Loja

Chico Rei apresenta: Curiosidades sobre o Fusca no mundo!

O Primeiro carro da Chico Rei foi qual? Isso mesmo, um Fusca creme lindíssimo, que muito nos ajudou a chegarmos onde chegamos! Em 20 de Janeiro é celebrado o Dia do Fusca, e pra homenagear essa gracinha que faz parte da nossa história, vem aí uma listinha de curiosidades ;)


• 3 mins de leitura
Chico Rei apresenta: Curiosidades sobre o Fusca no mundo!

O Primeiro carro da Chico Rei foi qual? Isso mesmo, um Fusca creme lindíssimo, que muito nos ajudou a chegarmos onde chegamos!

Em 20 de Janeiro é celebrado o Dia do Fusca, e pra homenagear essa gracinha que faz parte da nossa história, vem aí uma listinha de curiosidades toda especial, como ele merece:

1 - O Fusca foi desenvolvido por volta dos anos 30, durante a ditadura nazista alemã.  A ideia era que o carro compacto deveria ser realmente acessível, não só financeiramente, como em termos de espaço.

Ele deveria então: carregar dois adultos e três crianças, manter uma velocidade média de 100 km/h e manter o consumo de 1 litro a cada 13 km.  Além de ter um valor acessível.


2 - Como foi um período muito turbulento para o mundo, o objetivo desse “besourinho” era facilitar. Então, diferente de quase todos os carros feitos no mundo, boa parte do Fusca era parafusado e não soldado, o que facilitava muito os reparos, além de baratear os custos. Durante problemas, era mais fácil trocar algumas peças do que pedaços inteiros soldados.

3 - O Fusca é muito popular! Mesmo depois de acabarem com sua produção, essa gracinha ainda carrega admiradores por aí e é muito notado. O modelo já foi foi homenageado na forma de selos postais em vários países, cartões postais e foi motivo para diversos encontros. Incluindo um no Brasil, que foi parar até no Guinness Book.

4 - O Fusca  já foi por muitos anos o carro mais vendido de todos, com mais de 21.529.464 unidades comercializadas entre 1931 até 2013. Inclusive, essa obra de arte em forma de carro nunca sofreu nenhum recall. Um príncipe, né não?

5 - Em quase 30 anos, o Fusca passou por mais de 2.700 inovações, mudando uma série de processos e modernizando resfriamento de motores e de outros pontos do carro, mas tudo sem alterar o projeto original básico.

6 - O Fusca, por conta de toda a sua aerodinâmica e seu processo base de resfriamento, é um dos poucos carros capazes de passar por uma enchente de forma tranquila. Alguns dizem, inclusive, que ele é capaz de boiar... Dá uma olhadinha nesse link:

https://www.youtube.com/watch?v=UsJ91MYkhW4

Mas a gente não indica fazer isso em casa!

7 -  O Fusca se popularizou e ganhou diversos nomes pelo mundo. Seu formato inovador muitas vezes serviu de inspiração.

Confira os nomes em alguns lugares:


África do Sul – Kewer ou Volla
Alemanha – Käfer
Argentina – Escarabajo
Canadá – Beetle, Weevil, Bug, Coccinelle ou Choupette
Chile – Escarabajo, Moncho ou Poncho
China – Jiaké Chong
Croácia – Buba
Cuba – Huevito ou Be-doblebe
Egito – Khon-fesa
Espanha – Escarabajo ou Escarabat
Estados Unidos – Bug ou Beetle
França – Coccinelle
Grécia – Skaraveos ou Scathari
Guatemala - Cuca
Inglaterra – Beetle
Irã – Folex
Islândia – Kodok ou Bjalla
Itália – Maggiolino ou Maggiolone
Japão – Kabuto-mushi
México – Pulguita, Vocho ou Vochito
Noruega - Bobla
Portugal – Carocha
Romênia - Broasca
Rússia – Zhuk
Uruguai – Escarabajo
Vietnã – Côn bọ


Tags

carro, fusca, curiosidades