Loja

Carta ao Cliente 2021

Acreditamos na magia do recomeço. O marco do ano novo e um horizonte de 365 dias como uma tela em branco diante da gente. Estaremos de coração aberto para as venturas deste 2021 que mal conhecemos e já consideramos pacas. Contamos com a sua companhia e preparamos esta carta especialmente procê ;)


• 6 mins de leitura
Carta ao Cliente 2021

"Amar é um ato de coragem"

É intencionalmente simbólico começar esta carta com uma frase atribuída a Paulo Freire. Seu centenário é comemorado neste incipiente 2021, viva! É também simbólico, mas desta vez espontâneo, que a nossa primeira palavra para você neste ano seja “amar”. Tal qual Belchior, amar e mudar as coisas nos interessa mais. A começar pela gente! E para isso é preciso coragem, afinal.

Acreditamos na magia do recomeço. O marco do ano novo, rebento, e um horizonte de 365 dias como uma tela em branco diante da gente. Nós, criativos em essência, não poderíamos ficar mais empolgados: há de ser melhor em múltiplos sentidos. Mas sempre deixando um espacinho para o acaso. A surpresa é parte importante do jogo. E estaremos de coração aberto para as venturas deste 2021 que mal conhecemos e já consideramos pacas. É com amor e coragem que a gente chega lá! Contamos com a sua companhia nos próximos trezentos e tantos dias. Vai ser massa ;)

Nesta alvorada não poderíamos deixar de compartilhar contigo um pouco do que esperamos para o próximo ano. Antes, um passo pra trás para pegar impulso. Uma breve retrospectiva do que fizemos nos últimos tempos.

O entorno também é coisa nossa

  • Em março, quando a pandemia chegou ao Brasil, a Chico Rei deu início à produção e doação de máscaras para a prevenção da Covid-19. Foram mais de 200 mil máscaras doadas pela Chico e o estabelecimento de parcerias solidárias foi muito importante para que isso acontecesse, como com o cantor Tiago Iorc.
  • Também em parceria com Tiago Iorc, a Chico Rei lançou uma camiseta com renda destinada ao combate à fome no interior do Ceará e a CUFA Ceará foi parceira nessa missão. A CUFA Ceará atua em mais de 200 favelas do estado, na capital Fortaleza, em Sobral, Maracanaú e Juazeiro. A ideia foi driblar a burocracia e possibilitar o acesso rápido desses grupos vulneráveis a recursos, com foco, eficiência e transparência.
  • Também em parceria com a CUFA Ceará, lançamos a camiseta Solidariedade, com renda revertida para o projeto. A CUFA (Central Única das Favelas) é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. Foi criada a partir da união entre jovens de várias favelas, principalmente negros, que buscavam espaços para expressarem suas atitudes, questionamentos ou simplesmente sua vontade de viver. A camiseta Solidariedade é uma parceria da Chico Rei com a CUFA Ceará, e todo o lucro dessa campanha será revertido aos projetos da instituição para reduzir os impactos sociais da pandemia.
  • Em parceria com o cantor Lenine, lançamos a camiseta Paciência, com renda revertida para a cadeia de produção musical. Em tempos de olhar pra dentro e de buscar coragem para tantos enfrentamentos que têm sido colocados, a arte funciona como um refúgio muito lindo e seguro. E mostra-se mais necessária que nunca. Lenine e Dudu Falcão emprestaram os versos da canção para uma estampa que também é causa. Ela foi um dos grandes sucessos do ano, com mais de 10 mil peças vendidas, gerando renda para dezenas de profissionais da cadeia musical.
  • Em parceria com Milton Nascimento e a família de Fernando Brant, lançamos no mês de dezembro a estampa Amigo é Coisa pra se Guardar. Toda a renda da venda dessa estampa é revertida para a cadeia de produção do Bituca.

