Loja

As cores na moda: Por que elas existem?!


• 5 mins de leitura
As cores na moda: Por que elas existem?!

Já parou parta pensar como funcionam as cores na moda?

Para muitos, o ano só começa depois do Carnaval. Então, nada melhor que começar o ano em sintonia com as cores e seus significados supersticiosos. Você sabe o significado real de cada cor? As cores estão presentes em tudo e em todos! Ao contrário do que muitos pensam, elas existem desde que o mundo é mundo. Todas as nuances, todas a variações e todos os tons que conhecemos, sempre estiveram presentes, muitos ainda não foram descobertos, ou na verdade não eram e ainda não foram nomeados.

O fato, é que as cores dependem de um fator primordial, que é a luz, sem ela não é possível obter a cor de qualquer elemento que seja. As cores  variam de acordo com a luminosidade refletida por parte dos objetos, ou seja, a luz é capturada por um determinado elemento, o mesmo absorve esta luminosidade e então reflete a cor vista. O site Teoria das Cores afirma que a cor é um fenômeno físico relacionado à existência da luz, ou seja, se a luz não existisse, não existiriam cores.

O preto é percebido quando algo absorve praticamente toda a luz que o atinge. Já o branco é percebido em algo que reflete praticamente todas as faixas de luz. Pode-se dizer que o branco e o preto não são cores propriamente, e sim a presença ou ausência da luz. Complicado não é? rs Enfim, o importante é que elas existem, e podem influenciar muito em nossos sentidos. As cores na moda têm o poder de nos tranquilizar, despertar apetite, stress, frio, calor, e ainda possuem significados destinados a cada uma.

Neste post, vamos contar um pouco da história das principais cores, aquelas que aprendemos lá no jardim da infância e que carregamos com carinho por toda a vida. As cores na moda são de suma importância, fazem parte do ciclo de tendências que acompanha as temporadas, e variam de acordo com a estação (Primavera/Verão e Outono/Inverno).

No verão usamos cores mais vivas e reluzentes, se adequam melhor ao clima que a estação carrega, geralmente absorvem menos calor, o que torna as peças mais frescas, proporcionando também, um estilo mais colorido e consequentemente mais alegre. Ao contrário do verão, a temporada de outono/inverno é bem mais austera, combina melhor com cores sóbrias, transitando basicamente entre os tons de cinza, marrom e preto.

Porém, não se impede de usar as demais cores, principalmente neste momento, onde a moda passa por um transição em que as estações não estão mais tão definidas. Como somos apaixonados por cor, temos doze cores diferentes de camisetas, resolvi retratar o significado de seis principais cores na moda, através dos nossos xodós, as t-shirts! As produções foram pensadas a partir do significado de cada cor.

As cores na moda

PRETO

O preto por exemplo, é conhecido como a cor do luto, sombria, pesada, porém, não deveria ser usada por pessoas que estão passando por este tipo de situação, pois a cor em excesso estimula a melancolia, depressão, tristeza, confusão, perdas e medo. Por outro lado, o preto é cor do poder, da sobriedade, hombridade, transmite a sensação de elegância e sofisticação. Para esta produção, escolhi nossa camiseta “Edgar Allan Poe“. Edgar Allan Poe foi um autor, poeta, editor e crítico literário estadunidense, fazendo parte do movimento romântico americano, conhecido por suas histórias que envolvem o mistério e o macabro. Encaixe perfeito!

BRANCO

O branco é uma excelente cor de se usar, possui um significado espiritual muito importante, transmite paz, calma, pureza, também está associado ao frio e à limpeza. branco revela pureza, sinceridade e verdade; repele energias negativas e eleva as vibrações espirituais. Equilibra a aura e facilita o contato com os guias espirituais, promovendo o equilíbrio interior, a sensação de proteção. Também pode ser usado como coringa, para todos os propósitos, associando-se com eficiência com qualquer cor. Portanto, a camiseta escolhida para representar esta cor foi a “Yellow Umbrella“.

VERMELHO

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. É a cor da brasa, do fogo consumando em ardência, da paixão, do entusiasmo e dos impulsos. Se usado em excesso, o vermelho torna a pessoa agressiva e briguenta; Simboliza: perigo, fogo, sangue, paixão, destruição, raiva, guerra, combate e conquista; cor de aproximação e encontro. Muito interessante perceber as possibilidades de signos das cores na moda.E pra falar de amor, colocamos nosso coração na ponta da caneta e o resultado é a camiseta “Avec Toi“, pra todo mundo espalhar amor por aí!

VERDE

O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. Místicos acreditam que facilita a comunicação com as plantas e os devas da natureza. Simboliza a renovação, fertilidade, crescimento e saúde. Em excesso estimula orgulho, a presunção e a arrogância. Cor universal da natureza, atualmente está muito associado a temas ecológicos. É a cor da sustentabilidade e da ecologia. E para representar esta cor, escolhemos a nossa camiseta “Campers“. Porque uma coisa é certa: campers gonna camp!

AZUL

O azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade e sutileza. Simboliza também o ideal e o sonho. É a mais fria das cores  frias. A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial, acalma e traz clareza mental. Produz tranqüilidade, ternura, afetuosidade, paz de espírito e segurança. Reduz o stress e a ansiedade, promovendo a saúde emocional. Favorece as atividades intelectuais e a meditação. Simboliza devoção, fé, aspirações elevadas, sinceridade, confiança e tranqüilidade. A nossa camiseta “Farol” tem tudo a ver com essas características. Inspirada nos antigos romanos, que já diziam: navegar é preciso, viver não é preciso. Parafraseados futuramente por Fernando Pessoa, que por sua vez foi parafraseado por Caetano Veloso, os sábios romanos sabiam bem o que estavam falando. Aproveitar a vida é navegar constantemente nos diversos oceanos que encontramos por aí!

AMARELO

O amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. Simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai. Como é a cor base do dourado, simboliza opulência e prosperidade. É também uma cor que carrega grande energia. A parte mais quente do fogo é o segmento amarelado da chama. Transmite otimismo e está associada ao verão e ao calor. Atrai pessoas alegres para a sua vida, rejuvenesce e traz charme; constrói confiança, dá poder de persuasão, energia e inteligência. Traz luz para a solução de problemas. O amarelo simboliza criatividade, idéias, conhecimento, alegria, juventude. Quer conhecimento, criatividade, energia e inteligência melhor do que os que Machado de Assis no deixou?Por fim, a camiseta “Machado de Assis“, representado a genialidade, a nobreza e a inteligência do nosso maior escritor.

E aí, o que achou da representação das cores na moda? Quer ver mais como elas se aplicam? Venham dar uma olhada em nossas camisetas e em como as estampas estão em sintonia com as cores!


Tags

Cores, cores na moda, moda