Laerte Coutinho, 74, é uma famosa cartunista e chargista brasileira, uma das maiores do Brasil. Com uma carreira que começou nos anos 1960, ela se destacou por seu trabalho em cartuns e charges.
Mas você sabe o que difere esses trabalhos? A Chico Rei te explica mais sobre esse universo e sobre uma de suas grandes representantes!
Qual a diferença entre charge e cartum?
A grande diferença entre a charge e o cartum é a atemporalidade.
Charge é um gênero jornalístico centrado em questões atuais, ou seja, ela busca refletir o posicionamento editorial do veículo de comunicação.
A ideia da charge é fazer uma espécie de “ataque” para um acontecimento específico. Assim, elas são datadas - seu sentido pode se perder com o passar dos anos. Na charge, frequentemente são utilizadas personalidades e figuras públicas, e elas são exageradas ou estilizadas para reforçar um posicionamento crítico do jornal.
Assim como a charge, o cartum pode combinar linguagem verbal e não verbal para levar o leitor a refletir sobre o cotidiano a partir de um gênero jornalístico.
A ideia do cartum é realizar uma crítica rapidamente, com uma imagem que possa ser representativa para o leitor ao ponto de gerar um questionamento.
O cartum vai ter significado por conta da experiência do próprio leitor ao longo da vida. Os personagens são representações de um sentimento coletivo, e não necessariamente faz referência a uma personalidade, como a charge.
Mas se você já sabe dessa diferença, ou, adora esse conteúdo, a Chico Rei tem a coleção perfeita para ilustrar o seu guarda-roupa e sua rotina!!

Coleção Oficial Laerte + Chico Rei: camisetas, canecas e pôsteres com a arte única de Laerte Coutinho
Em seus trabalhos, Laerte traz sempre uma visão crítica e muitas vezes humorística sobre a vida cotidiana e a sociedade.
Suas obras abordam temas como política, identidade e comportamento social, sempre com um olhar perspicaz e inovador.
A colaboração entre Laerte e a Chico Rei é uma homenagem ao impacto duradouro da artista na cena das charges e cartuns brasileiros.
Uma coleção exclusiva e autoral que mistura arte, bom humor e muita reflexão. São peças oficiais que carregam um pedacinho do universo criativo de Laerte Coutinho, e que agora podem fazer parte do seu dia a dia. Demais, né?
As estampas originais foram pensadas para quem admira o trabalho dela e quer levar essas histórias e personagens para mais perto.
O que eu encontro na Coleção?
A coleção da Laerte + Chico Rei inclui uma variedade de produtos como camisetas, pôsteres e canecas.
Os designs incorporam elementos característicos de seu trabalho, como suas tiras de quadrinhos icônicas e caricaturas marcantes.
As estampas apresentam figuras e personagens, além de frases e ilustrações que refletem o estilo único e crítico. Isso porque, cada item é projetado para capturar a essência do trabalho de Laerte, permitindo que os fãs interajam com sua arte de uma maneira inusitada e acessível.
A parceria também destaca a importância da arte dos quadrinhos como uma forma de expressão cultural e crítica.
Usar ou exibir itens da coleção é uma forma de celebrar e apoiar o trabalho de Laerte, enquanto se aprecia a profundidade e a originalidade dos traços.
A ideia da coleção Laerte, para a Chico Rei, é ser um tributo à criatividade e à influência de um dos maiores nomes dos quadrinhos brasileiros.
Uma coleção para quem admira arte
A Chico Rei apresenta essa coleção que traz a força criativa de Laerte Coutinho em peças que vão além da estética: carregam ideias, questionamentos e, claro, boas histórias para contar.
As camisetas da coleção foram desenvolvidas com tecido 100% algodão sustentável. São peças que unem conforto, estilo e conteúdo, refletindo o olhar crítico e bem-humorado da cartunista sobre o mundo.
Pensamos em cada detalhe do que ilustra a brilhante Laerte, e podemos provar!! Fica com a gente :)
Camiseta O Poderoso Esmagador de Coisas
A Camiseta O Poderoso Esmagador de Coisas 100% algodão mostra que, às vezes, passamos por barras pesadas na vida, que nos deixam esmagadas no chão. São nesses momentos que temos que resistir e crescer, não importa os problemas.
As tirinhas e charges de Laerte questionam e desafiam o status quo da sociedade de forma esmagadora, com um toque de humor e ironia.
