Loja

As melhores profissões do Seu Madruga

No Dia do Trabalhador, vamos desfazer uma das maiores injustiças da cultura pop: Seu Madruga é, sim, um sujeito batalhador (ainda que abençoado com o dom da malandragem)!


• 4 mins de leitura
As melhores profissões do Seu Madruga

“Trabalhadores de todo o mundo, uni-vos!” Karl Marx
(mas também)
“Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar” Seu Madruga

Começamos este post fazendo o que sabemos de melhor, que é navegar por águas desconhecidas que nos fazem passear  do manifesto de Marx à Vila do Chaves.

Hoje, 1º de maio, mundialmente conhecido como Dia do Trabalho (ou do Trabalhador), é uma data que representa um momento de reflexão para empregados e empregadores sobre as legislações trabalhistas.

Também é dia de homenagear a luta dos que batalham por melhores condições de trabalho. Parafraseando o dito acima: trabalhadores de todo mundo, tamo junto!

Motivados pelos ventos de luta por justiça, viemos desfazer uma das maiores crenças populares das últimas décadas: a de que Seu Madruga era afeito à vadiagem. Tá bem, até reconhecemos que Madruguinha era abençoado com o dom da malandragem... Mas isso não significa que o homem não era do corre, e podemos provar!

A linha argumentativa é simples, minimalista, sustentada por A + B:

Como pode ser vagabundo um sujeito que teve tantos ofícios?!

Don Ramón era, sim, muito da labuta! Talvez fizesse mais a linha Chorão, outra grande figura, que pregava o estilo de vida que balanceava a correria com o lazer. Justíssimo, diga-se de passagem! E aqui cabe mais uma reflexão: se errados estivessem Seu Madruga, Chorão e Marx, o Dia do Trabalho não seria feriado, né? Fica aí o questionamento...

Em homenagem às trabalhadoras e aos trabalhadores de todo o globo, aqui vai uma seleção com as melhores profissões do Seu Madruga:

Vendedor de churros

"Churros, olha os churros..." Não poderíamos começar com outra profissão além dessa: Seu Madruga foi o ilustre vendedor dos deliciosos Churros da Dona Florinda, assim mesmo com letra maiúscula porque é marca. Fato que ele não ficou muito feliz com o uniforme, mas é aquela história: ossos do ofício.

Carpinteiro

Depois de que Seu Madruga foi carpinteiro, o dito popular "uma no prego e duas no dedo" precisou ser revisto. Haja esparadrapo! Mas com muito estilo e um belo lápis na orelha, ele encarnou o ofício e entrou aqui na lista das melhores profissões do Seu Madruga!

Promotor de eventos

Sim, ele também atacou de promotor de eventos... Não lembra? Pois eu refresco sua memória: foi naquele episódio em que o Seu Madruga promove apresentações de um time de jogadores profissionais de ioiô (e por consequência influencia a molecada da Vila a entrar na brincadeira).

Retratista

Na época não existia câmera digital, muito menos smartphones. Para ser fotógrafo nos tempos de Don Ramón era preciso muita disposição para carregar aquele equipamento, digamos, arcaico. E ainda precisava lidar com uma série de "fatores externos" que atrapalhavam o clique perfeito...

Técnico de futebol americano

Entre as melhores profissões do Seu Madruga, certamente essa não poderia ficar de fora! Impossível esquecer o dia em que o Madruguinha resolver ensinar as crianças da Vila a jogar futebol americano. Nosso coach até que tinha boa vontade, mas sabia muito pouco na arte da professoragem. Impossível esquecer do clássico diálogo com o Professor Girafales:

Já fizeram calistenia?

Não quiseram tomar... Tentei dar com um suquinho de laranja, mas não quiseram.

Nunca é demais rever a cena:

Advogado de defesa

Sim, nosso querido personagem já foi advogado. Não se lembra? Foi no episódio "Era Uma Vez Um Gato", que acompanha o julgamento do Chaves por ter atropelado o gato do Quico. Enquanto o Professor Girafales era o juiz, sobrou para o Seu Madruga fazer a vez de advogado de defesa.

Professor

Que o Seu Madruga é muito sábio todo mundo já sabe... Mas daí a ser professor? Sim, ele também já lecionou. E no dia em que substituiu o Professor Girafales na sala de aula, rendeu nada mais nada menos que uma das melhores cenas que se tem notícia! Ela rendeu até uma estampa na Chico Rei: clique aqui e confira a camiseta PRE-RI-GO!

Menções honrosas:

São tantas profissões do Seu Madruga que listar as melhores vira tarefa difícil... Para não ser injusto, preparei algumas menções honrosas ;)

Treinador de Boxe/Boxeador

Jogador de Boliche

Barbeiro (Fígaro)

Sapateiro

Se você chegou até aqui, que tal dar uma passadinha na Chico Rei para conhecer a Coleção Oficial do Chaves? Claro que tem estampas em homenagem ao Seu Madruga ;)

Acesse a coleção aqui: https://chicorei.com/chaves







Tags

seu madruga, profissões do seu madruga, chaves, dia do trabalho