Loja

Dia de Falar Como Um Pirata – A história por trás da data


• 2 mins de leitura
Dia de Falar Como Um Pirata – A história por trás da data

Ahoy, marujas e marujos! Os sete mares estão agitados!

Sabem que dia é hoje? Nada mais, nada menos do que o Dia Internacional de Falar como um Pirata! Aye aye, hoy! Preparem o rum que nós trouxemos reprints direto do oceano pra comemorarrrrr (você confere clicando aqui). Essa data pra lá de inusitada deixou a gente com a pulga atrás da orelha, então vamos dar uma pesquisada a respeito…

Eis o que descobrimos:

blog-2

Toda essa farra começou numa brincadeira de dois amigos norte-americanos, John Baur e Mark Summers, há mais de 20 anos. Em junho de 1995, os dois jogavam raquetebol quando começaram a “elogiar” um ao outro com certos nomes impublicáveis. Aos poucos, o vocabulário de palavrões da dupla foi se esgotando, enquanto o jogo seguia quente. Em uma raquetada sagaz, um deles ficou sem tempo de pensar num palavrão e soltou um sonoro “Arrr!”. Sem perceberem, já estavam se xingando em piratês!

Terminado o jogo, os camaradas começaram a praticar sua recém-criada língua e aproveitaram o embalo pra criar uma data especial para que todos entrassem na pilha. A escolha mais óbvia seria a da própria criação do linguajar, porém, no dia 6 de junho é comemorado o aniversário do “Dia D” da Segunda Guerra Mundial. Sem problemas! Os dois resolveram mudar para dia 19 de setembro, aniversário da ex-esposa de um deles. Espirituosos, não?

Capitão Jack

Nos primeiros sete anos, apenas os dois comparsas e alguns amigos comemoravam o dia. Mas, em 2002, resolveram dar um gás nas celebrações e mandaram um e-mail para Dave Barry, famoso colunista de humor, contando sobre a ideia que tiveram. Para a surpresa dos marujos, Barry adorou a história!

A partir daquele ano, a ideia do Dia Internacional de Falar como um Pirata cresceu e ganhou o mundo. Inclusive, há tempos o Facebook entrou na onda e oferece a opção de “inglês pirata” entre os idiomas disponíveis… Aye aye, hoy! E uma garrafa de rum!

Capitão Gancho

Fonte: Mundo Estranho


Tags

brincadeira, dia de falar como pirata, Dia de Falar Como Um Pirata, humor, idioma, inglês pirata, língua, mar, pirata, pirate