Loja

Chico Rei opina: review de Game Of Thrones S07E03


• 8 mins de leitura
Chico Rei opina: review de Game Of Thrones S07E03

O terceiro episódio de Game Of Thrones já prometia o tão esperado encontro entre gelo e fogo, as expectativas estavam altíssimas e o episódio dividiu opiniões, tanto mundo a fora, quanto aqui na firma.
Mais uma análise nossa com alguns spoilers, pitacos, teorias e uma pitada de fã surtando.



Again, tem spoiler rolando.

Amigxs, que domingo esperado foi esse: Jon Snow e Daenerys Targaryen se conheceriam, novos passos na guerra pelo Trono de Ferro e Euron finalmente entregando a Cersei a assassina de sua filha. O nome do episódio já foi sugestivo: “The Queen’s Justice”.

Gelo encontra Fogo

Sem muito rodeios o episódio abriu com Jon chegando em Pedra do Dragão e meu coração já saltou. Tyrion o recebe com “O bastardo de Winterfell”, ao que Jon responde “O anão de Casterly Rock”; simpáticos!

Vamos falar do trio que amamos interagindo em cena? Há quem diga, “as três cabeças do dragão”, especulações à parte, o tão esperado encontro Jonerys foi… morno. Detalhe para os trocentos títulos de Daenerys e o Jon Snow, só Snow hahahaha amei. Parece que o Tyrion também.

Vamos aos fatos:
Não foi fanservice em momento algum. Apesar de ambos precisarem um do outro - Dany agora mais do que antes depois de mais uma “derrota” - e Jon por conta do Vidro de Dragão, não foi um chá feliz. Mas vamos lá, ambos não se conhecem e o único elo entre eles no momento é Tyrion. Por isso o diálogo não é 100% amistoso, tanto Dany quanto Jon carregam consigo um estereótipo de suas Casas (mesmo o cara sendo Snow) e também os horrores do passado trocados por suas famílias. Claro que esse shade rolaria, o Rei Louco queimou avô e tio de Jon Snow vivos e Ned era, como a Mãe de Dragões bem ilustrou, o melhor amigo de Robert Baratheon.


É importante ressaltar que nos primeiros momentos ficou claro para ambos que ali não eram pessoas comuns em uma guerra, Daenerys lançou ao bastardo um olhar de “esse cara é diferente” e Jon pontuou bem que ela tem três dragões e não atacou Porto Real porque não gostaria de matar milhares de inocentes. Os dois são muito diferentes de Cersei, ponto em comum que já sabíamos e que eles descobriram juntos.


Claro que a Khaleesi ia botar a banca pra cima de um bastardo que se autodenomina rei e Jon, sabendo que dificilmente acreditariam nele, omitiu o fato de ter ressuscitado. O que nos faz refletir sobre razão: simplesmente humildade ou medo? Mesmo que Dany não tenha deixado passar a frase de Sor Davos sobre a facada no coração e comentado posteriormente com sua Mão, que aparentemente não deu muita importância. Huuuum.
Intrigante é que Daenerys tem três dragões, algo que também é complicado de crer, mas não deu crédito a história dos White Walkers. Mesmo Tyrion não pareceu ter certeza, mas não descartou a história de Snow. Aquela coisa da honra conta mesmo, gente.


Os fantasmas do passado e as incertezas da guerra colocaram esse encontro no patamar das divergências. Jon não dobrou o joelho, não foi punido, mas está, de modo prático, cativo em Pedra do Dragão. Foi coerente? Foi, mas como as expectativas estavam nas alturas, as opiniões ficaram divididas.
E você, o que esperava desse encontro?


A cena entre Jon e Tyrion na montanha foi visualmente excelente e o diálogo fez a gente viajar de volta pra primeira temporada: o que não sabe de nada e o que supostamente sabe de tudo, batendo um papo. Não vou mentir, adoro. Nesse momento veio à tona o vidro de dragão e Tyrion, político como sempre, sussurrou pra Dany. Agora Fogo e Gelo estão temporariamente ok cuidando do que é importante pra eles, cada um no seu quadrado.

