Loja

Camisetas mudam o mundo: moda com impacto social

Gerar impactos positivos é uma das missões da Chico. Confira alguns dos projetos que nós abraçamos ao longo desses 15 anos.


• 4 mins de leitura
Camisetas mudam o mundo: moda com impacto social

Mário Quintana uma vez disse que os caminhos seriam tristes, se não fosse a presença distante das estrelas e, vez por outra, é importante pedir licença ao tempo para fugir da correria constante dos ponteiros do relógio. Um tempo para observar as coisas distantes e lembrar como é importante sonhar e ter uma mente que voa alto, mesmo quando os pés estão fincados no chão.

O exercício de observar para além do nosso campo de visão nos ajuda a descobrir em qual canto do mundo o nosso sonho cabe e, assim, fazer morada, construir junto e colher os frutos de tudo aquilo que se plantou.

Lá em 2008, quando a Chico Rei nem Chico era, as ideias deram lugar aos primeiros rabiscos e a partir daí a gente nunca mais parou. A camiseta Congado viajou mais de 2.000 km e fez o nosso sonho voar, quase que literalmente, dando vida a uma história que seria escrita por muitas mãos.

De pouco em pouco, fomos encontrando muita gente bacana pelo caminho que vestiu a camiseta e abraçou a ideia de transformar o mundo, começando pela transformação do pedacinho de mundo que corria ali do nosso lado.

Ao lado de parceiros, empresas e instituições, nos dedicamos à missão de construir novos caminhos e apoiar diversos projetos e iniciativas sociais e sustentáveis na nossa comunidade. Confira algumas das ações que desenvolvemos ao longo desses anos de Chico.

Reforma da Escola Santos Dumont

Em 2018 a Chico Rei comemorou 10 anos e nós decidimos celebrar essa data unindo alguns amigos e colocando a mão na massa para tirar um projeto muito especial do papel. Para isso, a gente não precisou ir muito longe e exploramos as possibilidades que estavam ali, bem pertinho de casa, já que, na época, a nossa fábrica ficava no bairro Santos Dumont, próximo a escola.

Construída em 1988, a Escola Municipal Santos Dumont atende mais de 800 alunos por ano e desde a sua fundação o espaço nunca havia passado por uma reforma geral, o que acabava levando a diversos problemas estruturais.

Quando nós começamos o projeto, destinamos parte da renda dos nossos produtos para realizar a reforma completa da escola, investimos na compra de materiais e contamos com a ajuda de empresas parceiras para dar seguimento à obra. Ah! E tem mais: nós também temos recursos aprovados para a construção de  nova quadra poliesportiva coberta, uma boniteza que só!

Unidade de produção na Penitenciária Masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires

Outro projeto que realizamos com muito carinho foi a construção de uma unidade de produção dentro da Penitenciária Masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires. Por meio do trabalho, os detentos têm a possibilidade de ressocialização, através do desenvolvimento de novas atividades e, além disso, o trabalho também possibilita a redução de pena.

No geral, o projeto conta com três pilares, sendo eles: o ensino da costura aos detentos, a geração de empregos dentro da penitenciária e a oportunidades aos egressos do sistema prisional. Outro ponto que deixa o nosso coração cheio de felicidade é que das 40 pessoas contratadas, quatro delas já conquistaram a liberdade e foram efetivadas para o nosso time externo.

Aulas de Violino - Gente Em Primeiro Lugar

O selo Camisetas Mudam o Mundo ganhou notas e partituras no ano de 2021, isso porque nossas camisetas receberam a missão de mudar o mundo através da música e durante todo o ano nós patrocinamos a oficina de violino do programa Gente em Primeiro Lugar, que acontece aqui em Juiz de Fora (MG). O programa atende crianças e jovens na cidade e havia recebido uma doação de violinos, foi aí que nós entramos nessa história! Com o agravamento da pandemia, a solução foi ministrar as aulas de forma remota, através da internet.

Todos os alunos receberam violinos e foram divididos em turmas para facilitar o aprendizado do instrumento. Em novembro, alguns encontros presenciais aconteceram e a gravação do recital de final de ano aconteceu no teatro João Carriço, em Juiz de Fora.

Ações sustentáveis que mudam o mundo

Acreditamos que as nossas ações hoje refletem no futuro e influenciam diretamente o meio em que vivemos. Por isso, prezamos por uma produção mais sustentável e consciente, aproveitando todos os nossos recursos para preservar esse planeta que nós também chamamos de lar. Com essa ideia em mente, adotamos diversas ações sustentáveis que afirmam o nosso compromisso como, por exemplo:

  • 100% das nossas embalagens são feitas sem utilizar nenhum plástico;
  • Toda a nossa matéria prima recebe o selo internacional de sustentabilidade Better Cotton Initiative;
  • 100% dos materiais recicláveis da nossa produção são destinados a cooperativas de coleta seletiva licenciadas;
  • Não usamos nada de origem animal na nossa linha de produção.

Há 15 anos transformando o mundo com você!

Muita coisa aconteceu até aqui e a gente fica feliz em ver que a Chico nasceu em Minas e conquistou todo o Brasil , desbravando esse mundão afora. É como diz a famosa frase, “sonho bom é aquele que se sonha junto” e disso não temos dúvida. Então, nosso agradecimento especial vai para você que vestiu a camiseta com a gente e acreditou em toda essa boniteza que é partilhar sonhos e mudar o mundo!



Tags

15 ANOS CHICO REI