Loja

O que esperar dos festivais de música em 2017?


• 6 mins de leitura
O que esperar dos festivais de música em 2017?

Definitivamente, os festivais de música viraram parte da rotina de entretenimento no Brasil. Na real, há umas boas décadas eles já fazem a cabeça dos fãs de música. Mas é inegável o fato de que de 2010 pra cá a coisa ficou séria. Tem opção pra todo tipo de gosto! Desde a turma do underground que vai pra conhecer novos sons até a galera do gargarejo.

A pujança dos festivais de música do Brasil nesta década vem em um momento chave. O país definitivamente entrou na rota das grandes turnês internacionais. Tempos atrás, era raridade a aparição de bandas gringas por aqui. No auge então, nem se fala. Hoje, ano após ano somos bombardeados com os shows mais badalados do momento. Esses giros, em boa parte das vezes, cobrem o país de norte a sul. Massa, né?

A verdade é que não podemos reclamar de barriga cheia quando falamos de festivais de música. O Hollywood Rock bombou na década de 90, a trilogia Rock in Rio passou por aqui em 85, 91 e 2001, o Monsters of Rock também deu as caras a partir de 94. Depois, vieram TIM Festival, Claro Q É Rock, Skol Beats e mais.

O começo da década dos festivais

Festivais de Música - SWU

Já em 2010, os festivais de música voltaram com tudo. O primeiro SWU Music & Arts Festival surgiu como “uma nova versão de Woodstock” e contou com aceitação bacana por parte do público. O festival durou apenas duas edições, mas juntou Rage Against The Machine, The Mars Volta, Sublime, Kings of Leon, Queens of The Stone Age, Linkin Park, Pixies, Incubus, The Black Eyed Peas, Chris Cornell, Stone Temple Pilots, Alice in Chains, Sonic Youth e mais uma lista enorme de artistas gringos e brazucas bem renomados.

Além da vertente musical, o festival tinha o objetivo de promover ações, palestras e afins como incentivo à sustentabilidade. Eu fui numa palestra do Neil Young na edição de 2011 e achei massa.

Ainda em 2010, o Planeta Terra Festival se consagrou de vez! Estreou em 2008, com The Smashing Pumpkins, Hot Chip e Empire of The Sun. Depois, passaram pelos palcos Beady Eye, Kings of Leon, Garbage, Blur, Beck e mais uma galera.

Festivais de Música no Brasil - Blur tocando no Planeta Terra

Em 2013 e 2014, o Circuito Banco do Brasil fez sucesso. Levou nomes do calibre de Red Hot Chilli Peppers, Stevie Wonder e Paramore a várias capitais do Brasil. O Popload Festival nasceu no mesmo ano. Porém, com a proposta de ter uma estrutura mais intimista, que aproxima o público das bandas. No line-up de suas edições anteriores estiveram nomes de destaque: The xx, Iggy Pop, Tame Impala, The Lumineers e muitos outros.

Em 2016, Wilco e The Libertines lideraram o time de atrações internacionais.

Claro que não podemos falar dessa nova era de festivais de música sem mencionar os dois maiores nomes. O Rock in Rio voltou com tudo em 2011 e acontece a cada dois anos. As duas últimas edições mantiveram o perfil eclético visto desde a primeira edição. Mesclou nomes que vão do pop ao metal. Já o Lollapalooza chegou em 2012. De lá pra cá, vem batendo cartão todo ano com uma atração melhor que a outra.

O que podemos esperar dos festivais de música em 2017?

Guia de Festivais de Música

Com tanta coisa boa rolando por aqui nos últimos anos, é claro que 2017 começa com a expectativa lá no alto. E certamente ninguém vai ficar decepcionado. Os festivais de música vão bombar em 2017! A seguir, preparei uma lista com o que já temos confirmado pra você se preparar. Mas não vale dar bobeira, porque já tem coisa boa em março 😉

Lollapalooza

Quando: 25 e 26 de março

Onde: Autódromo de Interlagos – São Paulo (SP)

O que vai ter: O Lolla já pode ser considerado veterano aqui no Brasil. Um dos festivais de música mais famosos, foi fundado em 91 por Perry Farrell, do Jane’s Addiction. Por aqui já passaram nomes como Foo Fighters, Pearl Jam, The Killers, e Mumford and Sons. Neste ano, os caras não deixaram a peteca cair. Vão trazer Metallica, The Strokes, The Weeknd, Catfish and the Bottlemen, The xx e muito mais.