Camiseta Gente Brasileira
A Camiseta Gente Brasileira 100% Algodão ilustra a brasilidade nas obras de Laerte.
Com traço inconfundível, Laerte transforma personagens do cotidiano em símbolos do Brasil.
A camiseta "Gente Brasileira", com arte exclusiva de Laerte, é um retrato divertido, crítico e poético do imaginário do nosso país.
As figuras ilustradas pela cartunista representam o país em sua essência múltipla: diverso, contraditório, alegre e cheio de histórias para contar.
Camiseta Laerte por Laerte
A genialidade de Laerte agora pode ir com você.
Com uma carreira de longas décadas, as obras dela abordam temas como política, identidade e comportamento social, sempre com um olhar perspicaz e curioso do que está ao nosso redor.
A coleção Laerte para Chico Rei é uma forma de reconhecer e celebrar a contribuição significativa da artista para a arte dos quadrinhos e a cultura brasileira.
A Camiseta Laerte por Laerte é um Tributo ao Mundo dos Quadrinhos e Cartuns.
Camiseta Laerte, Não Entendi
Quem passa muito tempo nas redes sociais provavelmente viu por aí esse meme nos últimos anos: “Laerte, não entendi”. Lembra?
O impacto foi tanto que surgiram até variações: “Laerte, eu acho que entendi” ou “Laerte, eu entendi”.
O meme se transformou num fenômeno quando, em 2023, internautas no X (antigo Twitter), começaram a postar em massa essa expressão nos comentários das tirinhas da cartunista Laerte Coutinho, acompanhada de imagens como um meme de olho esbugalhado ou o wolf ripping shirt. O tweet responsável pelo começo do meme seria esse:
— couto (@coutoartdump) January 8, 2023
A partir disso, surgiram diversas variações, uma das mais famosas, e que virou estampa aqui na Chico Rei é a do wolf ripping shirt:
— irriqui (@irriquito) March 23, 2023
O uso da ilustração do "wolf ripping shirt" (lobo rasgando a camisa) se tornou uma representação visual, onde a imagem do lobo expressa a frustração de não entender a mensagem do cartum.
Utilizada nas redes sociais, a frase reflete a dificuldade de alguns em captar a mensagem mais profunda que a artista busca transmitir. "Laerte, Não Entendi" se transformou em uma forma de humor que destaca a complexidade das discussões propostas, mostrando que a arte pode gerar diferentes interpretações.
"Outro dia uma tirinha minha tinha mais de 10 mil comentários. E todos dizendo que não entenderam, usando memes de uma cara esbugalhada, de lobisomem", disse a artista em conversa com a jornalista Ana Paola Amorim.
Outros exemplos e variações do meme "Laerte, não entendi":
Em live no YouTube, Laerte chegou a dizer que sua conta foi “bombardeada” por várias repetições da frase. Ela também disse que:
Todo mundo falando que não entendeu, ou que entendeu, o que acha que entendeu, mas sem nada, não é uma conversa, é uma espécie de bombardeio. Qual a origem disso? A origem disso é alguém que acha que tem uma coisa para ser entendida e que o universo tá sacaneando ela, porque ela não pegou o sentido da coisa.
Ao perceber que a chargista estaria incomodada e confusa com a série de ocorridos e ‘tweets’, os seguidores da chargista responderam explicando que tudo isso era apenas uma forma de interagir e demonstrar carinho pela obra dela.
A coleção Laerte + Chico Rei reconhece e celebra a contribuição significativa da artista para a arte dos quadrinhos e para a cultura brasileira.
Compre a sua Camiseta Laerte, Não Entendi 100% Algodão Sustentável da coleção Laerte + Chico Rei em até 4 vezes sem juros.
Canecas Laerte
As canecas da linha oficial Laerte + Chico Rei são produzidas em cerâmica de alta qualidade, com capacidade para 325 ml.
Perfeitas para café, chá, refrigerante – ou mesmo para serem usadas como um porta-coisas criativo e estiloso. Um item versátil que carrega o traço inconfundível da artista.
Realizamos a impressão da estampa por termotransferência, garantindo uma fidelidade danada nas cores. Cê também pode usar a nossa caneca em forno micro-ondas, mas não recomendamos colocar na lava-louças.
Conheça os dois novos modelos da coleção Laerte + Chico Rei:
Caneca Penso
A Caneca Personalizada Penso, da coleção Laerte, é uma homenagem à possibilidade e capacidade de refletir e pensar todos os dias.
