Pra ver no fim de semana: 39 dicas de Martin Scorsese

Martin Scorsese é, indiscutivelmente, uma lenda viva do cinema. A filmografia impecável ao longo de mais de quarenta anos de carreira, construída graças a uma produtividade invejável, faz do diretor, produtor e roteirista quase unanimidade.

Gênio por trás das câmeras, Scorsese custou a ser reconhecido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e, após um mar de indicações, ganhou seu primeiro Oscar em 2007, graças ao êxito de Os Infiltrados. Se a Academia custou a reconhecê-lo, o mesmo não pode ser dito sobre a crítica especializada e colegas de profissão. Martin também é unanimidade entre eles.

Agora contarei uma história… Certa vez, um jovem cineasta chamado Colin Levy teve a sorte de conhecer Scorsese. Colin era, na época, totalmente inexperiente sobre cinema (atualmente trabalha com efeitos visuais na Pixar), o que, segundo o próprio, se confirmou após o encontro. Só que o jovem foi além e aproveitou o contato para pedir uma singela ajuda a um dos maiores gênios da sétima arte: uma lista de filmes estrangeiros que seriam o pontapé inicial para que ele começasse a aprofundar seu conhecimento sobre cinema.

Semanas depois, Martin respondeu com uma lista com os 39 filmes que você confere abaixo:

1 — A Aventura (1960), Michelangelo Antonioni
2 — A Bela e a Fera (1946), Jean Cocteau
3 — A Grande Ilusão (1937), Jean Renoir
4 — A Regra do Jogo (1939), Jean Renoir
5 — A Terra Treme (1948), Luchino Visconti
6 — Aquele que Sabe Viver (1962), Dino Risi
7 — Aguirre, a Cólera de Deus (1972), Werner Herzog
8 — Antes da Revolução (1964), Bernardo Bertolucci
9 — No Decurso do Tempo (1976), Wim Wenders
10 — O Bando à Parte (1964), Jean-Luc Godard
11— Contos da Lua Vaga (1953), Kenji Mizoguchi
12 — Atirem no Pianista (1960), François Truffaut
13 — Week-end à Francesa (1967), Jean-Luc Godard
14 — Os Eternos Desconhecidos (1958), Mario Monicelli
15 — Blow-Up — Depois Daquele Beijo (1966), Michelangelo Antonioni
16 — Humberto D. (1952), Vittorio De Sica
17 — Ikiru (1952), Akira Kurosawa
18 —Ladrões de Bicicletas (1948), Vittorio De Sica
19 — Paisà (1946), Roberto Rossellini
20 — Metrópolis (1927), Fritz Lang
21 — Napoleão (1927), Abel Gance
22 — Nosferatu (1922), F.W. Murnau
23 — Acossado (1960), Jean-Luc Godard
24 — O Amigo Americano (1970), Wim Wenders
25 — O Açougueiro (1970), Claude Chabrol
26 — O Casamento de Maria Braun (1979), Rainer Werner Fassbinder
27 — Dr. Mabuse, o Jogador (1922), Fritz Lang
28 — O Enforcamento (1968), Nagisa Oshima
29 — O Enigma de Kaspar Hauser (1974), Werner Herzog
30 — O Intendente Sansho (1954), Kenji Mizoguchi
31 — O Medo Consome a Alma (1974), Rainer Werner Fassbinder
32 — O Mercador das Quatro Estações (1971), Rainer Werner Fassbinder
33 — Os Incompreendidos (1959), François Truffaut
34 — O Boulevard do Crime (1945), Marcel Carné
35 — Os Sete Samurais (1954), Akira Kurosawa
36 — Rocco e seus Irmãos (1960), Luchino Visconti
37 — Roma, Cidade Aberta (1945), Roberto Rossellini
38 — Céu e Inferno (1963), Akira Kurosawa
39 — Viagem a Tóquio (1953), Yasujiro Ozu

Enquanto isso, incansável aos 72 anos, Martin prepara uma gama de novas empreitadas. Tenho certeza que quando terminarmos de assistir a todas essas dicas de ouro, teremos novidades desse gênio pipocando pelas telinhas e telonas mundo afora. É bom saber que ele está por aí!