#PorDentroDaGaleria: conheça a artista Nicolle Bello!

A história da Nicolle com a Chico começou lá em 2010, quando ela fez parte do nosso time por quatro anos, dividindo e expressando toda a sua criatividade com a gente. Depois de muitas andanças, ela voltou a compor o nosso espaço com seu jeito múltiplo e seu olhar único, transbordando o que há de melhor.

Confira abaixo a nossa conversa com a artista e conheça um pouco mais sobre a pessoa por trás de muitas das nossas belas estampas:

Estampas: 1. Espada de São Jorge; 2. Folclore; 3. Dandara

Nicolle, como você se apresentaria para alguém que não te conhece?
Me apresentar é sempre um desafio para mim... Porque nesses momentos a gente, de alguma forma, se define, e eu gosto muito de ser múltipla. Sou gente. Amo conversar, abraçar (saudades, inclusive!), fazer trilhas, tomar banho de rio, de mar, de cachoeira. Adoro bichos e sou apaixonada pela minha melhor amiga, a vira-lata Olívia. Também adoro cultura popular brasileira, música, dança e tudo o que é festa! Profissionalmente, sou artista visual. Essa foi a primeira área em que me descobri, e é aquela em que atuo a mais tempo. Também sou cantora, compositora e performer na banda itinerante Čao Laru. Mas estou sempre me experimentando... Já vendi salgadinhos vegetarianos, já fiz alguns trabalhos de mímica e palhaçaria para eventos, às vezes me arrisco na fotografia e no audiovisual... Também já fiz alguns trabalhos como produtora de eventos: organizei bloquinhos de carnaval, agitei algumas intervenções urbanas através do SEJA.coletivo e muitos shows, oficinas, cineclube e palestras no Coletivo Bananal. Amanhã, quem sabe? Ainda tenho vontade de trabalhar com projetos sociais e com educação ambiental. Sigo sonhando e arriscando!

Quando e como você se descobriu ilustradora?
Meu pai era ilustrador também, o chargista 'Bello'. Por isso esse ofício sempre esteve muito presente na minha vida, e era brincadeira de criança "imitar o papai". Então o desenho foi entrando naturalmente na história, como um passatempo. Até que com uns 15 anos de idade comecei a trabalhar com isso, na época fazendo caricaturas sob encomenda... Com 20 anos eu consegui meu primeiro emprego na área, como estagiária da equipe de criação da Chico Rei e aí não parei mais.

Pra você, como têm sido todos esses anos trabalhando com a sua arte?
Eu me sinto muito feliz em poder me expressar artisticamente e fazer disso meu trabalho. Acredito que a criatividade é curativa e que a arte tem um grande poder transformador. São mensagens, ideias que espalhamos. É muito legal perceber isso tudo reverberando quando vejo alguém usando uma camisa com uma arte que criei, cantando uma música que compus, compartilhando um vídeo que concebi... É um fazer desafiador, mas muito, muito gratificante.

Quais são as suas referências principais e inspirações?
Eita! Tem gente boa nesse mundão, hein!? Eu acho que ver o trampo de outras pessoas é algo que sempre abre nossa cabeça e alimenta a criatividade. Só entre minhas amigas e amigos eu teria uma lista infindável de artistas ímpares pra citar... Mas para não correr o risco de esquecer nenhum nome, acho que minha melhor resposta é: minhas maiores inspirações são a natureza, as coisas simples e cotidianas, a música e a cultura popular.

Como você define seu estilo?
Pode parecer uma resposta simplista, mas diria que meu estilo é: livre! Como gosto muito de experimentar, prefiro não me prender a um traço ou uma técnica. Acho que a unidade do trabalho vem da verdade que ele transparece. Como diria Leminski: "Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além".

Você tem um processo criativo? Como você lida quando rola o famoso bloqueio?
Normalmente inicio meus processos criativos com muita pesquisa. Tanto em períodos 'normais' quanto em momentos de 'bloqueio'. Vou me alimentando de boas referências, e isso vai aumentando o repertório imagético. Vou anotando ideias em algum papelzinho e depois releio tudo e faço uma seleção do que acho que realmente tem potencial de virar uma arte bacana. Penso que o principal antídoto para o 'bloqueio' é a inspiração. Então vou sempre buscando me munir de novas ideias.

Deixa um recado pro público da Chico :)
Gente, é muito mágico se conectar com pessoas através do nosso trabalho... Vejo vocês por aí, nas ruas e nas redes usando estampas que fiz e, mesmo que muitas vezes a gente não se conheça, sinto que temos algo em comum. Sou grata à Chico Rei por proporcionar essas conexões invisíveis e a todes vocês que acreditam nesse trabalho feito a tantas mãos, com tanto respeito e carinho! Juntes somos motor de transformação!


Temos uma sorte danada de poder dividir com a Nicolle e tantos outros artistas um pouquinho do que acreditamos. Esse é o nosso jeito de levar a arte cada vez mais longe e seguir inspirando pessoas com aquilo que temos de mais bonito.

Quer fazer parte desse movimento com a gente? Inscreva-se no projeto.

E para apreciar ainda mais o trabalho da Nicolle, é só visitar o nosso site :)