Lollapalooza Brasil - Festivais de Música

Abril Pro Rock

Quando: meados de abril (a confirmar)

Onde: Recife (PE) – sem local definido

O que vai ter: O Abril Pro Rock é nome consolidado no cenário do rock nacional. O festival pernambucano comemora 25 anos em 2017. Poucas atrações foram confirmadas até o momento… Mas já dá pra ter uma ideia de como vai ser: Angel Corpse, Tiger Army (EUA) e Cockney Rejects (Inglaterra).

Abril Pro Rock - Festivais de Música

Maximus Festival

Quando: 13 de maio

Onde: Autódromo de Interlagos – São Paulo (SP)

**O que vai ter: **O Maximus Festival é calouro no mundo dos festivais de música. Estreou ano passado, mas tá com tudo. A edição de estreia teve Rammstein, Hellyeah, Bullet For My Valentine. O festival é focado no rock pesado e preparou um line-up de dar inveja em veteranos. Linkin Park, Slayer, Rob Zombie, Five Finger Death Punch, Prophets of Rage, Ghost e mais.

Maximus Festival - Festivais de Música

Virada Cultural

Quando: 20 e 21 de maio

Onde: São Paulo (SP), provavelmente concentrado no bairro de Interlagos

O que vai ter: Aqui é o momento de quebrar o protocolo. Até então, estava falando de festivais de música que trazem atrações internacionais ao Brasil. Porém, não resisti à tentação de incluir um evento tão maneiro na lista! A Virada Cultural é um dos festejos mais bombantes do calendário cultural de São Paulo.

Depois de levar shows de Mutantes, Emicida, Arnaldo Antunes, Tulipa Ruiz e mais uma galera, a expectativa pelas atrações está lá no alto. Dedos cruzados!

Virada Cultural - Festivais de Música

Rock In Rio

Quando: 15, 16, 17, 21, 22, 23 e 24 de setembro

Onde: Nova Cidade do Rock – Rio de Janeiro (RJ)

O que vai ter: O Rock in Rio é o queridinho dos festivais de música brasileiros. Depois de bombar por aqui, a franquia ganhou o mundo sem nem mudar o nome. Neste ano, chega em sua sexta edição na Cidade Maravilhosa. Como de costume, as atrações não são todas confirmadas de uma vez. Hoje já conhecemos boa parte dos nomes, mas ainda rola a expectativa de melhorar.

Por enquanto, já contamos com Red Hot Chili Peppers, Maroon 5, Lady Gaga, Bon Jovi, Justin Timberlake e outros. Ah, vale lembrar que o Palco Sunset continua. Em algumas edições, foi até melhor que o principal (quem viu o show do Offspring sabe).

PS: boatos fortes dão conta de que Guns N’ Roses (formação com Slash, Duff e Axl Fuckin’ Rose) e The Who serão co-headliners em um dia do festival. Por favor, Medina, nunca te pedimos nada…

PS 2: não sei se você lembra, mas a Chico Rei já foi parceira do Rock in Rio! Isso mesmo: lançamos a linha oficial de camisetas da edição de 2013 do festival. Assista ao vídeo clicando aqui =)

Rock in Rio - Festivais de Música

Popload Festival

Quando: provavelmente em outubro

Onde: provavelmente em São Paulo (SP)

O que vai ter: Bem, até agora não temos nada confirmado. Mas a expectativa causada pelas últimas edições é tanta que a gente confia na organização do festival. Já estamos com dedos cruzados por aqui para que o Popload mantenha o ótimo nível!

Popload - Festivais de Música

Já salvou o post nos favoritos pra não perder nenhuma data? Não vai dar mole, hein? Agora que eu sei que você tá na pilha pra curtir todos esses festivais de música, a Chico Rei te ajuda a mandar bem no visual com as melhores camisetas de música e as camisetas de rock mais legais da internê! Curtiu o conteúdo? Compartilha com os amigos, vai 😉

Camisetas de Música na Chico Rei

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar


Tags

festivais de música, festivais de música 2017, guia de festivais 2017, shows internacionais 2017