Camiseta Chico Rei é sinônimo de liberdade

2020 foi o ano de inauguração da célula de produção na Penitenciária masculina Professor Ariosvaldo Campos Pires, em Juiz de Fora. Através do trabalho, os presos têm a possibilidade de ressocialização, retomada da autoestima e de um monte de sentimentos bacanas que ficam comprometidos pela situação de cárcere. Cada três dias trabalhados na penitenciária correspondem a um dia de remição da pena.

Saiba mais

Black Friday Solidária

Na Black Friday deste ano, o cliente pôde escolher qual instituição beneficiar exercendo papel ativo na escolha no momento da compra. Foram três as instituições beneficiadas:

  • SOS Mata Atlântica
  • Gente em Primeiro Lugar
  • SJPA

Apoio à arte independente

Desde 2017, apoiamos artistas independentes de todos os cantos do Brasil, cedendo nossa estrutura completa para a produção, venda e logística de todos os produtos de nosso catálogo para que possam mostrar sua arte pro mundo.

Nesses 3 anos de projeto Artistas Convidados, já contamos com mais de 1300 estampas assinadas. Em royalties, já foram distribuídos mais de R$ 900 mil reais para artistas de todas as regiões do Brasil.

Conheça o projeto

De volta pra casa

2020 também foi marcado por retornos na Chico Rei: bolsas, mochilas e lenços ganharam nova tiragem e fizeram um bocado de sucesso. Os moletons, queridinhos da turma, vieram aquecer os dias frios e agora ficam disponíveis o ano todo, porque é sempre bom levar um casaquinho, né?

A cereja do bolo fica com a Linha Infantil: os pequenos podem novamente desfilar garbosidade pelos quatro cantos, com uma seleção supimpa de estampas de sucesso!

Brasil sil sil

Lançamos o podcast Chico Pelo Brasil, que a cada episódio traz história, cultura e muitas curiosidades sobre lugares deste nosso Brasil lindão.

Escute agora

Também lançamos com orgulho danado uma página especial de Brasilidade, reunindo conteúdos, estampas e muita prosa.

Acesse a  página

Viva Galanga!

Durante toda a nossa história assumimos a missão de levar para o máximo de pessoas possível a história daquele que inspirou nosso nome. E 2020 marcou o auge desse projeto! Fomos produtores associados do longa-metragem “Chico Rei Entre Nós”, com direito a uma coleção com toda a renda revertida para a manutenção da festa de Congado, em Ouro Preto (MG). Lançamos a websérie “Chico Rei em Movimento”, contando a história de Galanga em um misto de dança com documentário. E reunimos muito conteúdo autoral em uma página bem bacana!

Confira

É junto dos bão que a gente fica mió

E quanta gente bacana se juntou à gente nessa caminhada! Muitas, muitas e muitas parcerias nos encheram de orgulho e somaram um bocado em lançamentos incríveis. Dá só uma olhada:

E muito lançamento!

Aqui na Chico Rei a gente vive de inventar moda… E nesses últimos 12 meses lançamos tanta coisa que fica até difícil de acompanhar! Teve gola olímpica feminina, Guia de Tamanhos e muita, mas muita estampa inédita. Aqui um recorte dessas novidades:

Navegue por milhares de opções de camisetas

Acesse o Guia de Tamanhos

Ao infinito e além

Deu pra ver que foi um ano e tanto por aqui, né? Mas agora vamos olhar pra frente. Já adiantamos que teremos muitas colaborações bacanas pintando por aqui… Inclusive, estamos de passagem comprada pra um passeio rumo a uma galáxia muito distante ;)

Preparamos um checklist com um pouco do que você vai ver por aqui. Contamos com a sua ajuda acompanhando nossas resoluções de ano novo. Simbora?

  • Muitas parcerias
  • Lançamentos mil
  • Coleção de inverno
  • Novos produtos
  • Vários projetos socioambientais apoiados
  • Ressocialização e remição de pena para o time da penitenciária
  • Muita cerveja (ou suco de caju) pra celebrar os bons momentos
  • Litros e mais litros de café pra dar conta do dia a dia

Nos vemos por aqui!


Tags

carta ao cliente, retrospectiva, chico rei