Loja

O Auto da Compadecida: as TOP 5 frases para você usar

Não sei, só sei que foi assim! Num dia a gente acordou e decidiu criar essa lista inspirada pelo filme O Auto da Compadecida. Uma boniteza que só!


• 4 mins de leitura
O Auto da Compadecida: as TOP 5 frases para você usar

Do Norte ao Sul, ninguém sabe contar uma história tão bem contada como Chicó e João Grilo . Enquanto um tem uma mente sonhadora que é capaz de criar asas, o outro tem pés tão firmes que quase afundam no chão. Uma dessas amizades complementares que, por sorte, não são raras de se ver.

Mas quando Ariano Suassuna pensou nesses dois, ele teve um carinho mais do que especial que deu vida a uma das melhores duplas de todos os tempos! A verdade é que do sertão brasileiro, muita história se absorve e se extrai. Quando moldadas pela habilidade e talento artístico de nossos autores, então, o resultado é uma obra-prima que faz o olho transbordar de emoção.

Inspirados pela poesia de Suassuna, criamos uma lista com as 5 melhores frases do filme O Auto da Compadecida para você relembrar as belezas dessa grande produção!

5 frases eternizadas em O Auto da Compadecida!

1- Jesus às vezes se disfarça de mendigo pra testar a bondade dos homens

Uma coisa é certa, nessa obra a religião é algo muito presente no cotidiano dos personagens, mas uma coisa interessante de notar é que a história do filme consegue misturar de forma sagaz o fantasioso e o factível, a religião e o mundano.

O Auto da Compadecida é um encontro de crenças e descrenças que não apenas alimentam o enredo, como nos mostra um pouquinho das desavenças que nos guiam diariamente. Um emaranhado de situações e ensinamentos que nos fazem refletir sobre como encaramos o mundo à nossa volta.

2- Não sei, só sei que foi assim

Enquanto João Grilo tinha a mente brilhante que cruzava e descruzava informações, criando situações incríveis, Chicó tinha uma mente imaginativa que criava causos capazes de entortar o nariz de qualquer um, em dúvida.

Esse talento, inclusive, é o desfecho de todas as suas histórias, que dá ainda mais fantasia à realidade – e vice-versa. Uma frase tão famosa que aqui, na Chico Rei, virou uma das nossas estampas mais vendidas.

Já deu uma conferida em nossa camiseta O Auto da Compadecida para enaltecer ainda mais o rico universo criado por Suassuna?

camiseta-o-auto-da-compadecida

3- Matar padre dá um azar danado. Sobretudo para o padre!

Com rixas resolvidas na ponta da faca ou no cano fumegante de uma pistola, O Auto da Compadecida fazia rir e encantar com a situação – e de diferentes maneiras.

Nessa, sobrou até mesmo para o padre da região, que se via tentando amenizar as queixas alheias sobre a sua abençoada pessoa. Sem muito sucesso, diga-se de passagem.

4- Se a Senhora continuar a interceder desse jeito por todos o inferno vai terminar igual a uma repartição pública: existe, mas não funciona

João Grilo clamou por misericórdia até depois da morte. Acontece que a malandragem, quando não te convence na conversa, roga até pela piedade divina. Graças às misericórdias o seu pedido foi ouvido, mas isso gerou uma questão importante no céu e ficou eternizada em uma das frases mais clássicas do O Auto da Compadecida.

5- I love you quer dizer morena em francês.

Não satisfeito em inventar as histórias mais mirabolantes de Taperoá, Chicó evoluiu um pouco mais em suas ideias e até conseguiu achar uma brecha em um dos 10 mandamentos, mais especificamente aquele que dizia que não é certo cobiçar a mulher do próximo.

frases-filme-auto-da-compadecida

Mas, para Chicó, o cumprimento dessa ordem vai depender da brabeza do próximo e da belezura da mulher dele. Nesse caso, ele disse que foi logo dizendo “i love you, i love you” que a dama se derreteu todinha. Ah! E caso cê esteja se perguntando, “i love you” quer dizer morena, em francês.

Explore o sertão brasileiro com a Chico Rei

As belezas do sertão vão além do que os olhos podem ver e estão presentes no encanto de colocar os pés num chão por onde a história passa, cercado por uma cultura rica que canta, dança e encontra na fé o seu refúgio.

auto-da-compadecida-frases-1

Por aqui, cada cantinho do Brasil vibra suas bonitezas de ser em estampas que tem muita, mas muita história pra contar. Para além das aventuras de Chicó e João Grilo, nós contamos com uma seleção de camisetas que carregam com orgulho as maravilhas do Sertão.


Tags

O auto da compadecida, ariano suassuna, filmes brasileiros