Copenhagen Fashion Week: moda, inclusão e sustentabilidade

Realizada na capital dinamarquesa, a Copenhagen Fashion Week é conhecida como a semana de moda mais sustentável do mundo e se tornou um dos eventos mais esperados do calendário fashion. As marcas escolhidas para participar dos desfiles precisam atender a diversos critérios rígidos que são determinados com base nas melhores práticas sustentáveis internacionais.

Ao todo, as marcas precisam estar de acordo com um código de conduta composto por 18 medidas que devem ser seguidas, dentro e fora das passarelas. Entre esses itens podemos destacar alguns pontos, como: oferecer serviços de reparos de peças danificadas, não utilizar plástico para a confecção das embalagens, não descartar peças de antigas coleções, ter no mínimo metade das roupas da coleção feitas com materiais sustentáveis, entre outros pontos.

Essas medidas visam chamar a atenção para os impactos da moda no meio ambiente, garantindo que as marcas que participam da Copenhagen Fashion Week estejam comprometidas a gerar o mínimo de impacto ambiental.

Uma virada de chave em prol da sustentabilidade

Para falar sobre a semana de moda de Copenhague é necessário analisar os contrastes entre ela e a semana de moda de Estocolmo, criada em 2005, apenas um ano antes do evento da capital dinamarquesa.

De um lado tínhamos a moda vibrante e boêmia da Dinamarca, do outro o estilo discreto e minimalista da moda sueca e embora as diferenças estéticas tenham sido um dos primeiros pontos de contraste das duas semanas de moda, com o passar do tempo, elas deixaram de ser a principal característica que separava os eventos.

Dentro disso, destacamos a virada de chave da Copenhagen Fashion Week que aconteceu quando Cecilie Thorsmark assumiu o cargo de CEO do evento em 2018, com a missão de torná-lo líder em sustentabilidade, estabelecendo códigos detalhados sobre as melhores práticas a serem adotadas pelas marcas participantes do desfile.

Atualmente a semana de moda de Copenhagen está entre as cinco fashion weeks de maior influência internacional, com desfiles mais voltados para o street styles que apresentam peças divertidas e autênticas, feitas a com diferentes texturas, cores e tecidos, tudo isso com foco em produções sustentáveis.

Além disso, uma das medidas estabelecida por esse código de conduta destaca que as marcas participantes do evento devem garantir a inclusão em todas as áreas e cargos da empresa, oferecendo condições de trabalho seguras para os funcionários.

Embora as práticas sustentáveis sejam um dos pilares da cultura escandinava, é importante perceber que essas mudanças incorporadas a semana de moda de Copenhagen tem um apelo forte em prol do investimento em ações que preservem o meio ambiente, colocando em pauta as discussões sobre a relação da moda com condições mais sustentáveis de produção e trabalho.

Moda e sustentabilidade: uma discussão dentro e fora das passarelas

A Copenhagen Fashion Week apresenta as tendências Primavera/Verão entre os dias 7 e 11 de agosto, mas a mensagem da semana de moda dinamarquesa vai além das peças apresentadas na passarela. Diante do cenário atual, é impossível falar sobre moda sem considerar os impactos provocados pela indústria no meio ambiente.

Para ilustrar a situação, apenas no Brasil, 4 milhões de toneladas de resíduos têxteis são descartados anualmente. Além disso, o uso irresponsável de recursos hídricos afeta o acesso à água em regiões em que os recursos já são escassos e prejudica a qualidade da vida aquática, uma vez que a água é contaminada pelos agentes químicos presentes na confecção de novas peças.

Existe um longo caminho a ser percorrido pela indústria no que se refere a ações sustentáveis, mas a visibilidade que eventos como a semana de moda de Copenhagen proporciona já leva essas pautas para o centro das discussões.

Do lado de cá, nós vestimos a camiseta dessa causa e investimos em produções conscientes, prezando por uma cultura sustentável em todos os níveis, da confecção das peças ao bem-estar de todos aqueles que constroem a história da marca diariamente. Saiba mais sobre as ações sustentáveis da Chico Rei.