Loja

Dia do Orgulho Nerd: entendendo melhor a data


• 3 mins de leitura
Dia do Orgulho Nerd: entendendo melhor a data

O Dia do Orgulho Nerd é comemorado anualmente em 25 de maio no mundo todo. A data foi criada com o intuito de reunir todos nerds mundo afora para bater no peito e celebrar a cultura nerd. E por que dia 25/05? Pois bem… Trata-se da data de lançamento de “Star Wars – Uma Nova Esperança”, primeiro filme da saga!

Neste ano o lançamento do Episódio IV completa 40 anos, então é mais um motivo pra comemorar o Dia do Orgulho Nerd, né? Ainda no dia 25 de maio é comemorado o Dia da Toalha, que também é uma data bem representativa. Dessa vez, é uma homenagem aos fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias”, do pra lá de perspicaz Douglas Adams.

Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd e a Cultura Pop

Você lembra de ouvir falar em Dia do Orgulho Nerd 10 anos atrás? Não, né? A ascensão da cultura nerd é recente. Tem muito pouco tempo que virou cool ser nerd e todo mundo quer ser. Cabe a reflexão de não esquecer os tempos de bullying e nem fechar os olhos achando que o mundo é um paraíso nerd. Isso sem falar em estereótipos e da imagem ideal que se tem do nerd legalzão millennial. Mas olhemos para o copo meio cheio: é, sim, um tempo mais bacana para ser nerd.

A verdade é que nunca a cultura nerd bombou tanto nas mais diversas mídias. No cinema é pelo menos um filme por semana. Os** videogames** estão com tudo, enquanto histórias em quadrinhos ganham cada vez mais espaço nas livrarias. As séries fizeram a proeza de levar nós, nerds, para maratonas…. Enfim, temos mais é que celebrar o dia 25 de maio!

Dia da Toalha

“O Guia do Mochileiro das Galáxias” é uma saga literária criada por Douglas Adams. A narrativa acompanha as epopeias de de Arthur Dent e suas viagens pelo espaço e diferentes galáxias. A obra é referência infinita para cultura pop e já ganhou adaptação para o cinema, ainda que um pouco aquém do que merece.

Segundo a história, a toalha é um item essencial para qualquer viajante intergaláctico, podendo ser utilizada em variadas e inimagináveis situações. E hoje, no Dia da Toalha, os fãs de Douglas Adams tomam as ruas acompanhados do item.

Dia do Orgulho Nerd na Chico Rei

Dia do Orgulho Nerd

Nessa data tão bacana, convidamos 3 meninas que amam a Cultura Nerd pra passar uma tarde aqui no Estúdio Chico Rei e bater um papo sobre cultura pop. Conheça um pouco mais sobre elas:

Letícia Perani – Apaixonada por games, hoje é Mestre e Doutora em suas pesquisas sempre voltadas ao mundo dos jogos. Desenvolve um projeto de pesquisa em retrogames, além de amar Cultura Geek, jogos online e vídeo games.

Leda Mendonça – Estudante de Engenharia Civil, apaixonada por Senhor dos Anéis, Star Wars e Cultura Pop. Ama filmes de super-heróis, uma de suas preferidas é a maravilhosa Jessica Jones.

Bartira Couttinho – Louca pelo Darth Vader, essa quase Bacharel em Direito ama séries, Pokémon e Cavaleiros do Zodíaco. Já viu Star Wars vááárias vezes, a primeira, maratonou todos os filmes em um dia só.


Tags

dia da toalha, dia do orgulho nerd, nerd, orgulho nerd