida? Eu, rainha das listinhas e tal, fiz mais uma \o/ Dessa vez um checklist com alguns benefícios da leitura pra você já começar hoje. Vem comigo!

Ajuda na memória

Sim senhorxs! Quando lemos, precisamos guardar muitas coisas ao mesmo tempo: personagens, cenários, arcos, relacionamentos, características, objetos importantes… Uma narrativa é um exercício de memória, quanto maior o livro e mais fatos narrados, mais você exercita sua cachola de lembranças. Sem falar em ler mais de um livro ao mesmo tempo e ter que lembrar que fato saiu da onde, aí é zerar o nível leitor mesmo.

Diminui o estresse

Aquele famoso grito de “tô de saco cheio” que a gente dá eventualmente, sabe? Mergulha no livro, fera! Eu te juro que vai ajudar. Quando você lê, sua vida fica no canto e você se vê inserido em outra realidade, vivendo o contexto que os personagens vivem e em contato com sentimentos alheios aos nossos. Sair da sua rotina nunca foi tão fácil, é só abrir um livro.

Melhora a análise crítica

Quanto mais você lê, mais seu universo de comparação se amplia. Ver fatos narrados sob diferente perspectivas e construir a sua própria, ler diferentes gêneros e ser capaz de comparar estilos. Compreender a profundidade de personagens, núcleos e passagens de tempo, e ainda ser capaz de avaliar tudo isso. Comece pelos livros e logo, logo você já melhorar sua capacidade de argumentação!

Estimula a criatividade

Diferentes de séries e filmes (que também são incríveis <3), os livros não nos entregam as imagens prontas, precisamos construir em nossa própria mente figuras que representam o que lemos. A gente sabe quando o “John” da nossa cabeça é diferente do ator que escolheram, por exemplo. Eu tenho meu John e cada pessoa que ler aqui tem o seu. Tem também cenários, gostos e cheiros que projetamos quando lemos e aquela realidade é totalmente nossa. Não é atoa que quando lemos muito temos desperta aquela vontade de escrever, criar ou mesmo desenhar o que imaginamos nas páginas.

Expande o vocabulário

Essa é quase óbvia, minha gente. Quando a gente lê bastante, tende a conhecer termos, palavras e construções que essa nossa vida online não proporciona, a gente escreve melhor. Vale mais uma vez recomendar o passeio por diversos gêneros, escritos em diversas épocas e conhecer do vosmecê ao vc. Sua produção de texto vai ser sucesso!

E tem muitos outrosbenefícios da leitura que não estão aqui! E claro, que além de fazer bem em diversos sentidos, ler também é uma das formas de entretenimento mais baratas e que pode ser feita em praticamente todos os lugares. Se entregue a hábito de leitura e sinta as mudanças 😉

Pra quem já se liga, temos um categoria recheada de Camisetas de Literatura, vem!