Loja

Estampe seu estilo no Dia da Consciência Negra 2016


• 3 mins de leitura
Estampe seu estilo no Dia da Consciência Negra 2016

Desde o ano de 2003 o Brasil se levanta para celebrar o Dia da Consciência Negra. Mesmo dia em que morreu Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, em 1695.

O feriado pode ter nascido do burocrático projeto de lei número 10.639, mas sua importância vai além dos registros legislativos.

Afinal de contas, ele é todo um retrato de uma longa luta de resistência, igualdade e conscientização!

Quer saber um pouquinho mais sobre o Dia da Consciência Negra de 2016 e como você pode colocar o seu orgulho estampado no peito neste dia? Confira, então, o nosso post de hoje!

Quem foi Zumbi dos Palmares

Ele é um dos grandes retratos que representam a luta do negro contra a escravidão, durante grande parte do período colonial brasileiro.

Zumbi era negro e esteve à frente da resistência de seu povo nos quilombos, que eram locais de combate contra o sistema escravista e de manutenção da cultura africana no País.

Se o Dia da Consciência Negra teve uma origem, começou com a luta desse homem.

A importância do Dia da Consciência Negra 2016

Com o fim do sistema escravista, teve início um longo, resistente e orgulhoso trabalho de conscientização a respeito da cultura africana.

E o Chico Rei hasteia essa bandeira todos os dias, seja em singelas estampas que remetem à decoração tribal, inspiradas dos nossos distantes vizinhos africanos, ou com figuras marcantes dessa luta, como o nosso querido Mandiba, o eterno Nelson Mandela.

Além disso, a data é um importante meio de refletirmos a respeito da nossa cultura nacional, nascida nesse berço de povos tão variados.

Por isso, vamos conferir quem mais fez a sua parte, ao longo dos anos, para colocar em destaque a cultura negra no mundo inteiro?

Importantes nomes da cultura negra

Quer saber quem mais, além de Zumbi dos Palmares, estampou o orgulho pela cultura negra ao redor do mundo? Confira nossa pequena e respeitosa lista, logo abaixo!

Martin Luther King Jr.

O pastor e ativista Martin Luther King Jr. é um dos grandes nomes de resistência pela igualdade racial nos Estados Unidos, tendo recebido, inclusive, o Prêmio Nobel da Paz em 1964.

Billie Holiday

Nascida Eleanora Fagan Gough, a cantora Billie Holiday teve ampla importância na batalha pela conscientização da cultura negra, já que a resistência do povo norte-americano era forte.

Foi, inclusive, uma das primeiras negras a cantar em uma banda formada por brancos – e isso na década de 1930, onde o racismo era incrivelmente forte ainda.

Malcolm X

Ativista que atuou ao lado de Martin Luther King Jr. e apresentou um discurso de força e rebeldia contra a opressão imposta pelos brancos.

Aizita Nascimento

Primeira miss negra do Brasil – com o título de Miss Renascença –, Aizita mobilizou sua beleza para o concurso Miss Guanabara, mas ficou apenas na 6ª posição.

O destaque dessa beleza única ficou por conta da indignação do público com o resultado, que queria vê-la com a faixa no peito!

Chico Rei!

É claro, não poderia faltar nossa inspiração, aquele que dá nome aos nossos negócios e às suas camisetas! Chico Rei nasceu príncipe, no Congo, chamava-se Galanga. Capturado e escravizado, foi levado ao interior de Minas, sendo batizado como Francisco. Chico, como ficou conhecido, juntou ouro e comprou sua alforria, depois uma mina e, com esses ganhos, libertou centenas de escravos.

E não foi à toa que escolhemos esse nome de príncipe que virou rei para a nossa marca! Chico Rei é sinônimo de liberdade e mineirice, assim como a gente!

Vista com orgulho a cultura afro-brasileira

Existem muitos outros nomes que fazem parte dessa imensa galeria de ícones da cultura negra, como Muhammad Ali, Bob Marley, José do Patrocínio, Machado de Assis, Rosa Parks e Gilberto Gil, entre tantos outros!

O importante é reconhecer a validade dessa luta que dura há séculos e que, não apenas no Dia da Consciência Negra 2016, mas todos os dias, você carregue esse orgulho no peito.

Por falar nisso, a Chico Rei possui uma ampla variedade de tecidos estampados, para homensmulheres, que podem reforçar o seu orgulho em ter, no sangue, a cultura afro-brasileira.

Que tal dar uma conferida, por exemplo, na nossa camiseta África, que explode em cores e beleza em design todo o berço cultural do nosso Brasil?

Mas a cultura negra não é só isso, não. Ela representa um pouco de tudo que somos, atualmente, como Nação.

Por isso, fique sempre por dentro do site da Chico Rei e confira a nossa ampla seleção de **camisetas **para trazer mais orgulho ainda ao seu estilo e ao Dia da Consciência Negra 2016!


Tags

Comemorações