Loja

Como organizar guarda-roupa? Dicas para aproveitar melhor o espaço


• 5 mins de leitura
Como organizar guarda-roupa? Dicas para aproveitar melhor o espaço

Você já tem o conhecimento de que as roupas são muito mais do que mero traquejo social, certo? Elas nos identificam, expõem ou escondem nossa personalidade e nossos desejos para o mundo. A forma que nos vestimos é como queremos ser enxergados.

E a Chico Rei é apaixonada por peças de roupas, principalmente camisetas. Elas têm o poder de mudar o mundo e expressar a cultura de diversas tribos.

Por isso, é preciso cuidar delas, tanto para fazer com que durem mais quanto para promover uma praticidade maior no momento de escolha. Saber como organizar o guarda-roupa é essencial para mantê-las conservadas e prontas para o uso, independente da situação.

De toda forma, não é nada versátil ter que procurar entre pilhas e mais pilhas de peças embaralhadas para achar a ideal, certo?

O fato é que, nem sempre, existe tempo para manter uma ordem no armário. Entretanto, com as dicas de organização que a Chico Rei apresentará hoje, será muito mais simples otimizar o espaço e facilitar a sua escolha da peça ideal no momento do vestir.

4 dicas de como organizar o guarda-roupa

Organizar o guarda-roupa. Para alguns, uma terapia, para outros, uma obrigação. Mas, convenhamos, a organização é a chave para otimização de tempo, principalmente quando falamos em rotinas cheias de afazeres.

Entre acordar, arrumar-se e ir em direção ao trabalho ou estudo, sempre podem acontecer alguns imprevistos. Portanto, ter, à sua disposição, as roupas bem organizadas ajuda a diminuir um pouco de todo esse tempo.

Quer saber como fazer essa sistematização? Confira, então, nossas dicas:

Por funcionalidade

Essa é uma das maneiras mais conhecidas que, provavelmente, todo mundo faz, mas não deve ser deixada de lado, não é?

Separar peças por funcionalidade é muito importante para manter seu armário organizado. Assim, calças, shorts e saias devem estar separadas das peças superiores, como camisas, blusas, entre outras coisas.

É indicado deixar as opções inferiores próximas para escolher rapidamente o que vestirá, assim como as superiores.

Por cor

Essa é uma das maneiras mais simples de se organizar roupas, principalmente camisetas e blusas, que, geralmente, são as peças mais usadas.

Se você tem o costume de pendurá-las em cabides, saiba que há tecidos que não podem ficar assim, pois podem esticar com o passar do tempo, como lã, peças de malha, entre outras. O ideal é que sejam enroladas de maneira que o tecido não se desgaste e colocadas lado a lado, por um separador ou preenchendo toda a gaveta.

Camisetas penduradas em cabide por ordem de cor

Por isso, você pode definir por qual parte deseja começar. Tem muitas roupas pretas? Então comece colocando-as lado a lado, depois vá clareando, como azul escuro, verde escuro, até chegar às suas peças brancas ou as mais claras que tiver. Isso é formar um verdadeiro arco-íris de roupas, assim ficará muito mais fácil definir o que usar.

Por estação

Separar as roupas desse modo também é muito prático, pois, assim, você sabe exatamente em qual gaveta ir para pegar o que precisa. Experimente colocar as peças mais usadas no frio, como blusas de manga comprida, suéteres e moletons, em uma gaveta e opções para dias mais frescos em outras.

Isso não precisa ser feito apenas com as peças superiores. Geralmente, guarda-roupas possuem várias portas e gavetas, então opte por dividir cada lado assim. O lado direito pode ficar para calças, blusas e outros acessórios, como cachecóis e gorros, e o esquerdo para guardar saias, shorts, camisetas e regatas.

Esse modelo pode ser aplicado junto com a divisão por cores, assim fica duplamente organizado. É muito funcional!

