Loja

Dia da Amazônia: Chico Rei + SOS Amazônia


• 3 mins de leitura
Dia da Amazônia: Chico Rei + SOS Amazônia

No dia 05 de setembro de 1850, D. Pedro II criou a Província do Amazonas, que recebeu esse nome devido ao rio que corta a região. Atualmente, a província corresponde ao estado do Amazonas e em homenagem a história da sua criação o Dia da Amazônia é celebrado em 05 de setembro.

Considerada um dos principais patrimônios naturais da humanidade e maior reserva natural do planeta, a Amazônia conta com mais de 30 mil espécies de vegetais e cerca de 30 milhões de espécies animais, além de ser um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo.

Em meio às árvores, rios e plantas de todas as espécies, reconhecemos que o lar que nos permite existir é verde e de todo esse verde germina a vida.

Por isso, é fundamental pensar na importância de preservar a vida da nossa floresta e a ONG SOS Amazônia atua desde 1988 com o objetivo de promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental.

Ao longo dos anos, ela vem atuando por meio de ações que geram transformação social, através da defesa da causa extrativista e da proteção à floresta, apoiando a população tradicional.

Neste texto, vamos falar sobre a atuação da ONG e sua importância para a preservação da Floresta Amazônica.

Ecologia sem luta de classes é jardinagem: Chico Mendes e SOS Amazônia

ecologia-sem-luta-de-classe-e-jardinagem

Um dos cofundadores da SOS Amazônia é o militante ambiental e sindicalista, Chico Mendes que contribuiu diretamente para a luta social no Brasil. Militante da reforma agrária, ele foi uma figura importante para a luta contra a exploração da mata e dos povos da floresta, atuando para a melhoria do trabalho nos seringais.

Na época, os trabalhadores que se rebelavam eram punidos e submetidos a castigos físicos pelos donos dos seringais, que estabeleciam tal punição para todos que protestassem. A partir da formação de sindicatos no Acre, Chico Mendes passou a compor a Diretoria do Sindicato de Trabalhadores Rurais de Brasiléia, em 1975, e buscar melhores condições de trabalho.

"No começo, pensei que estivesse lutando para salvar seringueiras, depois pensei que estava lutando para salvar a Floresta Amazônica. Agora, percebo que estou lutando pela humanidade."
— Chico Mendes

Mendes foi fundador da União dos Povos das Florestas (composto por indígenas, populações ribeirinhas, seringueiros, pequenos pescadores e castanheiros). Além disso, em 1983, ele foi eleito presidente da unidade sindical de Xapuri, sindicato que ele mesmo criou.

Ao longo de sua luta, Chico Mendes foi alvo de diversas ameaças devido a sua atuação política e militância e em 22 de dezembro de 1988 foi morto no quintal de sua casa, sendo atingido por tiros de escopeta.

Como o SOS Amazônia atua?

sos-amazonia-dia-da-amazonia--1-

A missão da SOS Amazônia é promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental, por meio de diversas ações que incentivam o desenvolvimento sustentável, como:

  • Desenvolvimento de negócios sustentáveis com base no uso da floresta;
  • Uso dos produtos da sociobio;
  • Distribuição de benefício econômicos para comunidades em vulnerabilidade social;
  • Proteção da Fauna;
  • Sistema para a restauração da paisagem florestal da Amazônia;
  • Educação ambiental, entre outros.

Além disso, a ONG já atuou na preservação de 100.000 hectares de florestas, capacitou mais de 8.960 pessoas, devolveu à natureza 40.000 filhotes de tartarugas e dá assistência técnica a mais de 6 mil famílias.

Chico Rei e SOS Amazônia: uma parceria em prol da nossa floresta

sos-amazonia-chico-rei

Nós vestimos a camiseta dessa causa e também entramos na missão de preservar a Floresta Amazônica. Juntamente com a ONG, criamos a coleção SOS Amazônia que carrega um pouquinho do projeto em estampas exclusivas, cheias de luta e significado.  Toda a renda arrecadada através da venda dos produtos da coleção será destinada ao trabalho do instituto. Confira algumas peças da coleção:

camisetas-chico-rei-sos-amazonia-1

Conheça o trabalho da ONG e os projetos desenvolvidos por ela através do site. Além disso, você também pode contribuir para essa luta. Acesse o site da SOS Amazônia e saiba mais.


Tags