Loja

8 músicas nacionais que marcaram gerações: para ouvir e relembrar!


• 5 mins de leitura
8 músicas nacionais que marcaram gerações: para ouvir e relembrar!

A música brasileira canta e encanta ao transformar o Brasil em melodia versada, uma poesia que encontrou na música a sua morada e compõe um grande acervo de obras de arte em forma de som, ritmos e gêneros.

São letras, arranjos e composições que marcaram gerações e, de certa forma, ajudaram a formar nossa identidade. Afinal, que atire o primeiro CD quem não carrega na memória uma música que embalou um momento importante pra você!

camiseta-musica-brasileira

A brasilidade que corre pelo asfalto e entorna pelas ladeiras garante uma singularidade musical que vem do norte ao sul do país, influenciando não apenas quem tem essa terra como berço, mas também aqueles que vem de fora e se apaixonam pela pluralidade que é a música nacional e, cá pra nós, isso não tinha como ser diferente! A música, por si só, é uma forma de arte que inspira, encanta, emociona e ensina.

Por isso, hoje nós preparamos uma lista mais do que especial com 8 clássicos da música brasileira. Então já se prepara para atualizar a playlist e vem com a gente!

Músicas brasileiras que não podem faltar na sua playlist

Quando nós falamos sobre clássicos da música nacional, é impossível não pensar em alguns movimentos que revolucionaram o cenário artístico do Brasil, como é o caso da Tropicália, Bossa Nova, Manguebeat e tantos outros que se expressaram por meio da arte, fazendo valer a sua voz.

É bonito ver que a diversidade musical do Brasil está presente nos mais diversos gêneros, da Música Popular Brasileira, ao samba, forró, axé, funk e por aí vai! Cada música conta a sua história e é nesse embalo cheio de ritmo e boniteza que nós começamos essa lista!

1) Tudo O Que Você Podia Ser - Milton Nascimento

O clube mais famoso do Brasil teve origem nos mares de morros de Minas Gerais e foi criado por artistas que se reuniam nas ruas de Santa Teresa, em Belo Horizonte, para compor, cantar e viver sua arte. Composto por Milton Nascimento, Beto Guedes, Lô Borges e Márcio Borges,Toninho Horta, Wagner Tiso e outros artistas que fizeram parte dessa história, o Clube da Esquina conquistou o país inteiro e é uma honra imensa celebrar toda essa musicalidade.

camiseta-milton-nascimento

Tudo O Que Você Podia Ser é a faixa de abertura do álbum Clube da Esquina, lançado em 1972, e se tornou uma das canções mais emblemáticas do disco.

2) Andar Com Fé - Gilberto Gil

Lançada em 1982, a canção Andar Com Fé de Gilberto Gil é mais do que uma música, é um mantra carregado de brasilidade e esperança. No livro “Todas as letras”, escrito pelo compositor, Gil explica que o uso do termo “faiá” tem como objetivo “legitimar uma forma popular contra a hegemonia do bem-falar das elites. É uma homenagem ao linguajar caipira, ao modo popular mineiro, paulista, baiano – brasileiro, enfim – de falar ‘falhar’ no interior.”

camiseta-gilberto-gil

No ano de 2022, em comemoração ao seu aniversário de 78 anos, Gilberto Gil regravou a clássica música brasileira “Andar Com Fé” e contou com a participação de 55 pessoas, entre famosos e familiares do cantor.

3) Paciência - Lenine

“A gente espera do mundo e o mundo espera de nós um pouco mais de paciência”. É sobre olhar pra vida com o olhar de criança, curioso pra descobrir o que virá e respirar aliviado, paciente, apenas a observar, nem que seja por um minuto, as belezas ao redor.

camiseta-lenine

A música Paciência, composta por Lenine em 1999, está presente no álbum Na Pressão e é um convite delicado a reflexão, quase como um abraço em forma de notas musicais.

4) Anunciação - Alceu Valença

Um ótimo exemplo de música nacional que vem marcando gerações há décadas é Anunciação, de Alceu Valença. Lançada em 1983, a canção, que mistura forró e MPB, traz uma forte mensagem que, até hoje, gera diversas interpretações que vão de amor e misticísmo a esperança.

camiseta-alceu-valenca

Além disso, a canção se tornou uma referência da música nordestina, sendo uma das faixas de maior sucesso do cantor. Verdade seja dita, quando Alceu canta, o corpo parece ganhar vontade própria e é impossível ficar parado. Sorte a nossa!

5) Cheiro De Amor - Maria Bethânia

Vamos combinar que essa lista não seria completa sem Maria Bethânia, um dos grandes nomes da música nacional, conhecida pelas letras extremamente líricas e poéticas. Sabe aquela hora que o coração derrete e a mente viaja longe, com pensamentos que nome e endereço? Então, a canção Cheiro De Amor cumpre o papel de fazer o coração bater forte, enquanto os pensamentos flutuam leves por aí!

Composta por Paulo Sérgio Valle, Jota Morais e Duda Mendonça, a música foi lançada na voz de Bethânia em 1979 e faz parte do álbum Mel que, inclusive, é poesia do início ao fim.

6) Construção - Chico Buarque

A música Construção foi gravada em 1971 por Chico Buarque e faz parte de um álbum que carrega o mesmo nome, considerado um dos grandes discos da música brasileira. O disco foi composto por Chico em 1969, durante o período que ele passou em exílio na Itália. Lá, ele escreveu a maioria das músicas que compõem o disco e chegando ao Brasil finalizou a obra, dando vida a músicas consagradas, como é o caso de “Construção”.

7) Baby - Gal Costa

Falar de Gal Costa é falar de amor e seria impossível deixar essa artista brilhante de fora da nossa lista.A música Baby é um sucesso inegável, composta por Caetano Veloso, a música inicialmente havia sido encomendada por Maria Bethânia, mas foi gravada e interpretada por Gal. A canção entrou como faixa do disco Gal Costa”, lançado em 1969 e foi amor à primeira nota!

Uma música delicada e que carrega em seus versos toda a singeleza de ser. A eterna Gal sempre fará parte da nossa história e é gostoso demais levar toda essa poesia no coração.

8) Chove Chuva - Jorge Ben Jor

Pra fechar essa seleção com chave de ouro, nada melhor do que uma composição do grande Jorge Ben Jor. A música Chove Chuva foi lançada no disco “Samba Esquema Novo”, primeiro álbum do cantor que também conta com canções conhecidas, como “Mas, Que Nada”, “Balança Pema” e “Por Causa de Você Menina”. Uma música boa de ouvir do primeiro ao último minuto, um presente!

camiseta-jorge-ben-jor


Tags

música nacional, música brasileira, música, mpb, música popular brasileira