Ps: a cena Jonerys nas pedras, observando os dragões. Será se vai dar samba, amigos? Vejamos os próximos episódios enquanto eles passam a se conhecer um pouco mais.
Ps2: pra que mandar a Melisandre embora?? Nóis quer ver o circo pegar fogo. Não curti. E vocês?
Ps3: muito estranho ninguém perguntar como um Lorde Comandante da Patrulha da Noite desertou e sofreu consequências, se tornando Rei do Norte. Tyrion, Tyrion… será que a pergunta era óbvia demais?

A matilha vai se reunir

Enquanto isso em Winterfell ~voz de locutor~, Sansa coordena os lordes do norte e do Vale como se tivesse nascido pra isso, fato que Mindinho, é claro, não poderia deixar de notar e jogar no ar. Ela parece satisfeita consigo mesma e dona da p%rra toda, até aí tudo joia.


O que não esperávamos? Bran is in the house e esse reencontro me deixou, por falta de palavra melhor, bolada. Ok, ele é o Corvo de Três Olhos agora e isso muda basicamente tudo. Mas, Sansa achava que o irmão estava morto e ele aparece em Winterfell, a garota o recebe cheia de emoção e ele fica blasé. É claro que teorias surgiram a respeito desse comportamento do jovem Stark e vamos a alguns fatos: ele sabe de tudo, tipo tudo o tempo todo e isso deve deixar a pessoa em um estado constante de sobrecarga mental; a galera comentou que ele ter estado frio já é um traço de alguém que sabe o quão mutáveis e finitas as coisas são e agora o garoto tem essa dimensão e prefere não se conectar, será? Ou então ele já previu alguma situação em que Sansa erra? Ou eles simplesmente nunca foram próximos.


O caso é que o garoto não consegue explicar a magnitude de seu dom a Sansa, mas descreve a cena de seu casamento com Ramsey e a irmã fica, no mínimo, desconcertada. Não sei muito bem o que pensar da cena e do reencontro, mas lembremos que Isaac Hempstead-Wright (ator que faz o Bran) já havia comentado que reencontros Starks seriam estranhos, afinal eles mudaram bastante desde que Ned foi para o sul.
Sentimos falta de Arya pra salvar o episódio, fica a dica.

A justiça da(s) rainha(s)

Que o episódio fez jus ao nome, não podemos negar. E talvez esse seja o x da questão: Cersei está vencendo e está implacável, ofuscou muitas coisas. A sensação de invencibilidade que ela me passou nesse episódio é completamente diferente daquela rainha do primeiro episódio que conversava com Jaime: paranoica e sem aliados. Hoje podemos dizer que ela está a frente na guerra e mais cruel do que nunca. Três fatos muito interessantes sobre a Rainha Lannister nesse episódio:

1 - Tá bem assessorada a loira. Euron está sedento por vencer a guerra e se casar com Cersei e continua inabalável. Jaime continua panguá e cego de amores, mas vamos combinar que ele teve algumas ideias boas sobre as batalhas que se seguiram e a gente não contava com essa esperteza. Nem o Tyrion, o que foi estranho.
Ps: não subestime Qyburn, começo a achar que o cara é tão esperto quanto nossos jogadores preferidos Mindinho e Varys. Ele “ressuscitou” o Montanha e já se provou um cara que traz a solução que a rainha precisa, na hora necessária e sem escrúpulos para tal. Cersei adora, os dragões é que podem não curtir tanto. Ficaremos atentos.


2 - O nível de crueldade tá insano. Tudo bem que explodir o Septo de Baelor já deixou bem claro que a Cersei não tá nem aí pra quantos morrem no processo dela até o poder. Mas vimos a faceta vingativa dela ainda mais refinada: matar a filha de Ellaria do mesmo modo que Ellaria matou Myrcella. E o pior, lentamente, em frente a ela.
Sem falar que como Sansa já nos disse lá no primeiro episódio, não importa como, Cersei não vai descansar até destruir um por um todos os seus inimigos.