Esse “poder” é o nosso mecanismo de defesa contra aquilo que buscam esconder do povo.
Quem utiliza da educação pode ser estereotipado de diferentes formas atualmente, né? Há muitos anos atrás era de bruxa, hoje, os “insultos” são outros, mas quem os diz, são bem semelhantes.
Não podemos deixar que isso nos abale, a reflexão deve ser feita todas as manhãs, e de preferência ao lado de um bom café!
Caneca Eu Vivo de Histórias
Nem todo dia é interessante, nem todo capítulo é satisfatório de viver, mas nunca se esqueça: isso tudo faz parte da nossa história.
A Caneca Personalizada Eu Vivo de Histórias provoca a necessidade de aceitar e abraçar a complexidade, o desconhecido, o amanhã.
Mesmo as histórias inacabadas e difíceis têm valor na construção de quem somos. Lembre-se: nossas memórias são moldadas diariamente, e claro, de preferência com um cafézinho como companhia.
Compre a sua Caneca personalizada da Coleção Laerte + Chico Rei em até 4 vezes sem juros.

Dúvidas frequentes sobre a cartunista e chargista Laerte Coutinho
Quem é Laerte Coutinho?
Laerte Coutinho é uma das figuras mais respeitadas e influentes dos quadrinhos brasileiros. Aos 74 anos, além de cartunista, também atua como roteirista e ilustradora.
Autora de histórias e personagens que marcaram gerações. Estudou música e comunicação na ECA-USP, mas não concluiu os dois cursos. Na década de 1970, iniciou sua carreira na revista Sibila, criou a revista Balão, junto com Luiz Gê, outro cartunista, e publicou trabalhos no’O Pasquim. No meio tempo, colaborava com revistas e jornais.
Em 1974, ganhou o primeiro prêmio do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, com a charge O Rei Estava Vestido.
Qual a trajetória da Laerte?
Desde os anos 1970, Laerte explora o humor como forma de tratar temas sérios, especialmente política e comportamento social. Publicou em veículos como Folha de S.Paulo, O Estado de S.Paulo, IstoÉ e Veja, sempre com um olhar sagaz e irônico sobre o mundo.
Criou personagens inesquecíveis como Overman, Piratas do Tietê, Deus e Hugo, Gatinho, Hugo e Muriel, entre outros.
Nos anos 1980, Laerte colaborou com revistas que marcaram a história dos quadrinhos brasileiros, como Geraldão (do amigo Glauco) e Chiclete com Banana (do também amigo Angeli), e estreou sua própria revista, Piratas do Tietê.
Foi roteirista de programas de televisão como TV Pirata, Sai de Baixo e Vida ao Vivo (quadro do Fantástico), escreveu o programa infantil TV Colosso e participou do roteiro do curta de animação "Los Tres Amigos", vencedor do Troféu HQ Mix.
Foi uma das criadoras da revista Balão (quadrinhos) e da empresa Oboré (assessoria de comunicação para sindicatos). Publicou seu trabalho também n’O Bicho, no Estado de São Paulo, na Folha de São Paulo, em várias revistas.
Apresentou o programa “Transando com Laerte”, no Canal Brasil. Participou do curta “Vestido de Laerte”, de Claudia Priscila e Pedro Marques; e do longa “Laerte-se”, de Lygia Barbosa e Eliane Brum.
Quais foram os prêmios mais significativos que Laerte recebeu?
O talento de Laerte rendeu prêmios importantes, como:
- Prêmio Juca Pato (2021) – Intelectual do Ano pela União Brasileira de Escritores;
- Prêmio Angelo Agostini (melhor roteirista) – Venceu em 1991, 1992, 1993 e 1997;
- Troféu HQ Mix (melhor roteirista nacional) – Conquistado em 1989, 1990, 1991 e 1997;
- Prêmio Angelo Agostini (melhor desenhista) – Recebido em 1989 e 1999;
- Prêmio Angelo Agostini (melhor cartunista/chargista/caricaturista) – Ganhou em 2020;
- Troféu HQ Mix (melhor exposição) – Pela mostra "Ocupação Laerte", realizada em 2014.
O que significa o meme "Laerte, Não Entendi"?
A expressão "Laerte, Não Entendi" virou meme após uma de suas tirinhas mostrar um personagem confuso diante de um trabalho da artista Laerte.
