Loja

O que é cerveja artesanal? Uma história contada em muitos grãos


• 5 mins de leitura
O que é cerveja artesanal? Uma história contada em muitos grãos

Gelada, pão líquido, cerva, breja, sumo da cevada… São tantos os apelidos para cerveja que eles quase equivalem a todos os tipos de cerveja que existem. Considerada a bebida alcoólica mais consumida pelos brasileiros, a famosa (e tão querida) brejinha tem uma história que renderia uma noite inteira de conversa na mesa do bar.

Foi pensando nisso, que nós decidimos transformar esse espaço aqui em uma espécie de mesa de bar virtual e aproveitar a oportunidade para falar sobre a prima da cerveja industrial, ou seja, a cerveja artesanal. Para além das produções industriais, ela chega com uma grande variedade de cores, aromas e gostos que podem ser apreciados pelos paladares mais diversos.

CAMISETA-CHICOREI--1-

Neste texto vamos entender melhor sobre o mundo das cervejas artesanais, conhecer um pouco da sua história e explorar os tipos mais populares de cervejas que existem. Então pega a sua breja e vem com a gente porque o papo de hoje merece até um brinde!

Como surgiu a cerveja artesanal?

A cerveja, seja ela artesanal ou não, é uma bebida feita através da fermentação de cereais, como cevada, trigo e centeio, e o álcool também é obtido por meio desse processo. A diferença entre a cerveja artesanal e a industrial se dá pelas distintas formas de produção da bebida, tendo como foco a qualidade e não a quantidade. Por isso, em muitos casos, elas são fabricadas em menor escala.

A história nos conta que a cerveja artesanal começou a ser feita no Brasil em 1830, com a chegada dos imigrantes alemães mas, é válido lembrar que naquela época, devido a influência portuguesa, o vinho ainda era a bebida mais consumida no país.

CAMISETA-CHICOREI

Além disso, existem relatos de que a cerveja chegou aqui na época da colonização, mas só começou a ser produzida anos depois e, mesmo assim, ela só poderia ser feita para o consumo familiar.

Foi somente no século XIX que a cerveja começou a ser amplamente consumida no país, isso porque o aumento dos impostos tornou inviável a importação da bebida, favorecendo as produções locais. Inclusive, a primeira microcervejaria nacional foi aberta em Porto Alegre, no ano de 1995 por Eduardo Bier.

Diferença entre cerveja artesanal e industrial

Além da produção em pequena escala, a cerveja artesanal também se diferencia da industrial por seus sabores mais complexos e elaborados, investindo na criação de cervejas encorpadas e com sabor acentuado.

Outro ponto de destaque é que os ingredientes usados na produção são mais selecionados, indo além dos cereais já utilizados pelas cervejas industriais. Alguns parâmetros também definem as cervejas artesanais como, por exemplo, a densidade da bebida, o teor alcoólico, amargor e cor.

Tipos de cerveja artesanal mais famosas

Com cê deve ter percebido, o mundo das cervejas artesanais é vasto e tem opção para todos os gostos. Agora, depois de te explicar como ela surgiu e quais são as suas diferenças, vamos falar sobre os tipos de cerveja artesanal mais conhecidos. Continua por aqui que já já temos uma novidade pra te contar!

Cerveja tipo Lager

Caracterizada por ser de baixa fermentação, a lager é um grupo de cervejas mais leves e de cor clara, sendo as mais famosas:

  • Pilsen: conhecida por todos e amada por (quase) todos também, a pilsen é uma cerveja clara, leve e fácil de beber.
  • American Lager: possui coloração dourada e baixo teor alcoólico.
  • Hop Lager: embora ela ainda não esteja catalogada, a Hop Lager é uma cerveja que tem ficado cada vez mais popular e é caracterizada por sua lupulagem intensa.

Cerveja tipo Ale

Já esse segundo grupo é composto por cervejas de sabor mais intenso. Além de serem mais encorpadas, elas também são cervejas de alta fermentação, o que explica o sabor acentuado e, em muitos casos, amargoso.

  • Weizenbier: começamos essa lista por uma cerveja refrescante, feita a partir do malte do trigo e que possui um sabor mais suave.
  • Indian Pale Ale (IPA): considerada um dos tipos de cerveja artesanal mais famosos do Brasil, a IPA é uma cerveja encorpada e forte, com amargor acentuado que pode ser resultado da adição de lúpulo extra no processo.
  • Stout: é uma cerveja escura, com sabor intenso e maior densidade. O processo inclui também a adição de maltes torrados.
  • Porter: também é uma cerveja escura e mais encorpada, com alto teor alcoólico e que possui maltes torrados no processo de produção.
  • Pale Ale: a Pale é uma cerveja que possui um amargor acentuado e cor clara. Feita com malte pálido, ela possui um teor alcoólico que varia de médio para alto.

Cerveja tipo Lambic

A família de cervejas mais antiga de todas é a Lambic. Ela é de especialidade Belga e pode ser difícil de encontrar no Brasil. Uma das principais características dessa família é que as cervejas são produzidas através da fermentação espontânea e possuem acidez alta.

  • Lambic Pura: possuem baixa carbonatação e são chamadas de puras pois não possuem ingredientes adicionais, como frutas.
  • Faro: é uma cerveja com teor alcoólico baixo e sabor adocicado. Caracterizada pela adição de açúcar durante a fermentação, a Lambic estilo Faro também conta com adição de pimenta, laranja e coentro.

A Chico Rei vestiu a camiseta cervejeira?

Antes de tudo, vamos deixar claro que a gente não entrou para o ramo da  produção de cerveja, mas isso não nos impediu de fazer um brinde mais do que especial em parceria com a Cervejaria São Bartolomeu. Neste ano, para comemorar o Dia da Cerveja, nós lançamos uma edição super limitada de uma cerveja Bitter.

Para garantir a sua é simples! A cada R$150,00 em compras nas lojas físicas de Juiz de Fora e Tiradentes, você ganha uma lata de 473ml da nossa Bitter. Aproveite e já garanta a sua porque a promoção só é válida enquanto durarem os estoques.


Tags

cerveja, dia da cerveja