Música para dormir: 7 dicas pra pegar no sono
Antes de qualquer coisa, precisamos acabar com um mito. Música para dormir não é sinônimo de música chata. Muito pelo contrário, até. A lista que preparei conta com alguns dos sons que mais curto. A hora de dormir é quase um ritual. Cada um tem sua técnica: uns preferem ler, outros contam ovelhas, uns assistem à 2ª temporada de True Detective e por aí vai…
Ouvir música para dormir não é nada extraordinário. É comum recorrermos a ela para trabalhar, fazer faxina, pegar a estrada ou praticar esportes. A hora da soneca é só mais um dos infinitos momentos em que a música é presente em nosso dia a dia.
Qual tipo de música ouvir para dormir?
Estudos comprovam que ouvir música para dormir ajuda a relaxar. Consequentemente, a botar a insônia pra correr. Li certa vez que cientistas fizeram um estudo com dois grupos de 10 pessoas cada. Cada grupo ouvia um tipo diferente de música antes de dormir. O primeiro optou por músicas “calmas”. O segundo, por músicas mais “agitadas”. O tal do estudo indicou que a galera do primeiro grupo conseguiu pegar no sono mais rápido. Verdade ou não, ninguém melhor do que você para dizer o tipo de música que te relaxa.
Claro que não basta fazer uma playlist bacanuda com música para dormir e tomar rios de café. Aqui na Chico Rei, por exemplo, nós curtimos muito a bebida. Mas há de se convir que não é uma boa ideia antes de ir pra cama, certo? Quando for a hora certa de tomar o elixir dos criativos, o Café Chico Rei é uma ótima pedida. Melhor ainda com uma caneca criativa… Mas enfim, vamos voltar o foco para a música 😉
Antes da lista, uma curiosidade: o Spotify fez uma análise em milhões de playlists mundo a fora. O resultado apontou o rei da música para dormir: Ed Sheeran. O cara tá em tudo quanto é playlist, então não é nenhuma surpresa que seu estilo voz e violão desponte como sonífero da rapaziada. Vale notar que o inglês apareceu com mais de uma música na lista, mas quem garantiu o topo foi o sucesso “Thinking Out Loud”.
Música para dormir: 7 dicas deste que vos escreve
A playlist que apresento a seguir não tem nenhum embasamento técnico, nem tem nenhum grande estudo como background. Basicamente, são músicas que retirei das minhas próprias listas. Música para dormir é algo que faz parte do meu dia a dia, mas é aquilo que falei ali em cima: cada um sabe o tipo de som que faz relaxar. Essas sete músicas a seguir me fazem viajar e desligar do mundo. Espero que goste =)
Vamos lá:
Bon Iver – re:stacks
É muito comum confundir Bon Iver com seu fundador e líder, Justin Vernon. O que não é nada anormal, uma vez que o projeto nasceu de uma temporada em que o cara passou vivendo numa cabana, afogando as mágoas e compondo as canções do primeiro álbum do projeto.
As músicas da banda apresentam harmonias vocais complexas, arranjos por vezes minimalistas e uma sonoridade bem gostosa de ouvir. A música escolhida para a lista foi lançada como single do álbum de estreia, “For Emma, Forever Ago”, em 2008.
Radiohead – Fake Plastic Trees
A genialidade de Thom Yorke e sua trupe não é novidade pra ninguém. O Radiohead é uma das bandas mais inventivas de todos os tempos e segue produzindo coisa boa com relativa frequência. “Fake Plastic Trees” é parte do clássico “The Bends”, de 1995, e representa muito bem a pegada da banda naquela época.
Regina Spektor – Samson
Regina Spektor tem um estilo musical bem marcante. É fácil identificar uma música dela. Sua voz inconfundível, o pianinho e as letras… É raro ver uma assinatura tão forte por aí. E a escolhida para a playlist é a bacaninha “Samson”. Diga-se de passagem, Spektor poderia ganhar sozinha uma playlist “música para dormir”.
Os Beatles são quase presença garantida em todas as listas de música que faço. Nesta não podia ser diferente. Os caras entram com a clássica Blackbird, uma das músicas mais bonitas dos fab four. Relax total!
Caso não tenha ligado o nome à pessoa, Oscar Isaac é na verdade um dos atores mais bombantes da atualidade. O cara interpretou ninguém menos que o vilão que dá título a X-Men: Apocalipse. Ah, claro… Ele também é o Poe Dameron da nova trilogia Star Wars. Lembrou, né? A música em questão faz parte da trilha do road movie musical dos irmãos Coen, “Inside Llewyn Davis”. Não basta interpretar: tem que soltar a voz também!
A música é um cover de Dave Van Ronk:
Daughter é o nome de uma banda londrina de indie folk rock. O grupo é liderado pela guitarrista e vocalista Elena Tonra. A sonoridade do conjunto é bem diferente e tem camadas sonoras muito interessantes. Vale procurar e conhecer mais:
James Bay – Let It Go
James Bay foi uma das maiores surpresas da música nos últimos anos. O cara faz um folk rock de qualidade e impressiona pela voz. Suas melodias também caíram nas graças da galera mundo afora e aqui ele também conquistou seu espaço. O som da vez é “Let It Go”:
Se você for usuário do Spotify, subi a playlist “Música para dormir” por lá com mais um monte de músicas. Vou atualizando na medida do possível. Ah, claro! Se você tiver uma playlist bacana e quiser compartilhar comigo, vai ser um prazer te seguir por lá 😉
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar
Salvar