3 - A autoconfiança tá mais alta que o Ninho da Águia. Let’s talk about Jaime Lannister, mais uma vez. Estão descaracterizando o personagem demais da conta e eu to irritada, mas vamos combinar que um cadinho do que o cara sonhou ta acontecendo: Cersei expôs a relação dos dois em frente a uma serva e isso só prova o quanto ela não tá nem aí pra mais nada. E claro, ta se achando poderosona.
Falando em ego, o Banco de Braavos tardou mas não falhou em vir cobrar a dívida catastrófica da Coroa. Cersei já tinha o plano de atacar Jardim de Cima e já soltou o papo: um Lannister sempre paga suas dívidas. Parece que o enviado do banco comprou a promessa e até comparou a rainha a Tywin. Pe-sa-do.

A justiça da(s) rainha(s) +1

Esse tópico é pra falar do ataque Lannister a Jardim de Cima, ponto pra Jaime Lannister que parece ter aprendido uma coisinha ou outra nas guerras que participou. Largou Rochedo Casterly - que já tava sem grana mesmo - pra Dany tomar e ainda combinou com Euron pra destruir os navios da galera e deixar eles lá cuidando de… bem, praticamente nada.


Enquanto o Rochedo estava sendo tomado, grande parte do exército de leões estava conquistando o lar da casa Tyrell, aparentemente com os vassalos traidores. E Tyrion também não contava com essa? Isso tá cada vez mais estranho, ou to viajando?

Não é segredo que, apesar dos pesares, eu admiro pacas a Olenna Tyrell. E pra mim ela merece tanto o título do episódio, quanto a própria Cersei. Até o momento da própria morte, a Rainha dos Espinhos consegue ser destruidora. O diálogo final foi absolutamente emblemático, Jaime pagando de misericordioso (afinal ele é mais humano do que Cersei, o que não é muito difícil).


Olenna bebe o veneno e joga na cara do Lannister que foi co-responsável pela dolorosa morte de Joffrey e ainda faz questão de falar: “Conte a Cersei. Eu quero que ela saiba que fui eu.”
Estamos tristes com a morte dela, mas se tem jeito mais glamouroso de morrer, eu desconheço.

Uma coisinha ou outra

Chamando atenção a um detalhe que pode ter passado despercebido: o curto diálogo entre Sor Davos e Missandei. Pra quem não se ligou, Davos era um contrabandista que conhece bem as cidades livres e ficou intrigado com o fato da conselheira de Daenerys não possuir um sotaque específico, ao mencionar a Ilha de Naath e Missandei apenas lhe respondeu com um sorriso. Pipocaram teorias de que ela seria uma traidora, não sei se concordo, mas nenhuma palavra é trocada sem propósito em GoT. Fiquemos de olho.

Sam curou mesmo Jorah? Achei muito fácil e quase infartei quando eles apertaram as mãos. O Arquimeistre não expulsou nosso amigo, mas deu um castigo básico. Agora o Mormont parte pra Pedra do Dragão pra reencontrar a amada e deve a vida ao bff de Jon Snow. Amando esses caminhos que se cruzam.

Duas tristezas: sem detalhes de Rochedo Casterly e Jardim de Cima, ambos castelos conhecidos por serem deslumbrantes em suas respectivas descrições. Grana economizada pros dragões?
Sem falar que as batalhas foram rápidas, já esperávamos isso e inclusive contaram com a narração de Tyrion ao fundo. Um pouco diferente do que estamos acostumados a ver. Há quem tenha amado, há quem tenha odiado. Vocês curtiram?

Falando em Tyrion… Dois passos dados na guerra, dois “fracassos”. Não acredito que os planos tenham sido ruins, acredito que talvez o anão tenha subestimado os irmãos. Agora parece que Daenerys vai começar a tomar as rédeas estratégicas e o próprio Tyrion anda reflexivo.

Veredito

Mais um episódio morno e preparativo, já saíram notícias de que os próximos vão ser avassaladores em todos os sentidos e a gente espera por isso. Porque as coisas estão acontecendo depressa demais ou devagar demais? A impressão é que algumas coisas estão sendo um pouco negligenciadas nessa corrida, sem me precipitar, já to no aguardo e pirando com mais um teaser.
Quero saber o veredito de vocês.


Tags

Game of Thrones, séries, séries de tv