Mulheres no Rock – 9 cantoras rockeiras que abalaram gerações

Mulheres no Rock!

Tema muito pouco difundido. Tivemos diversas cantoras, instrumentistas e compositoras que se embrenharam pelo ambiente “masculino” do rock. Essas musas são referências até hoje, é importante falar e a gente tá aqui pra isso!

Segue a lista de algumas das várias rockeiras que abalaram gerações.



1 – Shirley Manson

Escocesa e filha de uma cantora, desde cedo já demonstrava talento para a música. Quando tinha 18 anos, integrantes do Garbage estavam procurando uma nova vocalista e conheceram Shirley pelo videoclipe da música “Suffocate Me”, do Angelfish. Já a frente do Garbage, Shirley Manson tornou-se ícone do rock alternativo dos anos 90, esbanjando talento, carisma e muita atitude no palco.

 



2 – Lita Ford

Lita Rossanna Ford é uma musicista, guitarrista e atriz inglesa, que alcançou popularidade na década de  80. Lita é londrina com ascendência italiana, mas mudou-se com a família para os Estados Unidos.  Aos 16 anos, Lita juntou-se à banda feminina The Runaways, uma das bandas feitas só por mulheres no rock, uma das mais populares de todos os tempos. Após o término do grupo em 1979, iniciou carreira solo.

 


3 – Tina Turner

Anna Mae Bullock, mais conhecida como Tina Turner, é uma cantora e compositora. Nascida norte-americana, Tina renunciou à cidadania estadunidense em 2013. Seu primeiro contato com a música deu-se ainda na infância, cantando no coral de sua igreja, já demonstrando natural aptidão ao canto. É considerada hoje uma das maiores vozes da música de todos os tempos. Além de ser reconhecida por suas memoráveis coreografias em seus shows.

É conhecida por ser a lenda viva do rock’n roll, e uma das maiores e melhores cantoras mundiais. Está no ranking das dez cantoras mais ricas do mundo.

 


4 – Patti Smith

Patricia Lee Smith mais conhecida pelo nome artístico Patti Smith. Uma poetisa, cantora, fotógrafa, escritora, compositora e musicista.

Ela se tornou conhecida durante o movimento punk com seu álbum de estréia, Horses em 1975. Conhecida como “poetisa do punk”,  ela usa temáticas feministas à música punk e e tornou-se uma das mulheres no rock mais influentes.

 


5 – Stevie Nicks

Stephanie Lynn “Stevie” Nicks é uma cantora e compositora norte-americana que conheceu o sucesso sendo cantora da banda rock Fleetwood Mac. Já como cantora solo, já vendeu mais de 140 milhões de discos ao redor do mundo.

Batizada de “Rainha Reinante do Rock and Roll” pela revista Rolling Stone, ela já teve treze indicações ao Grammy, divididos entre a banda e como cantora solo.

 

6 – Joan Jett

Joan Marie Larkin, conhecida pelo seu nome artístico, Joan Jett, é uma cantora, compositora, guitarrista, baixista e produtora musical.

Descrita como uma das mulheres no rock mais importantes da história, atingindo o auge nos anos 70 ao lado das suas companheiras de banda The Runaways. Joan Jett foi nomeada pela Rolling Stone a 67ª melhor guitarrista de todos os tempos.

 

7 – Ann Wilson e Nancy Wilson

Nancy Lamoureux Wilson é uma guitarrista, cantora e compositora norte-americana. Nancy e a irmã mais velha vocalista da banda que as duas formavam, Heart.

Uma das composições de Nancy, (Elevator Beat), fez parte da trilha sonora do filme Vanilla Sky.  As irmãs Wilson também formaram outra banda nos anos 90 chamada The Lovemongers. O cover da canção “The Battle of Evermore” do Led Zeppelin fez parte da trilha sonora do filme Vida de Solteiro.

Nancy e a irmã Ann ganharam uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood em Setembro de 2012. Em Abril de 2013, Nancy e os outros integrantes do Heart entraram para o Hall da Fama do Rock.

 

8 – Debbie harry

Deborah “Debbie” Ann Harry, nascida Angela Tremble é uma cantora e compositora dos Estados Unidos.

Ganhou fama por ser a vocalista e líder da banda de new wave Blondie. Após o despertar ao sucesso, Deborah desenvolveu carreira solo como cantora, gravando cinco álbuns e também como atriz, atuando em mais de 30 filmes.

 


9 – Janis Joplin

Janis Lyn Joplin foi uma cantora e compositora norte-americana. Considerada por muitos meios midiáticos a maior cantora de rock dos anos 1960 e a maior cantora de blues e soul da sua geração.

Ela alcançou proeminência no fim dos anos 1960 como vocalista da Big Brother and the Holding Company e, posteriormente, como artista solo, acompanhada de suas bandas de suporte: a Kozmic Blues e a Full Tilt Boogie. A revista Rolling Stone a considerou entre os 100 maiores artistas de todos os tempos. É um dos ícones do rock psicodélico até os dias de hoje