Loja

3 Lendas do Folclore Brasiliero e seus personagens

Confira as histórias do nosso folclore que atravessam gerações.


• 5 mins de leitura
3 Lendas do Folclore Brasiliero e seus personagens

Algumas histórias sobrevivem a força do tempo e das gerações, atravessando os dias e permanecendo atuais! São como causos vivos que parecem ganhar novas narrativas e detalhes a partir da quantidade de vezes que é contado.

Essas histórias, em sua maioria, nascem nas pequenas rodas em volta da fogueira, nas conversas entre pais e filhos ou, até mesmo, durante as prosas de pescadores ao pé do rio e nós chamamos elas de lendas.

Hoje, selecionamos 3 lendas do folclore brasileiro para te ajudar a mergulhar em todo esse encanto que a nossa cultura proporciona. Confira!

O que é folclore?

folclore-brasileiro-chico-rei--5-

Segundo o dicionário, uma lenda é uma narrativa fantasiosa que combina acontecimentos reais e imaginários, utilizando de marcos históricos e invenções para dar vida à trama. No folclore brasileiro, por exemplo, é composto pela união de várias culturas, como a indigena, africana e europeia.

Foi no século XX, que folcloristas como Mário de Andrade e Luís da Câmara Cascudo difundiram o folclore popular no Brasil, como afirma a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951, que dizia:

"Constitui o fato folclórico a maneira de pensar, sentir e agir de um povo, preservada pela tradição popular e pela imitação, e que não seja diretamente influenciada pelos círculos eruditos e instituições que se dedicam, ou à renovação e conservação do patrimônio científico humano, ou à fixação de uma orientação religiosa e filosófica”.

Anos depois, em 1995, a carta foi reformulada e apresentada durante o VIII Congresso Brasileiro do Folclore, em Salvador. O novo conceito de folclore estabelecia que:

“O folclore é o conjunto de criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade.”

É a partir dessa manifestação coletiva que temos acesso as mais belas histórias que passeiam entre a aventura, o romance e a emoção.

3 personagens do Folclore Brasileiro

Saci Pererê:

folclore-brasileiro-chico-rei--3-

Reza a lenda que no coração da floresta mora um menino negro que usa um gorro vermelho na cabeça e ficou conhecido por andar de uma perna só.

As pessoas contam que ele é um menino travesso, que se movimenta mais rápido do que o vento, como uma espécie de furacão e há quem diga que ele é um garoto “endiabrado” por suas brincadeiras e travessuras. Inclusive, se você encontrar um cavalo com o rabo trançado, pode saber que isso foi obra dele!

Saci nasceu do broto de um bambu e ficou lá por sete anos. Somente depois desse tempo é que ele começou a fazer suas travessuras, pregando peças em todo mundo, dos animais, aos viajantes e moradores da cidade próxima a mata.

camiseta-saci-perere--1-

Mas, para além do que o povo fala, o Saci é muito mais do que um menino com energia para gastar, ele é o principal guardião das ervas e das plantas medicinais e confunde quem tenta pegá-las sem a sua permissão.

Ah! E cá pra nós, é melhor não se meter nos caminhos desse pequeno brincalhão, porque capturar o Saci não é tarefa fácil e dizem que você só consegue fazer isso se jogar uma peneira bem no meio do seu redemoinho e depois tirar o gorro vermelho dele. Por aqui, a gente não quer saber de encrenca, muito pelo contrário, como forma de homenagear o Saci, nós demos vida a algumas camisetas que estampam toda essa história.

Mula Sem Cabeça:

folclore-brasileiro-chico-rei--2-

Antes da gente começar a contar a lenda da mula sem cabeça é importante dizer que essa é uma história com várias versões. Há quem diga que se uma mulher dorme com o namorado antes de se casar, ela vira a mula sem cabeça, como uma forma de castigo por ter saído dos “padrões sociais” da época.

Já outras pessoas, dizem que qualquer mulher que tiver um relacionamento amoroso com um padre será enfeitiçada pela maldição. Essas duas histórias eram muito contadas como uma maneira de intimidar as mulheres, forçando-as a obedecer às leis impostas pela igreja.

mula-sem-cabe-a-chico-rei

De acordo com a lenda, o encantamento acontecia sempre nas noites de quinta-feira e, após a transformação, a mula sem cabeça lançava fogo pelo pescoço e corria pelas matas, atacando todos que surgissem em seu caminho. Tal encantamento só era quebrado após o galo cantar três vezes, o que fazia com que a mulher voltasse a sua forma normal.

Embora esse seja um conto clássico do folclore brasileiro, essa história foi trazida para cá pelos portugueses e espanhóis e logo se espalhou. Embora a lenda não seja mais contada como forma de intimidação (e ainda bem que não é), ela segue viva e fazendo parte das histórias que colorem nosso folclore.

Cuca:

folclore-brasileiro-chico-rei--1-

Uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro é a Cuca, uma velha bruxa que possui uma enorme cabeça de jacaré e rouba crianças desobedientes, levando-as para a sua caverna.

Sabe aquela velha história de que se o neném não dormir, a Cuca vai pegar? Então, ela vem lá do folclore! Isso porque a história também diz que a bruxa só dormia uma noite a cada sete anos e nos outros dias, ela ficava observando as crianças que não iam pra cama no horário certo para, enfim, rapta-las.

cuca-chico-rei

Algumas pessoas comparam a Cuca com o Bicho Papão, pois ambos castigam crianças desobedientes, mas, a grande diferença é que além de ser perigosa, a Cuca possui uma aparência única e muito característica. Por isso, ao caminhar pela floresta, é bom tomar cuidado, pois nunca se sabe o que, ou melhor, quem você pode encontrar pelo caminho.


Tags

folclore brasileiro, personagens folclóricos