Loja

7 Marcas de cerveja gourmet pra você encontrar nos mercados


• 6 mins de leitura
7 Marcas de cerveja gourmet pra você encontrar nos mercados

A cerveja, esse líquido maravilhoso e de quebra uma das bebidas mais populares do mundo. Já foi considerada alimento indispensável, remédio e muitas outras coisas antes de ser associada a bares, Oktoberfests e etc.

Hoje a cerveja gourmet sobrevoa o imaginário. Suas versões mais artesanais perambulam pelas mesas sofisticadas, tendo até sommeliers especializados em harmonizá-las com petiscos e jantares.

O que rola é que a cerveja gourmet está na moda e conhecer sobre ela também. Para ajudar os interessados nessa empreitada de conhecer mais sobre a bebida,fizemos uma lista de 7 marcas de cerveja gourmet que você pode achar no mercado.
**
****Mas acho em qualquer mercado?**

Assim, não é qualquer mercadinho, né? Mas eu andei por aí e estão nos maiores. Pelo menos uma você acha com certeza e já vai valer a pena.

A lista integra cervejas boas, avaliadas a partir do selo BIRICUTICO Chico Rei. As marcas são conhecidas, famosas e acessíveis, às vezes só logisticamente (tem perto, mas é caro), mas algumas são acessíveis de todos os jeitos mesmo.

Essa lista aqui tá preparada pra você ser a bacanuda ou o bacanudo da roda e lançar aquele comentário embasado sobre cerveja. Arrasa na lista, prova tudo e conta pra gente!

Chimay

O nome da marca vem de uma cidade belga, onde monges da Ordem Trapista, para apoiar o desenvolvimento da região e gerar empregos, passaram a comercializar cervejas artesanais. Essa cultura teve início em 1852.

A primeira cerveja foi a Chimay Première, depois a Red Chimay, feitas a partir das células da levedura que foram isoladas graças ao padre Theodore.

No mesmo ano, nas comemorações religiosas do Natal, criaram a cerveja que posteriormente se tornou a Chimay Blue. Atualmente, são as cervejas de origem Trapista mais vendidas no mundo.

Costumam ter um aroma frutado, com flores e condimentos.

O copo sugerido é o tulipa, pois a temperatura dessa cerveja precisa se manter bem baixa e ser servida em pequenas quantidades ajuda nisso.


Amargor leve e o teor alcoólico variando pouco a partir de 4,8%.

La Trappe

A cervejaLa Trappe até hoje é produzida em monastérios Trapistas. Sua origem é holandesa, na vila de Berkel-Enschot, num mosteiro fundado em 1881, chamado “Onze Lieve Vrouw van Koningshoeven” e fundado por uma ordem trapista refugiada da França.

A Cerveja La Trappe é a fonte de rendimento mais importante do mosteiro. A receita criada pelos monges se mantém até hoje, sendo mais de 100 anos utilizando só ingredientes puros e naturais: lúpulo, cevada, fermento e água da fonte de Koningshoeven.

Costumam compor sua estrutura apenas com frutas para fermentação. As cervejas têm um amargor moderado e não precisam estar em temperaturas abaixo de zero.

O copo indicado é o Goblet, ideal para apreciar uma cerveja gourmet encorpada, como as belgas, de formulações complexas. Geralmente são copos mais trabalhados, com detalhes em alto relevo e uma grande variação nos modelose vai com calma, toda essa artesania possibilita que as cervejas cheguem a ter mais de 6,5% de álcool em sua composição.

Leffe

A Abadia de Notre Dame de Leffe, onde essa cerveja gourmet foi criada, foi fundada em 1152. É localizada no sul da Bélgica e fica bem próxima da França. É produzida por monges, da Ordem Premonstratenses, sábios da cerveja, e até hoje segue a rigidez da receita inicial.

A abadia é um patrimônio mundial até hoje e a cervejaria Leffe foi vendida para a InBev em 1987, o que dinamizou sua produção e fez com que ela chegasse a outros países.

Sua receita é rígida e em suas variações pode conter um tom mais adoçado, ou um amargor leve.

