Loja

Descubra como montar um guarda-roupa inteligente

Saiba como escolher suas peças para ter um guarda roupa inteligente.


• 5 mins de leitura
Descubra como montar um guarda-roupa inteligente

Indo na contramão do consumismo desenfreado, o slow-fashion é um movimento que tem como objetivo repensar os padrões de compra e priorizar a qualidade ao invés da quantidade. Em outras palavras, ele incentiva os usuários a comprarem roupas que realmente façam sentido e que não sejam descartadas em pouco tempo. Mas, afinal, o que tudo isso tem a ver com o tema central do texto?

Na década de 1970, surgiu um conceito chamado “guarda-roupa inteligente” que incentiva a compra de peças versáteis e com vida útil longa, quebrando a ideia de que é necessário ter centenas de peças para criar looks diferentes.

como-ter-guarda-roupa-inteligente

Um exemplo disso, é o evento canônico que acontece quando nós abrimos o nosso guarda-roupa e sentimos que não temos nada para vestir, mesmo diante de várias peças diferentes. Isso porque, ao comprarmos uma roupa nova, nós não pensamos nas que já temos e, muitas vezes, ela será usada poucas vezes por não combinar com o restante do armário.

Neste texto, vamos te dar dicas de como ter um guarda-roupa inteligente, aproveitando as peças que você já tem para formar looks incríveis e criativos.

Guarda-roupa Inteligente X Guarda-roupa Cápsula: qual a diferença?

guarda-roupa-inteligente--1-
Antes de irmos às dicas, vamos só responder uma dúvida muito comum sobre o assunto: guarda-roupa inteligente e cápsula são a mesma coisa? Na prática, ambos os conceitos são bem parecidos, a diferença é que o armário cápsula é ainda mais reduzido do que o outro, composto por cerca de 30 peças para inverno e 30 peças para o verão.

É importante lembrar que a ideia é que essas peças se comuniquem com o restante do guarda-roupa, criando diversas combinações para várias ocasiões diferentes. Já o guarda-roupa inteligente não estabelece uma quantidade ideal de peças, ele apenas destaca a importância de ter roupas funcionais, dando prioridade para comprar menos peças de maior qualidade.

Dicas para montar guarda-roupa inteligente

Ter um guarda-roupa inteligente é muito mais simples do que a gente imagina e nós selecionamos 5 dicas de ouro para te ajudar a transformar o seu armário em algo mais funcional e versátil para o dia a dia.

1) Tire todas as roupas do seu guarda-roupa

armario-inteligente

Sabe aquela peça escondida no fundo da sua gaveta há meses? Então, é hora de colocar ela pra fora. O primeiro passo é tirar todas as roupas do guarda-roupa para visualizar as peças que você já tem. Após esvaziar o armário, vamos montar três pilhas de roupas:

  • não usadas há muito tempo;
  • usadas em ocasiões especiais;
  • usadas com frequência.

A ideia aqui é, primeiramente, desapegar de todas as peças que você não usa e que não combinam mais com o seu estilo. Após isso, vamos selecionar as roupas usadas em ocasiões especiais, ou seja, roupas de festa e eventos mais formais (essas vão voltar para o armário). Por fim, vamos analisar as roupas que são usadas com frequência e já começar a pensar em looks.

Para este último passo, permita-se testar novas combinações, mesmo que elas não fiquem tão legais, porque isso vai te ajudar a ter uma noção mais clara do tipo de look que você gosta ou não.

2) Faça uma lista das peças que você precisa comprar

pe-as-de-roupa-curinga--1-

Existe um famoso ditado que diz que “dinheiro na mão é vendaval” e é por isso que o nosso segundo conselho é que você faça listas com as peças de roupa que precisa comprar, dessa forma, evita compras impulsivas e também escolhe peças que façam sentido com o seu guarda-roupa.

Uma dica extra é: busque referências de estilos que você admira. O Pinterest pode ser um excelente aliado nessa missão e visualizar os looks já montados pode te ajudar a ter uma noção maior sobre quais peças você precisa comprar e, até mesmo, sobre como utilizar as roupas que você já tem.

3) Aposte nas peças básicas

Uma coisa é certa:o básico nunca sai de moda. Consideradas clássicas, as roupas básicas são essenciais para quem deseja montar um guarda-roupa inteligente. Além de oferecer versatilidade, estilo, conforto e charme, as peças básicas são como uma tela em branco, apenas esperando um toque de criatividade para ganhar vida e compor looks pra lá de charmosos.

Ao escolher essas peças, dê preferência também para tons neutros, pois eles são mais fáceis de combinar e podem ser acompanhados por diferentes acessórios, o que dá mais personalidade para o visual. Confira algumas peças básicas que fazem toda diferença no seu dia a dia:

Camisetas lisas em cores neutras

camisetas-basicas-chico-rei--1-

As camisetas podem te acompanhar nos eventos mais formais e também nos mais casuais, sendo a clássica peça que vai estar com você da reunião de trabalho ao happy hour. As camisetas feitas de fibras naturais possuem tramas respiráveis, o que oferece maior conforto e durabilidade. Além disso, tecidos como algodão e cânhamo possuem um toque mais suave e macio.

Bermudas e calças

cal-as-e-bermudas-chico-rei-1

Seguindo a mesma ideia das camisetas, as bermudas e calças também são versáteis e podem compor diversos looks. Quando falamos sobre como montar um guarda-roupa inteligente, também é importante considerar o conforto das roupas, uma vez que a ideia é usar a mesma roupa por um longo tempo. Por isso, sempre avalie o caimento das roupas no seu corpo, buscando os melhores tamanhos.

4) Qualidade vale mais do que quantidade

Antes de comprar uma roupa nova, avalie a qualidade do material daquela peça e leve em consideração o tempo útil dela. Embora as peças super baratas possam ser atrativas à primeira vista, é importante considerar outros fatores além do preço, como, por exemplo, a qualidade do produto, durabilidade do tecido, acabamentos, entre outros pontos.

camiseta-pima-chico-rei-1

Pensa só, nós economizamos mais investindo em uma peça de maior qualidade que pode durar anos do que sempre comprando novas peças que possuem vida útil curta. Além disso, o excesso de roupas não significa, necessariamente, que você tem mais opções de looks. O que acontece é que, em muitos casos, essas peças podem não combinar com as outras roupas que você já possui, fazendo com que ela seja difícil de usar.

5) Fique atento com a mudança de estação

Quando o tempo muda é natural que o nosso guarda-roupa acompanhe essas mudanças, mas se o seu desejo é ter um guarda-roupa inteligente, é importante seguir o mesmo padrão para comprar as roupas de inverno, como:

  • analisar quais peças podem ser usadas nas duas estações;
  • fazer uma lista das roupas que ainda precisa comprar;
  • estipular uma quantidade máxima de peças, para evitar o acúmulo desnecessário.

Para o guarda-roupa de inverno, aposte em peças pesadas e também leves, que permitam sobreposições, pois isso aumenta a chance de criar novas combinações.

blusa-de-moletom-chico-rei


Tags

guarda-roupa inteligente, slow fashion