Loja

A veracidade e o sarcasmo das músicas de Rita Lee


• 3 mins de leitura
A veracidade e o sarcasmo das músicas de Rita Lee

A rainha do rock brasileiro Rita Lee é conhecida por sua psicodelia que se mostra através de suas canções e do próprio “life style” da cantora. Paulista, capricorniana e pertencente a geração dos anos 50 (nasceu em 1947) a artista bebe na fonte da MPB, da bossa nova, do tropicalismo e também dos movimentos New Age e disco.

Quando estava no colégio com 16 anos Rita Lee formou um grupo só de meninas que foi batizado de Teenage Singers. E é em 1966 que começa a atuação da banda Os Mutantes (antes denominados Os Bruxos), composta por ela, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias.

Rita Lee se apresenta pela última vez com o grupo no ano de 1972, no Rio de Janeiro. Ano em que “lança” o álbum que recebe apenas o seu nome: Hoje é o Primeiro Dia do Resto de Sua Vida – porque Os Mutantes já haviam gravado um disco no mesmo ano. A partir dessa ruptura (re)nasce a Rita estrela do rock, cantora, performer e compositora.

As letras de suas canções brincam de forma livre e irônica com temas reais, cotidianos e até embaraçosos da nossa vida de* pacato cidadão*. Separamos uma lista com as composições mais autênticas, auto-astral e irônicas imagináveis.

Aumenta o volume logo!!

1. Amor e sexo

Durante toda a letra Rita Lee vai comparando amor e sexo, as diferenças são apresentadas com a escolha de determinadas palavras, com comparações inusitadas, algumas delicadas e outras verdadeiras – sobre um ser bossa nova e o outro carnaval!

**2. A fulana**

A música conta basicamente a história de uma mulher que resolve ficar com o amigo do seu (atual) ex-namorado de maneira divertida: “você não sabe você não é mal mas seu amigo é bem mais legal”…

**3. Balacobaco**

Essa composição da título também ao álbum: Balacobaco lançado no ano de 2004. A letra narra o dia e as situações corriqueiras da vida de uma doméstica que trabalha para uma patroa que só fica na cama; aos poucos temas como estupro, condições ruins no emprego e falta de segurança vāo sendo evidenciados em forma de contestação na canção. Ao mesmo tempo a ironia e o trocadilho com as palavras aparecem como informação principal que nos lembra como um mantra:

**4. Tudo vira Bosta**

A poesia dessa música está justamente no fato de ela não falar uma mínima mentira sobre a nossa realidade: vivemos através de sistemas sociais que nos obrigam a estudar, trabalhar, ganhar dinheiro, gastar esse dinheiro para no final… tudo virar bosta.

**5. Hino dos Malucos**

O hino dos malucos é uma saudação a todos aqueles que se sentem um pouquinho fora da curva de vez em sempre:

Malucos, somos iguais a diferença e todos temos uma crença: seguir a lei jamais compensa, malucos, somos a mola desse mundo, mas nunca iremos muito a fundo nesse dilema tão profundo.

**6. Alô! Alô! Marciano**

Quem nunca teve vontade de sair correndo desse Planeta Terra que atire a primeira pedra. Rita Lee resolve desabafar com os marcianos sobre as loucuras que cercam o ser humano e a vida em sociedade:

Alô, alô marciano

A coisa tá ficando russa

Muita patrulha, muita bagunça

O muro começou a pichar

Tem sempre um aiatolá prá atolá , Aláh !

Tá cada vez mais down no high society !

**7. Papai me empresta o carro**

O tema da música é praticamente a falta de dinheiro de um jovem que precisa do carro de seu pai para levar sua garota ao cinema e tenta o convencer com argumentos singulares.

**8. Flagra**

E para finalizar quem diria que até a sessão de cinema iria render em um flagra!

![](http://blog.chicorei.com/wp-content/uploads/2017/10/riri1.jpg)

Discografia:

Build Up – 1970

Hoje é o primeiro dia do resto da sua vida – 1972

Atrás do Porto tem uma Cidade – 1974

Fruto Proibido – 1975

Refestança – 1976

Entradas e Bandeiras – 1977

Babilônia – 1978

Rita Lee – 1979

Rita Lee- 1980

Saúde – 1981

Rita Lee Roberto de Carvalho – 1982

Bombom – 1983

Rita Hits – 1984

Rita e Roberto – 1985

Flerte Fatal – 1987

Zona Zen – 1988

Rita Lee e Roberto de Carvalho – 1990

Bossa ’n Roll – 1991

Rita Lee – 1993

A Marca da Zorra Ao Vivo – 1995

Santa Rita de Sampa – 1998

Acústico MTV – 1998

3001 – 2000

Aqui, Ali, Em qualquer lugar – 2001

Balacobaco – 2004

The Greatest Hits – 2004

Hits Vol I – 2005

MTV ao vivo Rita Lee – 2005

Multishow ao vivo – 2009

Reza – 2012


Tags