Costuma ter uma aparência bem límpida, sendo assim, o melhor copo seria o Trapist para valorizar ainda mais as cervejas frutadas e mais complexas, pois neles se pode observar melhor a espuma e coloração. Tem teor alcoólico em média de 6,6%.

Weihenstephan

De origem bávara e do século X, Weihenstephan fica a 30km de Munique, na Alemanha. Inicialmente baseada no plantio de lúpulo, a cerveja artesanal era direcionada apenas para o consumo dos monges. Já no século XX, passa a ser a Cervejaria Weihenstephan* Estadual da Baviera*.

A cervejaria abriga a Universidade Técnica de Munique, que possui o maior acervo de leveduras do mundo. Desde 1930, tornou-se uma empresa estatal controlada pelo Ministério da Cultura e da Ciência da Alemanha, o que justifica o fato de as cervejas apresentarem o brasão oficial da Baviera.

Atualmente, a cervejaria é considerada o mais conceituado centro formador de mestres cervejeiros, devido à sua referência histórica e tecnológica no mundo cervejeiro.

Por conta de suas tecnologias, tem um gama bem diversa de produtos. Seu teor alcoólico fica na média dos 5%.

Em sua maioria, apresenta uma aparência turva por conta da sua fermentação. Pode levar cacau, café e outros condimentos fortes. O copo sugerido é o Weizen pois seu formato permite com que se destaque o elegante colarinho que se forma à medida que essas cervejas são servidas.

Erdinger

É uma cervejaria alemã com sede em Erding, no sul na Alemanha. Ela é mais conhecida por fabricar Weissbier, cervejas puro malte.

A Erdinger se auto proclama como “a maior cervejaria de cervejas de trigo do mundo”. Está disponível em diversos lugares, além de ser comum em diversos países e ser bastante conhecida na Alemanha.

É uma cerveja gourmet forte, de baixo amargor e teor alcoólico próximo de 7%. É adocicada e sugere a utilização dos grandes copos Weizen por conta de sua fermentação. É o copo ideal para evidenciar a concentração de aromas e espuma, presente nas Weissbier.

Hoegaarden

A vila de Hoegaarden, próxima de Tienen, em Flanders, é considerada o berço da tradição belga de cervejas de trigo. Em 1966, Pierre Celis, estimulado pela reminiscência dos velhos tempos, adquire os equipamentos necessários e começa sua produção de forma caseira. Celis cria sua receita baseado na experiência que teve em cervejarias, adicionando sementes de coentro moídas e raspas de laranja.

O produto foi bem recebido e mostrou um crescimento rápido. Em 1978, a produção triplica com a mudança para um espaço maior. Porém, um incêndio em 1985 e o enorme prejuízo forçam Celis a aceitar a oferta da Stella Artois, que adquire 45% da empresa.

A produção da Hoegaarden só permanece na vila por conta da população local, que protestou em 2004 contra o anúncio de que em dois anos a produção seria transferida para Jupille.

A Hoegaarden é a cerveja gourmet estilo Witbier mais famosa do mundo. Seu nome significa “cerveja branca” e é baseado na sua cor clara.

Uma cerveja  gourmet premiada, de amargor baixo e teor alcoólico próximo de 5%. O copo sugerido é o lager, um copo que permite apreciar a clareza, transparência e efervescência características das Pilsen.

Paulaner

A cervejaria Paulaner é reconhecida por prezar a produção de cervejas Premium. Foi feita pela primeira vez no ano 1634, em São Francisco de Paula, Munique. Todos os produtos são elaborados a partir da Lei de Pureza da Baviera, utilizando somente ingredientes de alta qualidade. A cevada e as leveduras são de cultivo próprio, lúpulo de Hallertau e água pura glacial.

Caramelizada, tem teor alcoólico variando entre os 5%. Todos os seus produtos são premium e o copo sugerido é o Weizen esse copo possui a boca grande, um estreitamento em direção à base e capacidade para compor uma garrafa de 500 ml de bebida e um bom espaço para a densa espuma.**


É isso, PROVA TUDO e depois vem aqui contar!** 😉 **


Tags

bebida, cerveja gourmet