Loja

Qual a ordem certa pra ver Star Wars?

Afinal de contas, qual a ordem certa pra ver Star Wars? Prepare a pipoca e vem com a gente.


• 5 mins de leitura
Qual a ordem certa pra ver Star Wars?

Se você morou no planeta terra nos últimos 40 anos e não passou todo esse período em coma, é bem provável que já tenha ouvido falar de Star Wars. Pode até não ser fã, mas certamente já se deparou com esse combinado de palavras em inglês (também conhecido como Guerra nas Estrelas).

Fã ou não, é preciso reconhecer que trata-se de uma das maiores marcas da cultura popular mundial. Mas cá entre nós: se você ainda não assistiu, tá esperando o que? A pergunta anterior era retórica, mas talvez você de fato esteja esperando algo… Mais especificamente, um manual de conduta sobre como deve assistir. São muitos filmes, você vai pensar. Então afinal de contas, qual a ordem certa pra ver Star Wars?

caneca star wars chico rei
Canecas Star Wars

Sinto decepcionar, mas por aqui trabalhamos na honestidade: não existe ordem certa. O que tem por aí são opiniões a respeito da melhor forma de embarcar nessa história… Repetindo para que fique bem claro: são opiniões.

Dito isso, o que nós podemos fazer pra te ajudar é apresentar a ordem cronológica de lançamento e a ordem cronológica narrativa.

Então, sem mais delongas, deixo contigo duas possibilidades para assistir Star Wars e depois eu te apresento alguns argumentos que podem ajudar (bastante) na decisão. Se liga:

Ordem cronológica de lançamentos de Star Wars

ordem cronologica de lançamento star wars

▪️ Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

▪️ Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

▪️ Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)

▪️ Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

▪️ Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

▪️ Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

▪️ Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

▪️ Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

▪️ Star Wars, Episódio IX: A ascensão Skywalker (2019)

E aí você pode ver os spin-offs depois, se quiser (Rogue One é ótimo, Solo é uma porcaria):

▪️ Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

▪️ Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

Ordem cronológica narrativa

ordem certa para ver star wars

▪️ Star Wars, Episódio I: A Ameaça Fantasma (1999)

▪️ Star Wars, Episódio II: Ataque dos Clones (2002)

▪️ Star Wars, Episódio III: A Vingança dos Sith (2005)

▪️ Han Solo: Uma História Star Wars (2018)

▪️ Rogue One: Uma História Star Wars (2016)

▪️ Star Wars, Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977)

▪️ Star Wars, Episódio V: O Império Contra-Ataca (1980)

▪️ Star Wars, Episódio VI: O Retorno do Jedi (1983)

▪️ Star Wars, Episódio VII: O Despertar da Força (2015)

▪️ Star Wars, Episódio VIII: Os Últimos Jedi (2017)

▪️ Star Wars, Episódio IX: A ascensão Skywalker (2019)

Qual a melhor ordem para assistir Star Wars?

qual a ordem pra assistir star wars - Blog Chico Rei

Agora que você já conhece as duas possibilidades, vamos aos fatos que podem te ajudar a escolher uma delas. Explicando: como você possivelmente imaginou, a ordem cronológica de lançamentos é, simplesmente, a ordem em que os filmes foram lançados. Já a ordem cronológica da história é a ordem linear dos acontecimentos ali narrados. Pra ficar ainda mais fácil de entender: a primeira é no mundo real e a segunda é lá no mundo Star Wars.

Mas se você não vai me responder qual a ordem certa pra ver Star Wars, poderia pelo menos me dizer qual você prefere?

Claro! E sem enrolação: prefiro assistir na ordem em que os filmes foram lançados.

camiseta star wars chico rei
Camiseta Star Wars

Star Wars só é Star Wars por conta da genialidade que teve George Lucas ao lançar um produto tão visionário em meados dos anos 70. A trilogia original é encantadora! A estrutura clássica da jornada do herói foi posta à prova em sua essência, quando o mundo foi apresentado a um protagonista que habitava um universo incrível, incluindo um planeta onde o pôr do sol era uma experiência um tanto diferenciada.

Quarenta e poucos anos depois, eis que esses mesmos personagens, entre heróis carismáticos e um vilão ainda mais, contam com uma legião fervorosa de fãs. São lições em forma de narrativas cativantes, capazes de atravessar as barreiras do tempo.

O que veio depois foram tentativas de manter viva a chama e encher alguns bolsos de dinheiro. Do ponto de vista do legado, isso nem era necessário, afinal, os clássicos são eternos. Mas entendemos que a senhora Hollywood adora continuações, remakes e altas cifras.

novos filmes star wars

A segunda trilogia é um prólogo da história original, contando a origem de Darth Vader. Já a trilogia mais recente é uma continuação: se passa cerca de 30 anos depois dos acontecimentos da trilogia original.

Na minha visão, não faz sentido você assistir a origem de um dos maiores personagens da cultura pop se você nem conhece o dito cujo. Saber o que transformou Anakin em Darth Vader só faz sentido se você entender a magnitude desse personagem tão complexo em camadas. Isso tudo sem falar que a segunda trilogia é cheia de referências, easter eggs e fan services para quem já assistiu à trilogia clássica… Você não vai querer ficar moscando, né?

Camiseta I Need Space - Chico Rei
A camiseta I Need Space prova que até mesmo as mulheres de outros planetas estão precisando de espaço para respirar.

Já a terceira trilogia é aquela história: Disney comprou a Lucas Films. Disney precisa fazer valer o investimento e seguir faturando em cima da franquia. Disney precisa atrair novas gerações de fãs, rejuvenescer a saga e, claro, encher a casa do Mickey de dinheiro. Além dela, vieram dois spin-offs (filmes fora da narrativa das trilogias): um excelente, outro terrível...

a ascensao skywalker

Se você ainda não se convenceu sobre assistir aos filmes na ordem em que foram lançados (excetuando os spin-offs), aqui vai minha cartada final: se você começar a assistir pelo Episódio I, é bem possível que desanime no meio e abandone a maratona. A segunda trilogia, composta pelos Episódios I, II e III, é bastante questionável: tem seus bons momentos, mas no geral não é boa. Começar por ela pode quebrar qualquer tipo de encanto que você poderia ter pela saga Star Wars.

Mas, após apresentar os argumentos eu reforço, não existe ordem certa (apenas um caminho que pode ser um pouco mais divertido).


Já preparou a pipoca? Que a força esteja com você!


Tags

star wars, cinema, filmes, ordem certa pra ver star wars, star wars day