Por compromisso

Se você tem um armário muito espaçoso e, até mesmo, um closet, fazer a divisão das peças por compromisso é uma excelente ideia de otimizar o seu tempo de se vestir.

Sempre temos aquelas opções que são mais usadas em dias casuais, certo? Até mesmo em casa, as famosas “roupas de ficar em casa”. Elas costumam ser um pouquinho mais desgastadas e desbotadas, inclusive com alguns furinhos. Sempre existe aquela camiseta ou calça que você não larga por nada.

Uma boa ideia para não misturá-las é estabelecer um canto para roupas mais sociais, como vestidos elegantes, camisas de trabalho, calças e saias formais para eventos de maior prestígio.

Essas são algumas das maneiras mais usuais de organizar as peças de roupa. É claro que cada pessoa deve optar pela forma que acha mais simples e que é melhor colocada em seus armários.

Dicas extras: a manutenção das roupas também importa!

Além de organizar, é imprescindível manter outros aspectos em dia, como o descarte, a arrumação dos outros itens do vestuário e, definitivamente, a limpeza do espaço e das roupas.

Portanto, separamos algumas dicas extras para você incluir na sua rotina:

Faça sempre um desapego

Se há uma peça mais antiga, rasgada e com zero condições de ser usada, mesmo em casa, é preciso abrir mão dela. Às vezes, é algo muito importante, tem apego emocional, como um presente há muito dado, ou faz parte de uma linda lembrança, você deve decidir se vale a pena ficar com ela.

Ambiente com decoração minimalista

Caso contrário, opte por sempre fazer um descarte ocasional. É muito provável que alguém tenha uma peça super antiga e que já não usa há tempos, portanto não há motivo para deixá-las no armário. Fazer um bazar ou doações são boas maneiras de garantir que elas serão aproveitadas.

Procure usar diferentes organizadores

Na hora de otimizar o espaço, caixas, separadores e cabides são objetos que ajudam muito! Por exemplo, em caixas, podem ser colocados itens que não são tão presentes nos acessórios ou no vestuário, como sapatinhos de ficar em casa, pantufas, luvas, entre outras coisas.

Separadores são excelentes para dividir bem roupas íntimas e de praia, assim como guardar meias ou gravatas. Além disso, há modelos estilo colmeia que podem deixar todos os sapatos bem arrumados.

Deixe acessórios em uma mesma seção

Relógios, bolsas e mochilas, bijuterias e joias, cintos, chapéus e outros acessórios devem estar próximos para serem escolhidos rapidamente conforme a ocasião. Geralmente, também é possível organizá-los em separadores ou em prateleiras.

As bolsas, por exemplo, podem ser colocadas em prateleiras com divisórias, uma em cada espacinho, ou uma ao lado da outra. Assim, na hora de optar por aquela que você usará, terá uma visualização melhor, ou seja, uma gama de opções próximas para escolher a ideal.

Siga os cuidados das etiquetas

Se na etiqueta diz que você não deve usar água sanitária, o melhor é seguir as instruções, ou poderá ter algo manchado que não ficará legal de usar. É sempre indicado verificar o que cada peça pede antes de tirar as etiquetas, geralmente por incomodarem.

Mão segurando etiqueta de roupa

Há modelos que não podem ser batidos na máquina ou com outras roupas, algumas não podem secar ao sol, entre outras recomendações. Fazendo a manutenção delas de modo correto, com certeza, a vida útil do vestuário será preservada.

Seguindo essas dicas e mantendo a ordem diariamente, todo o seu tempo será otimizado quando for escolher algo para usar, assim como manterá o espaço bem aproveitado, sem bagunças ou uma ocasional avalanche de roupas caindo para te soterrar.

Apaixonados por roupas, a Chico Rei sempre busca trazer dicas para cuidados, combinações e muito mais! Para conferir conteúdos como esse e muito mais, não deixe de nos visitar semanalmente!


Tags

como organizar guarda-roupa, guarda-roupa, organização, organização de guarda-roupa, espaço no guarda-roupa, dicas de organização