A frase passou a simbolizar a dificuldade que muitas pessoas têm em captar as camadas e reflexões presentes nas charges dela. O meme ganhou ainda mais força com a imagem do “lobo rasgando a camisa” (wolf ripping shirt), representação visual do sentimento de frustração de quem não compreendeu a mensagem.
Quais são os personagens mais inesquecíveis da Laerte?
- Overman: o super-herói que ironiza os clichês do gênero, sempre envolvido em dilemas éticos e existenciais;
- Piratas do Tietê: grupo de piratas que navega pelas poluídas águas do Rio Tietê, misturando aventura e crítica social;
- Deus e Hugo: uma série filosófica e bem-humorada que debate religião, sentido da vida e humanidade;
- Hugo e Muriel: histórias que retratam com leveza e humor o cotidiano de um casal;
- Gato e Gata: tiras protagonizadas por dois gatos urbanos e suas aventuras;
- Homem-Catraca: crítica ao caos das metrópoles e à desigualdade social;
- Suriá, a garota do circo: personagem que explora o universo mágico e desafiador do circo itinerante.
Quais são alguns dos chargistas mais famosos do Brasil?
No Brasil, alguns dos nomes mais reconhecidos na charge incluem:
- Laerte Coutinho – colaboradora de longa data de Folha de S.Paulo, Estadão, entre outros; integrou os famosos "Los Três Amigos" com Angeli e Glauco;
- Angeli (Arnaldo Angeli Filho) – destaque nas revistas Chiclete com Banana, Folha de S.Paulo, ganhador de múltiplos prêmios HQ Mix;
- Glauco Villas Boas – criador do icônico Geraldão, também publicou na Folha desde 1984;
- Belmonte (Benedito Barreto) – influente chargista da primeira geração da Folha da Noite nos anos 20 e 30;
- Carlos Latuff – reconhecido por suas charges politicamente engajadas, sobretudo sobre temas internacionais e domésticos;
- Maurício Ricardo – fundou o site Charges.com.br; combina ilustração, música e animação;
- Nando Motta – prominence nas charges políticas contemporâneas, premiado entre os mais relevantes da nova geração.
O que Laerte Coutinho retrata nas suas tirinhas?
O trabalho de Laerte é marcado por temas diversos e profundos, com traços simples e diretos, e seus cartuns variam entre humor e crítica social.
Desde as tirinhas nos anos 70, ela usa o humor para comentar sobre regimes autoritários, cotidianidades urbanas e injustiças sociais. Séries como Manual do Minotauro exploram dúvidas existenciais e metáforas complexas com sensibilidade.
Além disso, a artista trabalha com questões de gênero e diversidade: o personagem Hugo/Muriel reflete sobre identidade trans e transfobia; Suriá traz representatividade infantil negra. A história de Laerte é marcada por personagens emblemáticos como Overman, Piratas do Tietê, Deus, Gato e Gata, Homem‑Catraca – cada um com temas específicos (ética, poluição, religiosa vs. humana.
Qual a importância das obras da Laerte?
As tirinhas de Laerte mobilizam reflexão sobre política, sociedade e comportamento, usando o humor como instrumento de resistência. Com mais de mil obras exibidas em exposições como a “Ocupação Laerte” do Itaú Cultural, ela se tornou ícone da cultura nacional.
As obras de Laerte abordam a temática de identidade trans desde o início dos anos 2000. Isso fez com que ela se tornasse símbolo dentro da comunidade LGBTQIAPN+.
Laerte apresenta um legado inspirador, e demonstra como uma linguagem inteligente e coragem ao abordar questões complexas influenciam hoje novos cartunistas e criadores.
E claro, a Chico Rei não poderia deixar de homenagear tudo isso :)
Confira outros itens da Coleção Laerte
Pôsteres Laerte
Os pôsteres personalizados da coleção estampam as inconfundíveis artes da Laerte em papel fotográfico 260g, impressos com tinta à base de solvente.
Isso garante cores vivas e resistência à água. Ideais para decorar ambientes com um toque de originalidade e irreverência, perfeito para decorar sua casa e mostrar para o mundo os seus gostos e pensamentos.
Compre a Coleção Laerte em até ✔4x s/Juros e com ✔Frete Grátis*

Veja também:
Chico Rei lança coleção Oficial do Sport Club do Recife
LGBTQIAPN+: no mês do orgulho entenda o significado da sigla e a história do movimento
Tendências da moda Outono/Inverno 2025: +17 Inspirações de looks