Boneface: a arte do criador das capas do Queens of the Stone Age

A história do Rock seria certamente muito mais sem graça sem a criatividade por trás das capas dos mais icônicos álbuns. Algumas delas fizeram história, virando ícones da cultura moderna. Exemplos não faltam: tem a reunião eclética de “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, dos Beatles; o bebê na piscina em “Nevermind”, do Nirvana; e claro, o prisma de “The Dark Side of The Moon”, do Pink Floyd. Por essas e por outras, algumas capas de álbuns fazem tanto sucesso quanto o conteúdo musical da peça em questão.

A edição brasileira da revista Rolling Stone fez uma enquete pra eleger as 10 melhores capas de todos os tempos. Na lista, não teve espaço pra surpresa: a capa de Dark Side levantou o caneco. Criada pelo grupo britânico de design Hipgnosis (que também assina trabalhos de AC/DC,** Led Zeppelin e Black Sabbath**), ela já ganhou versões em tudo quanto é mídia, incluindo, é claro, camiseta da Chico Rei.

Na sequência, vieram a já citada “Nevermind”, “Abbey Road” (Beatles), “Sgt. Peppers” (Beatles), “Aladdin Sane” (David Bowie), “The Velvet Underground” (The Velvet Underground & Nico), “Physical Graffiti” (Led Zeppelin), “Revolver” (Beatles),  “A Saucerful of Secrets” (Pink Floyd) e representando a cena nacional, a controversa capa de “Todos os Olhos”, de Tom Zé. Essa imagem genial conseguiu dibrar a ditadura militar e fugir da censura… O motivo nem precisa dizer, né? 😉

Boneface & Queens of the Stone Age

boneface-e-queens-of-the-stone-age

Atualmente, uma das bandas de maior destaque na cena Rock N’ Roll é o Queens of The Stone Age. O grupo liderado por** Josh Homme** vem emplacando um disco de sucesso atrás do outro e já tem trabalho novo a caminho, cheio de expectativa boa. Mas além das músicas de alto nível, que já tivemos uma amostra com o rock dançante de “The Way You Used to Do”, as artes do novo trabalho já chamam a atenção.

A história começou com “…Like Clockwork”, último álbum lançado pelo grupo, em 2013. Além de ser uma obra prima, o trabalho deu o pontapé inicial na parceria da banda o artista Boneface. O QOTSA, que historicamente valoriza muito a parte visual do seu trabalho, chamou o artista britânico para a empreitada de transportar o disco para o campo visual. E o resultado foi sensacional!

boneface-e-queens-of-the-stone-age-2

Influenciado por filmes B, games, cartoons e histórias em quadrinhos, Boneface se destaca pelas ilustrações ricas em detalhes, sujas no melhor sentido da palavra, e com forte apelo nas cores. O resultado é uma miscelânea de cultura pop sombria, cheia de violência, dando ao trabalho um ar meio gore e, por vezes, até perturbador.

Fora toda a parte de gráfica de “…Like Clockwork”, Boneface também foi responsável por transportar essa atmosfera soturna para clipes animados de todas as músicas do disco. Baita trampo, diga-se de passagem! Outro ponto a se destacar é a forte influência da pop art no trabalho do cara. Ele também é um crítico do tipo de material que é produzido para o público infantil. Segundo o artista, desenhos, games e filmes que consumia quando garoto ainda têm interferência em sua arte, sobretudo na paleta de cores.

boneface-e-queens-of-the-stone-age-3

Conhecendo mais da arte de Boneface

A próxima colaboração de Boneface com o QOTSA vem no álbum** “Villains”**, que já teve capa divulgada. Então já temos uma boa prova do que vem por aí e, olha, o nível continua lá no alto! Enquanto o trabalho não chega (o lançamento está marcado para 25/08), vamos de Boneface:

boneface-e-queens-of-the-stone-age-4

boneface-arte

boneface-arte-2

boneface-hulk

boneface-like-clockwork

 

No embalo da Semana do Rock, a **Chico Rei **preparou um festival de lançamentos e reprints. E quem puxa fila é uma camiseta de Queens of the Stone Age. Ela foi inspirada no próximo disco da banda, emulando a pegada de ninguém menos que o queridão Boneface. Está imperdível! Aproveite e navegue nas melhores camisetas de rock da internet 😉

Camiseta-The-Way-You-Used-To-Do-Queens-of-The-Stone-Age