Loja

A 2ª edição do Empretecer acontece este ano!


• 3 mins de leitura
A 2ª edição do Empretecer acontece este ano!

Quem caminha junto consegue chegar mais longe! Há quem diga que é através do coletivo que crescemos em nossa estrada pessoal, um singular feito a partir de muitos corações que compartilham dos nossos sonhos, metas e objetivos. O bonito da vida é partilhar e fazer dessa troca um instrumento para chegar mais longe!

Foi a partir dessa vontade de crescer junto e fazer a diferença que nasceu o Empretecer, um evento da Chico Rei, criado em 2022 que tem como objetivo gerar impacto na comunidade, e promover ações para mudar a realidade do empreendedorismo negro no nossa cidade e região, incentivando a expansão dos projetos.

As incrições para o Empretecer já estão abertas

O evento já tem data pra acontecer e o primeiro encontro está marcado para o dia 07/10/23. Os interessados em participar devem preencher os dados no formulário abaixo. A incrição é gratuita e, ao todo, 20 empreendedores serão selecionados para participar da segunda edição do Empretecer.

Para realizar a sua inscrição é necessário se autodeclarar negro ou pardo e possuir um empreendimento (formalizado ou não).

O  programa oferece  mentorias para empreendedores negros, que são escolhidos mediante um processo seletivo, buscando fortalecer o conhecimento de mercado e construir uma rede que supra as necessidades de cada negócio.

Este ano, a Chico realiza a segunda edição do Empretecer e conta com a participação de diversos empreendedores que falam sobre a realidade do mercado e oferecem mentorias para as mais diferentes áreas.

Ainda não vamos divulgar a data do evento, mas prometemos que logo mais teremos novidades por aqui. Mas, antes de você fechar a página, separamos alguns dados importantes sobre o empreendedorismo negro no Brasil. Vem conferir com a gente!

Empreendedorismo negro recebe 40% menos que o branco por seu trabalho

Você sabia que empreendedoras e empreendedores negros representam cerca de 51% dos brasileiros que empreendem? Dados de uma pesquisa realizada em 2021 mostrou que, apesar desse grande número, 82% desses empreendedores não possuem CNPJ e 32% tiveram crédito negado para sua empresa sem nenhuma explicação, apesar de se encaixarem nos pré-requisitos para fazer a solicitação.

Além disso, outro dado que chama a atenção para essa desigualdade é que o empreendedorismo negro recebe 40% menos que o branco por seu trabalho, mesmo movimentando mais de R$200 bilhões por ano. Esses são apenas alguns números que apresentam a realidade dos empreendedores negros em nosso país, mais um dos tantos reflexos sociais que essa parcela da população sofre por conta da estrutura na qual o nosso sistema foi construído.

E por falar em estrutura, é importante ressaltar que a população negra sempre sofreu com as dificuldades de acesso à educação, cultura e oportunidades no mercado de trabalho. Isso, sem mencionar a desigualdade salarial que alguns profissionais enfrentam.

Uma pesquisa realizada em 2023, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, mostrou que a remuneração média de mulheres negras era equivalente a 48% do valor que os homens brancos ganham e 62% do salário que as mulheres brancas recebem.

Diante de tudo isso fica claro que há muito chão para percorrer até que a nossa sociedade se torne um lugar mais justo, longe dos preconceitos e das estruturas que seguem desvalorizando a população negra.

Levando em conta todos esses dados, um ponto de discussão importante está na relação de empreender por oportunidade x necessidade, e quando é o caso da segunda opção, toda carga da falta de acessos que já citamos é sentida no momento de gerir um negócio.

A Chico Rei carrega o nome de uma figura extremamente representativa para o movimento negro e sua luta, e enxergamos que essa representatividade deve somar na luta antirracista.


Tags

empretecer, empreendedorismo negro